Qual a melhor defensa para barco? Confira as dicas para cada caso
Tipos e tamanhos ideais de defensas para cada embarcação costumam ter suas variações; entenda
Seja para atracar ou proteger a embarcação, as defensas são bem mais do que simples pedaços de borracha. Verdadeiras amigas do casco, sua missão é evitar qualquer choque contra o píer e ajudar na hora das manobras. Mas afinal, como saber qual a melhor defensa para cada barco?
Remédios e dicas de exercícios para prevenir enjoos no mar
Quer andar de jet? Confira 6 dicas essenciais para começar
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Primeiramente, é importante ter sempre a bordo pelo menos três unidades: uma para a proa, outra para a parte mais larga do casco e a terceira para a popa. Os tipos e tamanhos ideais de defensas para cada barco variam, mas existem as mais usuais.
Sendo assim, confira abaixo as dicas da NÁUTICA para quem procura escolher a melhor defensa para o seu barco!
Qual defensa usar no barco?
Embarcações pequenas
Com extremidades mais flexíveis que se adapta melhor aos cascos arredondados, esta é uma defensa leve e econômica, ideal para pequenas lanchas e veleiros — como esse da imagem. Vale ressaltar que algumas já vem infladas, enquanto outras possuem sistema de válvulas.
Embarcações robustas
Esta tem o material mais forte e aguenta maiores “apertões” e, por isso, é a defensa mais usada e tradicional no mercado náutico, pois é uma defensa que serve para todos os tipos de barcos. Tem 10 tamanhos diferentes, com a maior chegando a quase dois metros de altura.
Embarcações de serviço
Eficientes na atracação do barco — embora deixem os cascos mais distantes uns dos outros — , defensas em forma de bola servem mais para embarcações com a borda irregular, como os de pesca ou trawlers.
Diferentes locais
Usada como defensa comum, a defensa bumerangue possui mais de uma utilidade, e leva vantagem na hora de atracar em uma coluna por ser mais larga, por exemplo. Também pode proteger a popa de veleiros, quando usada em par ou até mesmo a borda de um barco em um píer mais baixo.
Como usar a defensa no barco?
Não basta apenas apontar as defensas ideais para cada embarcação, pois mais importante do que saber qual, é saber como utilizá-la da maneira correta. Sendo assim, confira cinco dicas de como usar este item!
-
- Para amarrar a defensa no barco, escolha um ponto o mais perto possível do casco. Assim, evita-se que o cabo fique com folga e o item fique balançando feito o pêndulo de um relógio.
- Nunca deixe a defensa boiando na água e nem navegue com ela para fora do veleiro, afinal, isso compromete a durabilidade da defensa no barco. Lembre-se: embora pareça, esse item não é uma boia.
- Como já mencionado, use pelo menos três defensas: uma na proa, uma na parte mais larga do casco e outra na popa. Mas, na verdade, quanto mais melhor. Não há limites para defensas em um barco.
- Depois de amarrar o barco, desembarque e tente movimentá-lo, para saber se ele tem defensas suficientes para se mover sem bater. Por mais certeza que tenha, sempre vale fazer o teste.
- Na atracação barco a barco, a regra é usar o máximo possível de defensas, já que o atrito entre os cascos, neste caso, é constante e intenso. E você ainda corre o risco de danificar também outros barcos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
De acordo com os cientistas, artefato encontrado na Alemanha é datado da Idade do Gelo, há mais de 15 mil anos
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro