A âncora agarrou no fundo e não sobe de jeito nenhum? Saiba o que fazer
Equipe de NÁUTICA separou uma dica essencial para te ajudar a resolver esse problema


O que você faria se sua âncora ficasse presa no fundo? Imagine que você goste de mergulhar, o dia está belíssimo, o mar calmo e a água com ótima visibilidade. Você, então, resolve sair com amigos para um mergulho, escolhe uma enseada bem tranquila, com fundo de pedras e muitos peixes, joga a âncora e todos vão para água.
Barco com banheira de hidromassagem é nova forma de curtir o inverno avassalador de Chicago
Empresa da Irlanda do Norte cria barco com convés feito de painéis solares
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Tempos depois, retornam a bordo, tiram as roupas de mergulho e você retoma sua posição ao timão, pronto para voltar para casa. Liga o motor, enquanto outra pessoa vai recolher o cabo da âncora. Mas, ela recusa-se a subir… você vai ajudar, tenta, tenta e não consegue.
Aparentemente, a âncora agarrou em algo e está presa lá fundo, sem dar o menor sinal de que irá se soltar facilmente. E agora?
O que fazer caso a âncora fique presa?
a) Girar o barco 180 graus e tentar puxar a âncora pelo outro lado;
b) Passar uma manilha no cabo da âncora e mandá-la para o fundo, presa em outro cabo;
c) Amarrar o cabo da âncora no cunho de proa e dar marcha a ré no motor, para ver se ela solta.
E a alternativa certa é…
Prender o cabo no cunho e forçá-lo com o motor a ré poderá entortar a âncora, arrebentar o cabo ou arrancar o cunho do casco. Já girar o barco 180 graus e dar trancos na amarra com as mãos só trará resultados se a âncora não estiver muito presa no fundo.
Por isso, a melhor opção é mesmo passar uma manilha bem grande (uma peça em forma de U) em torno do cabo da âncora e presa a um outro cabo — portanto, alternativa B.
Assim, a manilha descerá até as pás da âncora, criando um novo ponto para puxá-la usando o segundo cabo. Isto deve funcionar. Se não, aproveite que seu equipamento de mergulho está a bordo e vá até o fundo entender por quê a âncora insiste em ficar presa.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Jornalista Carlos Nascimento, que faz passeios de barco na região, explica como problema afeta navegação no interior de SP
Equipamento estará de "cara nova" na Marina da Glória. Evento acontece de 26 de abril a 4 de maio
Pesquisa mostra que 75% dos navios pesqueiros industriais do mundo estão ocultos a olho nu. Entenda os impactos
Estaleiro promete novidades na disposição interna de lanchas. Evento será 26/04 a 04/05
Ao todo, serão 6 produtos com tecnologia antifungo e resistentes ao sol apresentados pela Agroquímica. Salão acontece de 26/04 a 04/05