Em parceria com a alemã Tyde, BMW lança barco elétrico com vista panorâmica

Embarcação fez sua estreia durante o 76º Festival Internacional de Cinema de Cannes, no porto da cidade francesa

11/10/2023
Foto: Instagram @tyde.one / Divulgação

Que a BMW é uma das pioneiras no ramo de veículos de luxo não há dúvidas, afinal, trata-se de uma marca centenária, fundada ainda em 1916. Mas e se a empresa alemã resolvesse se aventurar no universo náutico, será que obteria o mesmo sucesso? O novo The Icon, lancha elétrica em parceria da BMW com a fabricante de iates Tyde, será a chance de descobrir.

Lançada mundialmente durante o 76º Festival Internacional de Cinema de Cannes, nas águas do porto da cidade francesa, a embarcação é apresentada pela também alemã Tyde como “uma nova era na mobilidade sustentável na água.”

Foto: Tyde / Divulgação

A parceria entre BMW e Tyde resultou em uma lancha elétrica que chega, segundo as marcas, para revolucionar o mundo do lazer de luxo, através do uso da tecnologia. Um dos grandes destaques do The Icon é o seu design futurístico, que proporciona visão panorâmica para o mar através de grandes janelas em formato triangular, pensadas pela BMW Designworks.

Foto: Instagram @tyde.one / Divulgação

A embarcação de 13,15 metros tem capacidade para até oito passageiros, é movida através de dois motores elétricos de 100 kw (134 cavalos) e seis baterias, que fornecem capacidade total de 240 quilowatts-hora ao barco.

The Icon teve seu lançamento durante o 76º Festival Internacional de Cinema de Cannes. Foto: Tyde / Divulgação

De acordo com a BMW, essas especificações fazem com que a lancha reduza seus requisitos de energia em até 80%. O The Icon pode navegar a 24 nós (45 km/h) e tem velocidade máxima de 30 nós (56 km/h). O alcance máximo entre recargas — que levam pouco mais de 5 horas — é de 50 milhas náuticas (93 quilômetros).

Foto: Instagram @tyde.one / Divulgação

Na parte traseira das grandes portas de vidro do barco está o acesso a uma área de estar, em que os passageiros podem aproveitar de assentos giratórios de 360 ​​graus, visando um melhor aproveitamento da  visão panorâmica da lancha. Um sistema de infoentretenimento baseado em tablet permite que eles controlem o entretenimento a bordo.


Também com acesso através da parte de trás do barco está o espaço de controle da embarcação, feito por uma tela sensível ao toque de 32 polegadas com resolução de 6K, que permite a visualização de informações e interação digital.

Foto: Instagram @tyde.one / Divulgação

O painel tecnológico possui um sistema de controle de voz, que consegue recuperar informações, ajustar configurações e ativar recursos sem esforço. Atualizações meteorológicas, detalhes da navegação, personalização de controles climáticos, ajustes de iluminação e preferências de áudio são alguns dos comandos feitos através da tela.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Megaiate apreendido vira "batata-quente" para os Estados Unidos; entenda o caso

    Governo norte-americano quer vender embarcação e alega não ter condições de pagar manutenção

    Reveladas imagens inéditas de navio que afundou com seu capitão há 84 anos

    O graneleiro Arlington foi encontrado nos EUA e traz, além de imagens, a história do capitão que não quis se salvar

    Novo estudo mostra que baleia-azul está acasalando com baleias-comuns mais do que deveria; entenda

    Número até então desconhecido de animais com DNA híbrido colocou pesquisadores em alerta

    Conheça o Volitan, barco voador que está próximo de se tornar realidade na Amazônia

    Criado pela startup AeroRiver, embarcação deve chegar para o transporte de cargas e pessoas na região em 2026

    Conheça a história do "Titanic dos Alpes", navio a vapor que será resgatado 90 anos após naufragar

    Embarcação foi afundada propositalmente em 1933, no Lago Constança, na Europa