Em parceria com a alemã Tyde, BMW lança barco elétrico com vista panorâmica
Embarcação fez sua estreia durante o 76º Festival Internacional de Cinema de Cannes, no porto da cidade francesa
Que a BMW é uma das pioneiras no ramo de veículos de luxo não há dúvidas, afinal, trata-se de uma marca centenária, fundada ainda em 1916. Mas e se a empresa alemã resolvesse se aventurar no universo náutico, será que obteria o mesmo sucesso? O novo The Icon, lancha elétrica em parceria da BMW com a fabricante de iates Tyde, será a chance de descobrir.
Sucesso de público, 2ª edição do NÁUTICA Talks reuniu grandes nomes do mundo náutico
Carro inspirado em barco do século passado é um dos mais caros da história da Rolls-Royce
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Lançada mundialmente durante o 76º Festival Internacional de Cinema de Cannes, nas águas do porto da cidade francesa, a embarcação é apresentada pela também alemã Tyde como “uma nova era na mobilidade sustentável na água.”
A parceria entre BMW e Tyde resultou em uma lancha elétrica que chega, segundo as marcas, para revolucionar o mundo do lazer de luxo, através do uso da tecnologia. Um dos grandes destaques do The Icon é o seu design futurístico, que proporciona visão panorâmica para o mar através de grandes janelas em formato triangular, pensadas pela BMW Designworks.
A embarcação de 13,15 metros tem capacidade para até oito passageiros, é movida através de dois motores elétricos de 100 kw (134 cavalos) e seis baterias, que fornecem capacidade total de 240 quilowatts-hora ao barco.
De acordo com a BMW, essas especificações fazem com que a lancha reduza seus requisitos de energia em até 80%. O The Icon pode navegar a 24 nós (45 km/h) e tem velocidade máxima de 30 nós (56 km/h). O alcance máximo entre recargas — que levam pouco mais de 5 horas — é de 50 milhas náuticas (93 quilômetros).
Na parte traseira das grandes portas de vidro do barco está o acesso a uma área de estar, em que os passageiros podem aproveitar de assentos giratórios de 360 graus, visando um melhor aproveitamento da visão panorâmica da lancha. Um sistema de infoentretenimento baseado em tablet permite que eles controlem o entretenimento a bordo.
Também com acesso através da parte de trás do barco está o espaço de controle da embarcação, feito por uma tela sensível ao toque de 32 polegadas com resolução de 6K, que permite a visualização de informações e interação digital.
O painel tecnológico possui um sistema de controle de voz, que consegue recuperar informações, ajustar configurações e ativar recursos sem esforço. Atualizações meteorológicas, detalhes da navegação, personalização de controles climáticos, ajustes de iluminação e preferências de áudio são alguns dos comandos feitos através da tela.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em palestra no 9º Congresso Náutica, Isabella Pozzeti disse que 8 projetos pilotos de infraestrutura estão sendo implantados
Com ajuda de detectores de metal, dois homens encontraram 36 moedas cunhadas na Inglaterra e na Irlanda
Grandes barcos do estaleiro catarinense atracarão nas águas da Bahia marina, de 6 a 10 de novembro
Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações
A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica