Pensado por Luiz de Basto, conceito de megaiate tem estrutura de vidro “flutuante”
Designer criou o chamado Projeto MED para celebrar de forma futurística o estilo de vida mediterrâneo
As inovações na indústria dos iates de luxo estão sempre surpreendendo os aficionados por esse universo, que procuram, cada vez mais, por embarcações futurísticas e supermodernas. Sabendo disso, o designer Luiz de Basto, fundador da De Basto Designs, criou um conceito de megaiate com essas características, chamado Projeto MED.
Navio histórico italiano passará por Fortaleza e Rio de Janeiro; confira os detalhes
Conheça a mini cidade submersa, abandonada por 40 anos no mar da França
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Criado para celebrar o estilo de vida mediterrâneo, o Projeto MED é um megaiate de 92 metros. Sua estrutura de vidro reflexivo faz com que a embarcação pareça flutuar acima do casco. Para remeter o iate às costas mediterrânicas, Basto traçou linhas exteriores sinuosas e suaves, além de espaços abertos com ligação profunda com o mar.
A superestrutura de vidro — um dos grandes diferenciais do barco — foi pensada pela Lateral Naval Architects, que trabalhou em parceria com a De Basto Designs no projeto criando um sistema de treliça estrutural com apenas quatro suportes, que mantêm a estrutura “suspensa”, dando a ilusão de que ela flutua sobre o casco.
Uma vez conectada em pontos mínimos, a estrutura permite que o convés principal do Projeto MED tenha um espaço amplo para ser aproveitado. No caso, a área ganhou um espaço multifuncional ao ar livre, repleto de mesas, cadeiras, sofás, plantas… em que os hóspedes podem se reunir para refeições ou apenas para desfrutar da paisagem.
Não apenas super futurística, a estrutura de vidro fornece sombra aos passageiros, enquanto, sutilmente, esconde as janelas e aberturas do casco, além de um bônus: reflete o ambiente ao seu redor.
Queria tirar do perfil tudo o que fosse supérfluo, deixando apenas a quantidade certa de elementos para transmitir o conceito. O volume da superestrutura voadora toca delicadamente o casco, dissolvendo o convés principal em um espaço vazio e deixando o convés aberto – Luiz de Basto, Yacht Designer
O megaiate não impressiona só por fora. No interior, os passageiros contam com espaços generosos, ambientes privados e acomodações para até 14 pessoas em sete cabines, sendo que a suíte master do proprietário fica no convés superior. Os hóspedes, por sua vez, têm quatro suítes e duas cabines VIP para escolher.
Claro que, em uma embarcação como essa, não poderiam faltar comodidades de luxo. O Projeto MED, então, conta com uma enorme piscina na popa, academia, heliporto e uma infinidade de espaços para, apenas… relaxar.
Falando de potência, os projetistas imaginaram um sistema híbrido diesel-elétrico, que daria ao barco velocidade máxima de cerca de 16,5 nós (14 de cruzeiro). A embarcação futurística inspirada no Mediterrâneo pode até não ser transformada num iate real, mas com certeza vai inspirar modelos para o futuro das embarcações de luxo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes