Pensado por Luiz de Basto, conceito de megaiate tem estrutura de vidro “flutuante”

Designer criou o chamado Projeto MED para celebrar de forma futurística o estilo de vida mediterrâneo

05/10/2023
Fotos: De Basto Designs / Divulgação

As inovações na indústria dos iates de luxo estão sempre surpreendendo os aficionados por esse universo, que procuram, cada vez mais, por embarcações futurísticas e supermodernas. Sabendo disso, o designer Luiz de Basto, fundador da De Basto Designs, criou um conceito de megaiate com essas características, chamado Projeto MED.

Criado para celebrar o estilo de vida mediterrâneo, o Projeto MED é um megaiate de 92 metros. Sua estrutura de vidro reflexivo faz com que a embarcação pareça flutuar acima do casco. Para remeter o iate às costas mediterrânicas, Basto traçou linhas exteriores sinuosas e suaves, além de espaços abertos com ligação profunda com o mar.

A superestrutura de vidro — um dos grandes diferenciais do barco — foi pensada pela Lateral Naval Architects, que trabalhou em parceria com a De Basto Designs no projeto criando um sistema de treliça estrutural com apenas quatro suportes, que mantêm a estrutura “suspensa”, dando a ilusão de que ela flutua sobre o casco.

Uma vez conectada em pontos mínimos, a estrutura permite que o convés principal do Projeto MED tenha um espaço amplo para ser aproveitado. No caso, a área ganhou um espaço multifuncional ao ar livre, repleto de mesas, cadeiras, sofás, plantas… em que os hóspedes podem se reunir para refeições ou apenas para desfrutar da paisagem.

Não apenas super futurística, a estrutura de vidro fornece sombra aos passageiros, enquanto, sutilmente, esconde as janelas e aberturas do casco, além de um bônus: reflete o ambiente ao seu redor.

Queria tirar do perfil tudo o que fosse supérfluo, deixando apenas a quantidade certa de elementos para transmitir o conceito. O volume da superestrutura voadora toca delicadamente o casco, dissolvendo o convés principal em um espaço vazio e deixando o convés aberto – Luiz de Basto, Yacht Designer 

O megaiate não impressiona só por fora. No interior, os passageiros contam com espaços generosos, ambientes privados e acomodações para até 14 pessoas em sete cabines, sendo que a suíte master do proprietário fica no convés superior. Os hóspedes, por sua vez, têm quatro suítes e duas cabines VIP para escolher.


Claro que, em uma embarcação como essa, não poderiam faltar comodidades de luxo. O Projeto MED, então, conta com uma enorme piscina na popa, academia, heliporto e uma infinidade de espaços para, apenas… relaxar.

Falando de potência, os projetistas imaginaram um sistema híbrido diesel-elétrico, que daria ao barco velocidade máxima de cerca de 16,5 nós (14 de cruzeiro). A embarcação futurística inspirada no Mediterrâneo pode até não ser transformada num iate real, mas com certeza vai inspirar modelos para o futuro das embarcações de luxo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória