Gabriela Vassel e Erik Scheidt lideram 47º Campeonato Brasileiro de Optimist em Ilhabela
Nesta quarta-feira (9) teve início em Ilhabela a Copa Brasil de Estreantes, evento paralelo ao 47º Brasileiro de Optimist, aberto a velejadores de sete a 15 anos que nunca tenham participado de uma competição oficial. Erik Scheidt, filho de Robert Scheidt, venceu a primeira regata e lidera a competição com folga, com nove pontos de diferença para Valentina Frediani, segunda colocada. Os dois representam a Flotilha Borrachudo, da Escola de Vela Lars Grael. Participam deste evento 75 atletas. Dentre os veteranos, a líder é Gabriela Vessel, também da Flotilha Borrachudo. Ela venceu duas das quatro regatas disputadas até o momento, entre os 134 inscritos
O dia foi marcado por ventos fracos, que começaram soprando da direção sul, permitindo a realização de apenas uma regata da flotilha amarela dos veteranos. Quando o vento mudou para a direção leste, os mais de 200 velejadores seguiram para a Ponta das Canas, onde foram disputadas as duas regatas da flotilha azul dos veteranos, as duas da flotilha dos estreantes e a segunda do dia da flotilha amarela.
LEIA TAMBÉM
>>Palm Beach Motor Yachts apresentará versão aberta do GT50 em Miami
>>Confira oito modelos de superiates que trazem cinema a bordo
>>Cabanga terá três representantes na Copa Brasil de Estreantes
“O dia foi muito bom, pois consegui ganhar a primeira regata do dia, mas fui meio mal na segunda. Gosto mais de velejar com vento médio. Minha família mudou pra Ilhabela há dois meses e foi bom, por que aqui treinamos cinco dias na semana, diferente de São Paulo, onde treinava apenas de final de semana. Este é meu quarto Brasileiro e acho que está mais fácil, pois as pessoas que eram incrivelmente boas saíram da classe no ano passado, quando atingiram o limite de idade”, disse Gabriela, de 13 anos.
As mulheres ainda são minoria no Brasileiro – são 38 entre os Veteranos e 31 entre os Estreantes – mas mostram sua força tanto velejando, quanto treinando os velejadores. Ana Caroline da Silva é técnica da Associação Náutica de Itajaí (ANI) e o fato de ser quase sempre a única mulher nos eventos nunca a incomodou. “Quando eu comecei a velejar, em 2012, eu era a única menina da equipe. Querendo ou não acabei me acostumando com esse cenário. Quando resolvi virar treinadora, o fato de eu ser mulher não foi um empecilho. O que sinto é que, quando as meninas entram na escolinha de vela, elas são mais receosas do que os meninos, tem um pouquinho mais de medo do vento, do barco, mas quando pegam o jeito, são mais concentradas”, disse ela, que aos 19 anos está à frente de um time com duas meninas e um menino aqui em Ilhabela.
Resultados provisórios:
Veteranos:
1. Gabriela Vassel, 19, Ilhabela, pontos perdidos
2. Nicolas Halle, CHI, 20 pp
3. Pedro Cardoso, ICES, 20 pp
4. Gustavo Glimm, VDS, 21 pp
5. Miguel Machado, ICES, 25 pp
Estreantes:
1. Erik Scheidt, Ilhabela, 4 pp
2. Valentina Frediani, Ilhabela, 13 pp
3. Milena Araujo, CICP, 13 pp
4. Eduardo Almeida, ICRJ, 14 pp
5. Lucas Santana, CICP, 14 pp
A programação do 47º Brasileiro de Optimist é intensa, com as regatas dos Veteranos que seguem até o dia 15, sempre a partir das 13h. Para os estreantes, aqueles que nunca disputaram um campeonato oficial, está sendo disputada a Copa Brasil de Estreantes, até o dia 11, com premiação na Escola de Vela Lars Grael no dia 11. Também no mesmo dia haverá a disputa do Campeonato Brasileiro por Equipes, uma competição eliminatória entre estados. O Brasileiro é classificatório para o Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril. As regatas podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal Vela Viva no Youtube, Facebook e Whatsapp pelo número (11) 94158-2468. Os resultados podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS).
PROGRAMAÇÃO:
10/01
13h: Regatas Copa Brasil de Estreantes
13h: Regatas Brasileiro de Optimist
11/01
10h: Campeonato Brasileiro por Equipes
13h: Regatas Copa Brasil de Estreantes
19h: Premiação do Brasileiro por Equipes e da Copa Brasil de Estreantes
12/01
Dia livre
13/01
13h: Regatas Brasileiro de Optimist
14/01
13h: Regatas Brasileiro de Optimist
15/01
13h: Regatas Brasileiro de Optimist
20h: Cerimônia de encerramento e premiação
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp
Saiba quais barcos pode pilotar o habilitado nas categorias arrais amador, mestre amador, capitão amador e motonauta