Gigantesco! Maior iate de pesca do mundo tem 171 pés e muita sofisticação

Desenhado pela Vripack Yacht Design Studio, embarcação tem previsão de lançamento ainda para 2023

18/10/2023
Foto: Tom van Oossanen/ Royal Huisman/ Reprodução

Projetado pelo estaleiro holandês Royal Husiman, o Projeto 406, também conhecido como o maior iate de pesca do mundo, assusta pelo seu tamanho: 52 metros de comprimento (171 pés). Ele foi criado para combinar as características de uma embarcação de luxo com as de um barco de pesca esportiva.

Desenhado pela Vripack Yacht Design Studio, a embarcação surpreende já na popa — é nessa região que se distribui uma enorme quantidade de varas de pescar. Além disso, seu cockpit traseiro fica próximo da água, enquanto sua torre alta oferece vista privilegiada do mar — perfeita para avistar cardumes de peixes.

Foto: Tom van Oossanen/ Royal Huisman/ Reprodução

Chamado de Projeto 406 enquanto ainda não é lançado, o barco foi projetado para ser entregue até o final de 2023. Além disso, segundo o estaleiro, será o maior e mais luxuoso iate de pesca do mundo.

 

Construído sob encomenda de um apaixonado por pesca esportiva e que prefere não se identificar — representado pela empresa Aqua Marine Crew Limited, com sede em Malta — a embarcação será capaz de cruzar oceanos em busca dos melhores pontos para pescaria.

Foto: Tom van Oossanen/ Royal Huisman/ Reprodução

O objetivo do maior iate de pesca do mundo é navegar por longas distâncias, conciliando recreação, acomodações de luxo e pescaria em alto mar, sem ter de recorrer a intermediários. O barco conta com casco e superestrutura de alumínio, além da projeção para chegar a 499 toneladas brutas.

O comandante e sua tripulação poderão chegar a áreas remotas por conta própria — Bart Bouwhuis, diretor criativo da Vripack

Equipado com motores diesel-elétricos, o Projeto 406 poderá alcançar 30 nós de velocidade final, com estimados 21 nós na velocidade de cruzeiro. Seu design harmoniza uma proa longa com amuradas altas a um cockpit de popa baixo e aberto, reservado às brigas com os peixões.

 

Por sua vez, a torre alta — com nada menos que seis deques — oferece vistas deslumbrantes do mar, com um ângulo descendente na água, o que é essencial para esse tipo de pesca.

Grande por fora e por dentro

O interior do iate oferece todas as comodidades e luxos que se espera de um barco de alto padrão. Elegante e moderna, a decoração terá acabamentos em madeira clara e tons neutros. Haverá acomodações para até 10 hóspedes em cinco cabines, incluindo uma suíte máster com vista para o mar.

 

Mas é nas áreas que combinam lazer e pesca que ele se destaca. O maior iate de pesca do mundo apresenta um convés com espaço suficiente para os pescadores se movimentarem confortavelmente durante a pesca, além de estabilizadores e um conjunto de equipamentos de pesca de alta tecnologia.

Foto: Tom van Oossanen/ Royal Huisman/ Reprodução

Esses equipamentos incluem sonares, radares, GPS e outros dispositivos eletrônicos que ajudam a localizar os peixes no oceano — além de um sistema de armazenamento adequado.

 

Terá também plataforma de popa retrátil, garagem para um bote de apoio, cadeiras/arnês e uma ampla gama de tralhas de pesca. Sem contar uma capacidade de “rápido à ré”, para minimizar os problemas dos peixes que passam por baixo do casco.

Novidades a bordo

Entre outras inovações, o iate contará ainda com iluminação a laser para iluminar a área externa. Em vez de usar luzes convencionais, o laser produzirá um efeito mais nítido e brilhante, com cores vivas e intensas. Além disso, é mais eficiente em termos de energia; ou seja, consome menos que as luzes convencionais.

 

Por sua vez, a torre de observação, depois de atuar como tuna tower nas atividades de pesca durante o dia, transforma-se em área de jantar e em um Sky Lounge durante a noite, oferecendo uma atmosfera relaxante com vistas da lua e do céu estrelado.

Foto: Tom van Oossanen/ Royal Huisman/ Reprodução

Até pouco tempo atrás, a construção de um iate de pesca esportiva para puxar peixes de bico gigantes era inimaginável, envolvendo desafios significativos no projeto. Mas a cada ano que passa os pescadores, ansiosos por viagens por conta própria para áreas remotas, esticavam a corda.

 

Assim, se tornou realidade a construção de um superyacht sportfish como este 171 pés. Por enquanto, o dono do título de “maior iate de pesca esportiva do mundo” pertence ao Projeto 406 — ou ao nome que terá quando lançado.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina