Governo de São Paulo anuncia redução de mais de 60% no ICMS do setor náutico no estado
Uma boa notícia animou a cadeia de turismo paulista, na última semana. O motivo foi o anúncio de redução da carga tributária dos setores produtivos, inclusive da indústria náutica do estado, por dois anos.
Rio Boat Show 2023 é lançado, com grande sucesso, em evento na cidade maravilhosa
“Melhor do ano”: estreia de série sobre travessia do Atlântico recebe elogios
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Com a apoio da Secretaria de Turismo e Viagens, o governo de São Paulo assinou onze decretos que revertem os efeitos do ajuste fiscal de 2020, reduzindo a carga tributária de diversos setores da economia. A medida vale até o final de 2024.


Para o turismo náutico, um dos impactos é a redução do ICMS de 18% para 7% para empresas fabricantes e fornecedoras de serviços para embarcações. Isso inclui indústria, comércio e revenda náutica, além de acessórios de esporte e recreio. O percentual representa uma queda de 61% nos gastos do setor com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Em prol da indústria de São Paulo, a decisão que reduz a alíquota foi firmada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Estiveram presentes o governador Tarcísio de Freitas, secretários de Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari, deputados federais e representantes da indústria.
A redução da carga tributária é uma alavanca de desenvolvimento e deve gerar mais empregos e distribuir renda. Para Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, 2023 será um grande ano para o turismo.
“Nosso desafio é grande, mas temos a tranquilidade de não precisarmos convencer nosso governador Tarcísio a respeito do turismo na perspectiva da pauta econômica, porque ele já tem o seu convencimento. O turismo foi amplamente defendido por ele ao longo da campanha, que vê no setor uma poderosa alavanca econômica e social. Ele assumiu compromissos com o setor e, com tudo isso, nós estamos bastante motivados. Será um grande ano para São Paulo”, declarou Lucena.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca apresenta diferentes versões de jets com modelos já conhecidos pelos consumidores
Modelo é destaque da empresa no São Paulo Boat Show 2026 junto à Kamell, representante da marca no país. Opções de diferentes potências estão disponíveis
Modelo de 23 pés tem casco de fibra, acabamento em madeira e motorização V8 de 350 hp; estaleiro também levou ao salão a Whitehall e peças que resgatam suas origens
Produção limitada terá 1.991 unidades em referência ao último título mundial do piloto, com cerca de metade destinada ao Brasil
Espaço é o ponto de encontro de personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 29 de setembro no São Paulo Expo




