Tesouro arqueológico: gravuras de faraós são encontradas no Rio Nilo

11/08/2024

Muito do que um dia já foi o mundo, mesmo que milhares de anos atrás, segue na Terra até os dias atuais — basta um olhar mais calibrado para encontrar tais vestígios. Às vezes, contudo, é necessário, literalmente, mergulhar no assunto, como fizeram os arqueólogos franco-egípcios que encontraram, submersas no Nilo, gravuras de faraós que ultrapassam os 1,3 mil anos antes de Cristo.

Esses verdadeiros tesouros arqueológicos foram encontrados acompanhados de inscrições hieroglíficas que, segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, estão bem preservadas — embora detalhes específicos das inscrições ainda não tenham sido revelados.

Foto: Ministry of Tourism and Antiquities / Divulgação

Amenhotep III (1390-1352 a.C.), Tutmés IV (1400-1390 a.C.), Psamtik II (595-589 a.C.) e Apries (589-570 a.C.), governantes das dinastias dos séculos 18 e 26, estão representados sob uma área ao sul de Aswan, inundada para a construção de uma represa entre 1960 e 1970.


Antes da inundação, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) se esforçou para registrar e mover o máximo possível dos restos arqueológicos da região. Contudo, muitos artefatos não puderam ser realocados a tempo e foram submersos pela construção.

Foto: Ministry of Tourism and Antiquities / Divulgação

Agora, a ideia é registrar os achados de forma detalhada, a partir de técnicas de foto, vídeo e fotogrametria — inclusive para a criação de modelos em 3D — em um projeto que conta com o apoio da universidade francesa Paul-Valéry-Montpellier.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!