Fotógrafo registra grupo de toninhas no mar de São Sebastião; assista

Essa é uma das menores espécies de golfinho do mundo; registro foi feito durante busca de tubarão-baleia

12/03/2025
Foto: Frank Santos / Reprodução

Ao saírem em busca de um tubarão-baleia fêmea (rhincodon typus) avistado no início do mês, em Ilhabela, as equipes dos projetos Baleia à Vista e Toninhas de Ilhabela encontraram, na verdade, outros animais fascinantes do mar: as toninhas (Pontoporia blainvillei).

Ao todo, três grupos desses golfinhos (cerca de nove indivíduos), considerados um dos menores do mundo, foram avistados em Toque Toque, já nas águas de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O belo registro ficou por conta de Frank Santos, fotógrafo famoso por suas fotos impressionantes da vida marinha.

 


O vídeo fica ainda mais especial quando se leva em conta que esses cetáceos estão ameaçados de extinção, principalmente por viverem muito próximos da costa — logo, próximos das atividades humanas.

É uma espécie única e endêmica da costa sudeste do Brasil, Uruguai e Argentina, pois só existem aqui– Júlio Cardoso, fotógrafo e pesquisador do Baleia à Vista

Tubarão-baleia nadou ao lado de mergulhador no início do mês

O encontro com as toninhas se deu a partir da busca de um tubarão-baleia fêmea, avistado no início do mês — e que não foi encontrado novamente. O animal marcou outro registro impressionante, desta vez, de Marcos Cará, quando nadou ao lado do mergulhador Thiago Veras, também do Projeto Baleia à vista.

 


Segundo Cardoso, o tubarão-baleia foi visto no lado sul do arquipélago, em uma região conhecida como ponto fixo 2. A fêmea tem entre 9 e 10 metros e cerca de 30 anos — a idade de reprodução da espécie. Ainda segundo o pesquisador, o animal é jovem, já que a espécie chega até os 100 anos de idade.

 

Vale destacar que nadar com cetáceos não é permitido pela legislação brasileira. O tubarão-baleia, por sua vez, é um peixe — na verdade, o maior peixe do mundo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sucesso no RJ, projeto social "Velejando para o Futuro" chega a Brasília em fevereiro

    Iniciativa da CBVela leva crianças e adolescentes de 6 a 18 anos para imersão gratuita na vela, aliada à promoção da saúde física, mental e emocional

    Oito meses depois, praia do RJ ainda tem glitter do último Carnaval na areia

    Estudo aponta a presença desses resíduos como maior em dezembro de 2025 do que no período anterior à festa

    Um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil

    Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina

    Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp

    Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos

    Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

    Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha