Gustavo “Rato” Pacheco conta como é ser um skipper profissional no NÁUTICA Talks

Capitão há 25 anos, navegador compartilhará experiências em palestra no Rio Boat Show 2024

11/04/2024
Foto: Arquivo Pessoal

Mais de 200 mil milhas navegadas, 27 travessias do Atlântico, 25 anos de experiência como um skipper profissional e já velejou com Torben Grael. Este currículo pesado pertence a Gustavo “Rato” Pacheco, que irá palestrar no NÁUTICA Talks, dentro do Rio Boat Show 2024.

Com o tema “Como é ser um skipper profissional”, Gustavo vai contar as vivências que passou ao longo de quase três décadas de ofício. Profissional autônomo contratado para conduzir o barco — principalmente em translados — , um skipper é responsável pela navegação segura de todos os envolvidos.

 

A palestra acontecerá no dia 30 de abril, a partir das 17h na Marina da Glória, como parte da histórica 25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina.

Foto: Arquivo Pessoal

Na profissão de skipper desde 1998, Gustavo “Rato” Pacheco também acumula experiências como velejador. Ele já competiu em jogos Pan-Americanos em parceria com Torben Grael, venceu a Regata Buenos Aires Rio, em 1979, e é o atual recordista da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha — mais conhecida como Refeno — no catamarã Adrenalina Pura.

Foto: Felipe Piana/ Divulgação

Toda experiência na vela — visto que veleja desde os 6 anos — o gabaritou para ser um skipper profissional. Em 1998, Gustavo comandou sua primeira travessia transatlântica, e não parou mais: são 200 mil milhas navegadas desde então — equivalente a quase dez voltas ao mundo!

 

Seus conhecimentos em eletricidade a bordo, mecânica e marinharia o tornam um skipper de mão cheia. E se você está se perguntando o motivo do apelido “Rato”, o próprio Gustavo Pacheco promete contar a história no palco do NÁUTICA Talks.

Foto: Alexandre Dupont/ Divulgação

Realizadas pela Revista Náutica, as palestras do Náutica Talks têm entrada aberta a todos os visitantes do evento náutico mais charmoso da América Latina.

No ciclo de palestras do Rio Boat Show, mais de 40 convidados especiais vão comandar os Talks. Ao longo dos oito dias de programação, visitantes poderão ouvir histórias de gente do mar, ficar por dentro de dicas náuticas e conhecer o que de mais intrigante esse universo tem a oferecer.

 

Você pode receber a programação completa das palestras e outras atrações no site do Rio Boat Show.

Rio Boat Show 2024

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fotógrafo captura cena impressionante de jubarte atravessando raias: “muito emocionado”

    Imagens que encantaram as redes mostram baleia atravessando enorme cardume de espécie ameaçada de extinção

    Cientistas descobrem que baleias beluga podem se comunicar movimentando a cabeça; assista

    Conclusão veio com o estudo de animais em cativeiro; pesquisadores registraram 5 movimentos diferentes

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos