Portos estratégicos do Brasil vão receber investimento de R$ 380 milhões para sistema de tráfego
Tecnologia reforçará a segurança da navegação nos principais portos públicos do país


O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, no último dia 17, que vai destinar R$ 380 milhões para instalar um novo sistema de segurança da navegação nos portos públicos das sete cidades que mais movimentam cargas no país. O investimento faz parte do Sistema Portuário Brasileiro e será usado para implementar o VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), tecnologia que segundo a pasta já é consagrada nos maiores terminais do mundo.
Porto de Los Angeles, nos Estados Unidos, terá seu primeiro rebocador elétrico
Crescimento sustentável: Brasil amplia malha hidroviária economicamente navegável em quase 300 km
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Os portos públicos das sete cidades escolhidas para iniciarem com a tecnologia respondem, juntos, por 56% de toda a movimentação dos portos públicos do Brasil. Na lista de prioridades para receber o VTMIS estão Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itaguaí (RJ), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o sistema deve elevar o padrão de segurança e logística do país.
Nossos portos estão batendo recordes de movimentação e precisamos constantemente modernizá-los e aumentar sua eficiência-afirmou o ministro


No Porto de Santos, o maior da América Latina, o projeto do VTMIS já foi licitado e o resultado deve ser divulgado no início de dezembro. Em Paranaguá, a Autoridade Portuária pretende lançar o edital ainda este ano. O terminal será responsável pelo monitoramento e operação do sistema pelos próximos cinco anos, até que a administração passe para a concessionária vencedora do leilão do canal de acesso, realizado em outubro.
No Rio de Janeiro, a implementação do VTMIS avança como parte da modernização do monitoramento aquaviário. Já no Porto de Rio Grande, está em implantação o VTS, tecnologia semelhante ao VTMIS. O MPor não detalhou em que fase estão as instalações nos portos de Itaguaí, Itaqui e Vila do Conde.


A pasta, por sua vez, informou que os portos de Belém, Santarém e Vila do Conde, no Pará; Salvador e Aratu, na Bahia; São Francisco do Sul, Imbituba e Itajaí, em Santa Catarina; Fortaleza, no Ceará; e Manaus, no Amazonas, estão em etapa de estudos para definir as necessidades técnicas e os investimentos necessários para a implementação do novo sistema.
Segurança ampliada e monitoramento integrado
De acordo com o MPor, o VTMIS integra informações de radares, câmeras e sensores que permitem identificar atividades suspeitas e oferecer uma visão completa da movimentação aquaviária — inclusive à noite, com imagens de visão noturna. Por isso, o sistema é considerado essencial na prevenção de crimes como tráfico de drogas e contrabando.


O VTMIS também faz parte da estratégia nacional de Inteligência Logística Portuária, que já utiliza outras ferramentas como o VTS (Vessel Traffic Services) e o LPS (Local Port Service). Juntos, esses sistemas aproximam o Brasil dos padrões praticados nos maiores portos do mundo, fortalecendo a segurança da navegação, a proteção ambiental e a eficiência logística.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027
O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head
De entradas gratuitas a ingressos com preço social, espaços guardam e compartilham histórias da Força
Embarcação pertence ao bilionário Anthony Hsieh, que percorre o mundo em busca dos maiores marlins-pretos e compartilha jornadas no Instagram
Além da superlotação, agentes notaram consumo de bebida alcoólica e ausência de cuidados básicos de segurança




