Jet utilizado em inspeções navais foi atração da Marinha do Brasil no Boat Show de Foz

Produzido pela Sea-Doo, a embarcação usada para segurança nas águas do estado do Paraná foi exposta no Iate Clube Lago de Itaipu

Por: Redação -
27/11/2023
Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Presente na primeira edição do Foz Internacional Boat Show, realizado no Iate Clube Lago de Itaipu entre os dias 23 a 26 de novembro, a Marinha do Brasil exibiu no evento o jet da Sea-Doo utilizado em inspeções navais.

A moto aquática da BRP (fabricante da Sea-Doo) usada pela Marinha é fruto de uma parceria anunciada em março de 2023, que visa fornecer embarcações para patrulhamento naval no estado do Paraná. Essa iniciativa faz parte do braço de segurança aquaviária inserida no Plano Nacional de Expansão do Turismo Náutico com Motos Aquáticas, liderada pela marca.

Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Para o Sargento Rafael Carvalho, presente no primeiro Boat Show de Foz, a iniciativa permite que os inspetores navais alcancem lugares onde embarcações da Marinha não conseguiam ir anteriormente, por conta da manobrabilidade.

O inspetor naval a bordo dele chega onde outras embarcações nossas não chegavam. (O jet) está aqui pra mostrar que a Marinha está chegando onde precisar– Sargento Rafael Carvalho

Quando o acordo entre Marinha e BRP foi selado, Edesio Raimundo, Capitão dos Portos da Capitania Fluvial do Rio Paraná, mencionou que “os equipamentos farão com que a segurança da navegação seja levada à maior parte do Estado do Paraná, dentro da área de jurisdição de nossa capitania.”

Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Segundo o sargento Rafael Carvalho, o programa Piloto Responsável, da Marinha, foi responsável por habilitar navegadores de grandes embarcações a pilotar os jets e assim, poder monitorar melhor as águas da região. “O pessoal se sentiu mais seguro”, relata o sargento.

 

Outra atração da Marinha no Boat Show de Foz foi a divulgação do aplicativo NavSeg, que “promove a segurança do tráfego da navegação com mais celeridade”, explica o sargento. Segundo ele, a adesão da plataforma vem sendo boa no primeiro momento.

Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Pelo app é possível informar o plano de viagem da embarcação (aviso de saída), sem a necessidade do envio de papéis. Assim, permite o monitoramento da embarcação, facilitando o serviço de resgate, caso seja necessário. O aplicativo ainda fornece diversas outras informações sobre a navegação.

Marinha no Boat Show de Foz

Em seu estande no Foz Internacional Boat Show, estava o jet Sea-Doo GTI SE 170. Com motorização de 130 a 170 hp, a embarcação suporta até 3 pessoas e é utilizado pela Marinha do Brasil para ações na Capitania Fluvial do Rio Paraná.

Foto: Sea-Doo / Divulgação

1º Foz Internacional Boat Show 2023

Mais novo encontro entre nações e barcos, o Foz Internacional Boat Show 2023 movimentou o oeste do Paraná, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, exibindo o potencial de desenvolvimento do turismo náutico sustentável no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

A primeira feira náutica realizada em água doce no Brasil terminou neste domingo (26), após quatro dias de contato do público que ama navegar com estaleiros e outros players do segmento náutico. Primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, o evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar.

 

O Foz Internacional Boat Show teve apoio ainda da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Megaiate apreendido vira "batata-quente" para os Estados Unidos; entenda o caso

    Governo norte-americano quer vender embarcação e alega não ter condições de pagar manutenção

    Reveladas imagens inéditas de navio que afundou com seu capitão há 84 anos

    O graneleiro Arlington foi encontrado nos EUA e traz, além de imagens, a história do capitão que não quis se salvar

    Novo estudo mostra que baleia-azul está acasalando com baleias-comuns mais do que deveria; entenda

    Número até então desconhecido de animais com DNA híbrido colocou pesquisadores em alerta

    Conheça o Volitan, barco voador que está próximo de se tornar realidade na Amazônia

    Criado pela startup AeroRiver, embarcação deve chegar para o transporte de cargas e pessoas na região em 2026

    Conheça a história do "Titanic dos Alpes", navio a vapor que será resgatado 90 anos após naufragar

    Embarcação foi afundada propositalmente em 1933, no Lago Constança, na Europa