“Lago de prata” do Chade: entenda a ciência por trás de fenômeno raro
O lago Iro, em Chade, na África, se transformou em um deslumbrante “lago de prata” em um fenômeno raro, capturado em uma fotografia feita por um astronauta da NASA. Por mais surrealista que pareça, esse fenômeno é descrito como sunglint pela agência espacial e envolve um alinhamento específico que causa essa ilusão de óptica.
Fora do comum: conheça o histórico Parque Nacional de Yellowstone
Não faz sentido: cientistas descobrem rios e lagos “que não deveriam existir”
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A imagem, registrada a bordo da Estação Espacial Internacional, mostra o lago Iro brilhando como um espelho prateado. O fenômeno, que a NASA define como sunglint, ocorre quando a superfície da água reflete a luz solar diretamente para o observador que está no mesmo ângulo que o sol.
O resultado é uma reflexão especular da luz solar na água, semelhante a um espelho– descreve o Observatório Terrestre da NASA


Essas reflexões são comuns em imagens espaciais, mas geralmente aparecem como borrões devido ao movimento das águas. O que torna o registro do lago Iro tão incomum é a superfície da água, que estava quase perfeitamente plana, criando um reflexo pontual e intenso que resultou no apelido “lago de prata”.
Mistérios do lago Iro
Além do espetáculo óptico, a origem do Lago Iro intriga a comunidade científica. Com cerca de 100 km², o lago surge sazonalmente em uma cratera, e a hipótese mais aceita para sua formação é o impacto de um meteorito no planeta.


Uma pesquisa feita pelas universidades de Aix-Marseille, na França, e N’Djamena, no Chade, estudou a relação entre a queda de meteoritos com estruturas de impacto no Chade. O documento foi publicado no Journal of African Earth Sciences, em 2024.
Nesse estudo, os cientistas afirmam que a geologia e geomorfologia do país africano não explicam a formação do lago Iro. Por isso eles defendem que o Iro só pode ser explicado pelo impacto causado por um meteorito. No entanto, essa ainda é apenas uma tese em investigação.
A sazonalidade do Lago Iro é outro ponto de mistério, já que sua profundidade varia ao longo do ano, chegando a ficar quase completamente seco em períodos de seca. Essa natureza cíclica torna a coincidência de um “sunglint perfeito” ainda mais especial.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela




