Ainda não usa LED no seu barco? Veja 7 bons motivos para aderir
Trata-se de uma iluminação mais econômica, segura e personalizável. Confira outras vantagens na lista completa!


Enquanto para alguns as vantagens de usar LED na iluminação do barco são incontestáveis, para outros — seja por preferência estética ou entraves na instalação — esse recuso segue sendo deixado de lado.
Náutica responde: Qual a diferença entre as âncoras Danforth e Bruce?
Pane seca: Marinha dá dicas de como prevenir a falta de combustível a bordo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
De maneira geral, LEDs sempre serão mais indicados para barcos do que lâmpadas incandescentes convencionais — a começar pelo fato de que consomem bem menos energia. Ganham, também, na luminosidade e na sua projeção, que é bem mais concentrada. Logo, iluminam mais.


Confira 7 bons motivos para aderir aos LEDs na iluminação do barco
Consumo de energia muito menor
Em barcos, energia é ouro. LEDs gastam até 80% menos do que lâmpadas halógenas ou incandescentes. Isso preserva as baterias, evita quedas de tensão e dá mais autonomia em ancoragens.
Menos calor
Lâmpadas tradicionais esquentam bastante, o que pode ser desconfortável dentro da cabine e até perigoso em espaços confinados. LEDs quase não aquecem.
Alta durabilidade
Uma lâmpada LED pode durar 25 a 50 vezes mais que uma halógena. Em ambiente náutico — com vibração, umidade, sal e balanço — essa resistência faz toda a diferença.
Segurança a bordo
Por trabalhar em baixa tensão, gerar pouco calor e suportar vibração, o LED reduz riscos de curto-circuito e superaquecimento.
Luz mais eficiente e personalizável
LEDs entregam mais luminosidade com menos energia e ainda permitem cores, intensidades e efeitos, cada vez mais úteis para luz de cortesia, navegação noturna, iluminação subaquática etc.
Menos manutenção
Com maior vida útil e robustez, acaba-se trocando lâmpadas com pouquíssima frequência — algo importante quando elas estão instaladas em locais difíceis no barco.
Melhor para áreas externas
Existem LEDs específicos para ambiente marinho, com proteção IP67 ou IP68, resistentes a água, sal e raios UV.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras
À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais
Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas
Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano
Projeto federal propõe dedução de até US$ 10 mil por ano em juros de financiamento de barcos, seguindo o modelo do setor automotivo




