Vice-Almirante Linhares assume o 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil
Transmissão de cargo ocorreu nesta segunda-feira (15), na sede do distrito, onde Linhares reafirmou seu compromisso com a hidrografia e a expansão marítima do Brasil


A cerimônia de transmissão de cargo do Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil foi realizada nesta segunda-feira (15), na sede do Distrito, na Zona Sul de São Paulo. Na ocasião, o então comandante Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira passou o cargo ao Vice-Almirante Marco Antônio Linhares Soares, que aproveitou para reafirmar seu compromisso com a hidrografia e a expansão marítima do Brasil.
Em terra firme! Tamara Klink completa travessia da Passagem Noroeste e faz história
Há 5 anos, Aleixo Belov cortava o mastro do veleiro Três Marias para inaugurar o Museu do Mar
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Em discurso, o Vice-Almirante Linhares celebrou as etapas de sua carreira e expressou gratidão a diversas pessoas, instituições e embarcações que fizeram parte de sua história.


Ele também afirmou que sua linha de trabalho no comando do 8º Distrito Naval buscará fazer com que os portos de Santos, Paranaguá, Antonina e São Sebastião, hoje estratégicos no país, continuem transbordando eficientemente as riquezas do Brasil, assim como as hidrovias.
Agradeço ao Almirante Trovão toda a fidalguia e profissionalismo nos meus rumos iniciais […] Muito obrigado e viva à Marinha-afirmou em discurso


À Revista Náutica, o Vice-Almirante Linhares relembrou que o 8º Distrito Naval está à frente da maior frota de barcos registrados no país. Também por isso, aproveitou para se colocar como um canal de “portas e escotilhas abertas” às demandas do navegador que usa embarcações de esporte e recreio para descortinar o litoral brasileiro.
Só é verdadeiramente marinheiro quem vai ao mar […] Que a gente possa trabalhar juntos em prol da segurança da navegação-disse Linhares


O evento reuniu ex-comandantes da Marinha, membros do Almirantado, representantes da Sociedade Amigos da Marinha e da Comunidade Marítima, além de autoridades militares e civis. A última troca de comando do 8º Distrito Naval ocorreu em abril de 2024, quando o Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa passou o cargo para o Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.
Vice-Almirante Linhares, novo comandante do 8º Distrito Naval
A trajetória de Marco Antônio Linhares Soares na Marinha do Brasil começou em 1985, aos 15 anos, quando ingressou na Escola Naval, onde se formou em Ciências Navais. Desde então, construiu uma carreira marcada pela atuação direta na área marítima.


Foi Imediato do navio hidroceanográfico Taurus e do navio de apoio oceanográfico Ary Rongel; Comandante do navio balizador Tenente Boanerges e do navio hidroceanográfico Amorim do Valle; além de ter comandado o Grupamento de Navios Hidroceanográficos no Brasil.
Linhares também possui MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou o curso de Política e Estratégia Marítima na Escola de Guerra Naval. Também atuou como Assistente do Conselheiro Militar da Representação do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Washington, D.C., nos Estados Unidos.


Em 2020, foi promovido ao posto de Contra-Almirante, onde exerceu as funções de Subchefe de Assuntos Marítimos do Estado-Maior da Armada e Diretor da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar. Em 2023, alcançou o posto de Vice-Almirante e, agora, assume o comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Espaço ficará na polêmica "marina falsa" do circuito, com direito a culinária francesa e vista privilegiada das curvas 5 e 9
Projetado para se assemelhar a um carro de corrida, o barco foi montado sobre uma estrutura flutuante com motor de jet
Barco de 1969 foi flagrado por Michael Busch sobre uma lagoa congelada em Nova York. Conheça outros modelos de "iceboats"
Modelo de 34 pés estreia nova categoria no portfólio do estaleiro e aposta em sofisticação com DNA esportivo
Espécie costuma formar grandes cardumes e tem como característica sua agressividade territorial




