Mergulhador encontra resquícios de naufrágio de 1,8 mil anos em Israel

Um mergulhador encontrou em um navio naufragado partes da carga rara, que era composta por artefatos feitos de mármore

18/05/2023
Fotos: Israel Antiquities Authority/Divulgação

Quem pratica o mergulho, seja por lazer ou esporte, entende que pode avistar de tudo no fundo do mar. Mas Gideon Harris ficou realmente surpreso enquanto explorava as águas da costa noroeste de Israel. Isso porque, inesperadamente, o mergulhador encontrou um navio naufragado há mais de 1,8 mil anos.

Harris primeiramente se deparou com artefatos de mármore que estavam sendo transportados no navio e, em seguida, notificou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

 

A equipe de especialistas então descobriu que o navio havia naufragado devido a uma tempestade na região de Moshav Beit Yanai, ao norte de Netanya, na época do Império Romano.

Esse navio guardava a carga marítima mais antiga desse gênero, pois nessa época não era comum haver peças para construção feitas de mármore genuíno, como é o caso destes artefatos.


Entre os objetos encontrados estão colunas de padrões vegetais, colunas de mármore e também a parte superior dessas peças. Segundo os especialistas da IAA, essa carga seria destinada para a construção de um edifício público, por exemplo um teatro ou um templo.

Já sabíamos da existência dessa carga naufragada, só que não tínhamos a ideia da localização exata, pois o navio estava coberto de areia, então não podíamos investigá-la – Koby Sharvit, diretor da unidade de arqueologia subaquática da IAA

De acordo com Koby, essa descoberta coloca um fim no debate entre arqueólogos, que há anos discutiam a ideia de os elementos arquitetônicos do período romano serem feitos nas terras de origem ou enviados parcialmente prontos. Pelo que o mergulhador encontrou no navio naufragado, os produtos seriam finalizados por artistas locais.

Para o diretor Koby, esse navio estava vindo do Mar Egeu ou do Mar Negro e teria como destino o sul do Levante, Gaza ou Ashkelon. Como o mergulho de Gideon trouxe novas perspectivas de estudo, ele ganhou um certificado do instituto.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%

    Buscando uma lancha na faixa dos 30 pés? Mestra Boats levará duas ao Boat Show de Foz

    Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

    Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu