Náutica, história e café: museu nos EUA reúne capitães para reviver passado náutico

Bate-papos fazem parte do "Coffe Chats", programação do Finger Lakes Boating Museum, no interior do estado de Nova York

24/01/2025
Passageiros a bordo do Pat II. Foto: Instagram @flbmny/ Reprodução

No interior do estado de Nova York, em Hammondsport, nos Estados Unidos, uma programação especial do museu náutico Finger Lakes Boating Museum promete encantar quem não dispensa uma boa história do universo náutico — especialmente se ela vier acompanhada de um cafézinho. Trata-se do “Coffe Chats”, um bate-papo com capitães sobre o que está por trás da herança marítima da região.

Quem passa por lá entra em uma verdadeira imersão na história náutica local, comandada por voluntários e capitães do Finger Lakes Boating.

 

A ideia é levar ao público palestras descontraídas sobre a expertise dos capitões, banhadas à curiosidades sobre a vida náutica e, claro, sobre a história de barcos clássicos da região.

 

Quem deu o pontapé inicial nos bate-papos foi o capitão Dave Rockwell, que falou sobre seu trabalho a bordo do William Scandling, construído em 1954, em Nova Jersey.

 

A embarcação — rebatizada com esse nome em 2002 — serviu a Marinha dos Estados Unidos de 1954 a 1974, e hoje é um navio de pesquisa, servindo como um laboratório flutuante no Seneca Lake.

William Scandling.
William Scandling. Foto: Hobart and William Smith/ Divulgação

Outro barco que ditou a palestra de Rockwell foi o Pat II. A embarcação funcionou como um barco de turismo nas Thousand Islands, no Canadá, de 1924 a 1956, e teve a mesma função em Skaneateles Lake, já no estado de Nova York, até 1991 — quando ficou fora de serviço até 2014.

 

Naquele ano, o Finger Lakes Boating adquiriu a relíquia e lhe garantiu uma restauração completa, concluída em 2021.

Pat II. Foto: Instagram @flbmny/ Reprodução

Os históricos barcos voltarão a ser tema nas próximas edições do Coffe Chats. No dia 13 de fevereiro, o capitão Rob Whitcomb detalhará a restauração do centenário barco Patt II; enquanto Doug Vittum, um mês depois, falará sobre a Taylor Wine Company (uma vinícola australiana) e a história do transporte de vinho espumante no Lago Keuka.

Pat II. Foto: Instagram @flbmny/ Reprodução

Museu náutico oferece cruzeiros pelo Lago Keuka

A Pat II, embarcação tema das palestras, é também a protagonista dos cruzeiros realizados pelo Finger Lakes Boating Museum no Lago Keuka. No verão do Hemisfério Norte, o barco sai do Depot Park, em Hammondsport, e navega pela região.


O passeio é como uma extensão das palestras — mas sobre as águas. No cruzeiro, os capitães compartilham seu conhecimento sobre a história da navegação no Lago Keuka, com uma pitada de informações sobre a tradição do lago, conhecido no passado como “Lago Torto”, por seu formato de Y.

 

A restauração do Pat II incluiu uma atualização para um motor totalmente elétrico, assim, os passeios são tranquilos, silenciosos e limpos.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Boat Show 2025: calendário traz atrações inéditas e grandes oportunidades para o setor

    Seis eventos percorrerão o país ao longo do ano; organizadora prevê aumento de 10% no número de barcos vendidos em comparação a 2024

    Prefeitura do Rio de Janeiro intensifica "blitz" contra caixas de som nas praias

    Eduardo Paes, prefeito da cidade, viralizou ao conscientizar banhistas que descumpriam a lei; decreto existe desde 2022

    Náutica, história e café: museu nos EUA reúne capitães para reviver passado náutico

    Bate-papos fazem parte do "Coffe Chats", programação do Finger Lakes Boating Museum, no interior do estado de Nova York

    Quer empreender em turismo náutico? Saiba por onde começar!

    As águas do setor são promissoras, mas exigem um bom plano de negócios quando a intenção é aprovetá-las para empreender

    Simulador de barco com IA permite que usuário pilote embarcação em lago de montanha

    Novidade foi apresentada pela Brunswick no Consumer Electronics Show; tecnologia deve ser implementada em 2026