Casa Branca Flutuante: antigo iate presidencial dos Estados Unidos está disponível para aluguel

Embarcação centenária que hospedou oito presidentes dos EUA foi restaurada e se encontra no estado da Flórida

30/07/2024
Foto: Honey Fitz/ Divulgação

Já pensou como seria navegar num iate presidencial dos Estados Unidos, como um verdadeiro presidente da América? Agora, esse sonho pode sair do papel, pois o icônico Honey Fitz — barco que hospedou oito governantes dos EUA — está disponível para aluguel.

Hoje propriedade do Lessing’s Hospitality Group, o lendário iate presidencial de 93 pés (28 metros de comprimento), que já pertenceu a históricos presidentes norte-americanos como John F. Kennedy, Franklin D. Roosevelt e Richard Nixon, atualmente, se encontra no Pelican Club, Jupiter, no estado da Flórida.

Foto: Honey Fitz/ Divulgação

Para viver a experiência de “presidente por um dia”, o Honey Fitz oferece vários pacotes para os hóspedes, que podem realizar casamentos, festas privadas ou eventos corporativos a bordo do iate, além da possibilidade de aproveitá-lo tanto atracado quanto navegando na enseada de Jupiter.

Foto: Honey Fitz/ Divulgação

No momento, o fretamento só está disponível no Pelican Club, que aceita reservas para eventos a partir de outubro. Para mais informações sobre o aluguel do Honey Fitz, basta consultar o site oficial.

Casa Branca Flutuante

Rebatizado por John Kennedy como Honey Fitz — em homenagem ao seu avô materno — , o barco foi vendido pelo governo dos EUA em 1977, após servir oito presidentes em exercício. Entre estágios de reparo e deterioração, o empresário Charles Modica o adquiriu em 2020, determinado a restaurar o iate — dito e feito.

Foto: Honey Fitz/ Divulgação

Após três anos de uma exausta reforma, o antigo iate presidencial dos EUA estava pronto. Ao mesmo tempo em que manteve peças históricas da década de 1930, o lendário iate misturou o luxo incomparável com o charme histórico para navegar nas águas de Palm Beaches.

Foto: Honey Fitz/ Divulgação
Foto: Honey Fitz/ Divulgação

O elegante iate de madeira tem capacidade para acomodar até 35 convidados, possui um salão principal espaçoso, cozinha equipada, cabine luxuosa e um belo terraço. A restauração deixou o icônico iate com sistema de última geração, além dos mais modernos equipamentos de segurança.

Foto: Honey Fitz/ Divulgação

Um pedaço da história americana

Durante o mandato de Joe Biden, o 46º presidente dos Estados Unidos não teve à sua disposição uma embarcação exclusivamente para ele. Mas entre 1931 e 1977, os líderes do país norte-americano podiam usufruir deste Honey Fitz — originalmente batizado de USS Sequoia.

O presidente dos EUA, Richard M. Nixon, e o líder da URSS, Leonid Brezhnev, a bordo do USS Sequoia, em 1973. Foto: Wikimedia Commons/ Domínio Público

Projetado em 1921, o centenário iate foi projetado pelo arquiteto naval John Trumpy, sob encomenda do banqueiro Richard Cadwalader. Quem teve a honra de construir a embarcação foi o estaleiro Mathis Yacht Building Company, e sua obra só foi conhecer as águas pela primeira vez em 1925.

Ela ainda seria vendido para outro empresário, até cair no domínio do governo dos EUA em 1931 e virar o iate presidencial. Desde então, oito presidentes tiveram o iate a seu dispor: Hebert Hoover, Franklin D. Roosevelt, Harry S. Truman, Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon B. Johson, Richard Nixon e Gerald Ford.

Richard M. Nixon e Leonid Brezhnev a bordo do iate presidencial Sequoia. Foto: Creative Commons/ Reprodução

Como é de se imaginar, não faltam histórias neste barco. A bordo do USS Sequoia, Nixon realizou mais de 80 viagens — e nele também renunciou à presidência — , John Kenedy comemorou seu aniversário de 46 anos e Roosevelt, que era cadeirante, instalou um elevador entre os deques, enquanto usava a embarcação como base operacional durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas

    Grande Buraco Azul: sedimentos milenares revelam futuro de tempestades violentas no Caribe

    Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos

    Cientistas encontram lixo marinho no local mais profundo do mar Mediterrâneo

    Resíduos de interferência humana alcançam até mesmo áreas quase inacessíveis, a 5 mil metros de profundidade