Mutirão de limpeza retira duas toneladas de lixo do Rio Camboriú

Ação "Todos Pelo Rio Camboriú" reuniu cerca de 1.700 voluntários, além de entidades municipais e estaduais

03/04/2025
Foto: Divulgação

Um mutirão de limpeza mobilizou os moradores e autoridades de Balneário Camboriú e Camboriú, em Santa Catarina, que em conjunto, retiraram duas toneladas de lixo do rio que corta a cidade. O movimento aconteceu durante o Dia Mundial da Água e se concentrou na divisa entre as duas cidades, na rua Dom Afonso, no bairro Vila Real.

A limpeza faz parte da segunda etapa da ação “Todos Pelo Rio Camboriú”, que busca despoluir o curso de água e conscientizar sobre a importância dele.

 

 

O coletivo contou com cerca de 1.700 voluntários da região, funcionários das prefeituras e entidades municipais e estaduais, além de Gustavo Ortiz, representando o Grupo Náutica.

Leonel Pavan, prefeito de Camboriú, e Gustavo Ortiz, representando o Grupo Náutica. Foto: Divulgação

A intenção foi limpar toda a extensão do rio, que tem 33,23 quilômetros de comprimento. Com apoio dos voluntários, a ação durou quatro horas e foi realizada nas duas margens, a pé e de barco — inclusive, o mutirão contou com 25 embarcações.

 

O movimento tem sido possível graças à colaboração entre a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú e a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú.

Foto: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/ Divulgação

Apenas o primeiro passo

Segundo os organizadores, a ação de limpeza no Rio Camboriú deverá contar com outras edições ao longo do ano, além do monitoramento da situação das águas. As autoridades presentes no evento destacaram que a necessidade de medidas concretas é urgente.

Foto: Divulgação

Com nascente em Camboriú, o rio deságua no Oceano Atlântico, no sul da Praia Central de Balneário Camboriú. Esse recurso natural é fundamental para a região, entre outros motivos, por ser a principal fonte de captação e tratamento de água para o abastecimento da população local e cidades vizinhas.

Foto: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/ Divulgação

Anfitrião do evento, o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, destacou a urgência de despoluição do rio e a importância do engajamento de todos na ação.

Entre os esforços apontados por Pavan, está a necessidade de realizar a dragagem do rio — processo de remoção de sedimentos acumulados no leito, como areia, lodo e detritos. O prefeito conta que a iniciativa já está em fase de planejamento e irá combater o assoreamento em pontos críticos.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Turismo náutico: a urgência de integrar o setor nos instrumentos de planejamento público

    Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas