Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque


Essencial para nosso próprio corpo e responsável pela imensidão azul que cobre nosso planeta, a água tem um dia só para ressaltar a sua importância. Desde 1993, 22 de março passou a ser o Dia Mundial da Água, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mitológica, histórica e geográfica: conheça a origem do nome dos oceanos
Foto tirada do espaço mostra águas do Mediterrâneo prateadas
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Todos os anos, a ONU propõe um tema especial para ser discutido nessa data. O de 2025 é “Preservação das Geleiras”. Vale lembrar que um estudo recente mostrou que o volume de água derretida das geleiras encheria 300 mil piscinas olímpicas por dia.


Além de conscientizar, o Dia Mundial da Água também serve para exaltar esse bem tão precioso. Por isso, NÁUTICA listou destinos maravilhosos para se aventurar por água doce dentro e fora do país.
Maravilhas de água doce no Brasil
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Vamos para o Maranhão? Pois um dos destinos mais encantadores do Brasil fica lá: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A cerca de 250 km da capital São Luís, ele ocupa os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. As paisagens com grandes dunas de areia e as lagoas de águas doces são os grandes chamativos da região.


Além do ecossistema ser conhecido pelas suas riquezas naturais, o local apresenta lagoas sazonais de água da chuva — um grande atrativo para o lazer. A região também é uma ótima pedida para passeios de barco nos rios Preguiças e Mandacaru, com suas paisagens exuberantes.
Praia de Rosana
Entre os rios Paraná e Paranapanema, está um destino que oferece águas doces, infraestrutura náutica e belas paisagens: a praia de Rosana, no extremo oeste do estado de São Paulo.


O Balneário Principal, com áreas para banho e até esportes de areia, recebe barcos e jets para navegar por suas águas. A região ainda conta com 16 ilhas fluviais.
Lago Paranoá
Formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, o Lago Paranoá proporciona lazer para moradores e turistas, sendo uma ótima opção para um passeio de moto aquática. A área conta com 48 quilômetros quadrados e 38 metros de profundidade.


Além de passear de jet, é possível alugar uma embarcação com marinheiro para conhecer melhor cada ponto do grande lago e aproveitar os restaurantes próximos das regiões.
Maravilhas de água doce pelo mundo
Geleira Hintertux
Já ouviu falar desse recanto gelado? Localizada na Áustria, a Geleira Hintertux é uma das únicas que operam o ano todo, com direito a passeio de barco num lago glacial “escondido”. Por lá, visitantes podem conhecer a câmara de gelo e passear dentro de uma embarcação, a zero graus Celsius!


O local tem ainda um “palácio de gelo”, pistas de esqui, teleféricos e um terraço congelante — onde é comum saírem pedidos de casamentos.
Rio Caño Cristales
Coce bem os seus olhos, pois esta não é uma visão do paraíso. No Dia Mundial da Água, seria um pecado não citar o show cromático do Rio Caño Cristales, da Colômbia. Sim, as águas doces deste destino não têm uma, mas sim cinco cores: vermelho, amarelo, verde, preto e azul.




Resultado da presença de algas que florescem em determinadas épocas do ano, o “rio das cinco cores” permite natação em áreas designadas e uma vista de arrepiar. Por lá, não se pode usar nenhum produto na pele — vale para repelente, protetor solar e hidratantes, inclusive — para não atrapalhar a fauna e flora locais.
Lago Baikal
O mais antigo e mais profundo dos lagos! Os títulos pertencem ao Lago Baikal, que fica na Rússia e é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Segundo a entidade, o local abriga nada menos do que 20% da reserva total de água doce descongelada do mundo.


Criado há 25 milhões de anos, a profundidade do lago Baikal chega a 1.700 metros. Há algumas ilhas ao seu redor — a de Olkhon é a maior delas e oferece vistas tantos de praias quanto de florestas.
O destino gelado ainda é uma boa pedida para patinação, esqui, passeios de barco — que tem aos montes — , mergulho nas cristalinas águas doces e até pesca.
Yellowstone
Para uma data histórica, um lugar histórico. O Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos, detém o título de primeiro parque nacional do mundo. Ele foi fundado em 1872 e também é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.




Além das paisagens deslumbrantes, o destino também ganhou fama pela sua atividade geotérmica, com milhares de gêiseres, fontes termais e vapores vulcânicos. E claro, não faltam águas doces para pesca esportiva e navegação (com restrições).
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais
Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas
Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas
Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas