NÁUTICA TRIP com Victory Yachts: à procura de baleias-jubarte em Ilhabela

Em navegação, equipe liderada por Guilherme Kodja avistou 12 dos animais, além de raias-manta

24/08/2023

Nesta quinta-feira (24), às 20h, vai ao ar no Canal Náutica no Youtube um NÁUTICA TRIP especial. Guilherme Kodja, consultor técnico da NÁUTICA, se juntou a um grupo de amigos e proprietários de lanchas Victory Yachts para navegar por Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo, em busca do avistamento de baleias-jubarte.

A aventura rendeu mais de 60 milhas náuticas navegadas e reuniu sete donos de lanchas Victory Yachts do Rio de Janeiro, Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e outros lugares do Brasil, todos com um único objetivo: avistar raia-mantas e baleias jubarte na Capital da Vela.

 

 

Guilherme Kodja iniciou sua jornada partindo do sul da ilha a bordo de uma Victory 398, de 40 pés, junto com outros seis modelos da marca, simultaneamente. Se o objetivo de todos era encontrar baleias-jubarte, logo cedo a missão foi cumprida.

Já no começo do trajeto, os navegantes se depararam com um trio de jubartes no mar — mantendo a distância correta dos animais. Essas seriam as primeiras de muitas, visto que, ao final da viagem, foram avistadas pela equipe 12 baleias dessa espécie — uma delas, inclusive chegou a subir na popa de uma Victory.

Chegando ao Saco do Diogo, todas as lanchas ancoraram e seus donos aproveitaram a linda paisagem, além de mergulharem no mar e dividirem experiências com os outros proprietários de lanchas Victory Yachts.

Não podíamos pedir por mais, a mãe natureza nos deu um presente incrível – Sergio Quezada

Ainda restava o avistamento da jamanta, e ela veio. Com ajuda dos drones, foi possível observar cinco delas, com uma até se “exibindo” bem próximo aos barcos. Sendo assim, a missão NÁUTICA Trip de encontrar baleias e raias em Ilhabela, estava cumprida.

Tudo que estava no cardápio aconteceu e todo mundo fez tudo muito certinho – comemorou Kodja

Esse NÁUTICA Trip contou com as presenças de Sergio Quezada, gerente comercial da Victory; Rafael Mesquita, do projeto Mega Fauna e Mantas e a representante do Instituto Baleia Jubarte, Bruna Dempsey.

Uma coordenação de rádio garantiu que a realização do trajeto fosse feita de forma segura e consciente, assim como um bote da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, que auxiliou na orientação das embarcações particulares.

Confira alguns registros desse NÁUTICA TRIP por Ilhabela, um dia inesquecível para os amantes do mundo náutico e, em especial, da vida marinha.

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Homem nada mais de 100 metros sem respirar em lago congelado e quebra dois recordes

    Aos 52 anos, experiente nadador suíço acumula títulos e já deteve outro recorde mundial; confira

    Resorts 'no meio do nada' oferecem de natação com cavalos a plantio de recifes

    Ultraluxuosos, estabelecimentos cercados por belas águas buscam se diferenciar com passeios extravagantes; conheça 5 deles

    Búzios ganhará Centro de Desenvolvimento da Vela após parceria de ICAB e CBVela

    Parceria inédita prevê treinos das equipes jovem e principal, clínicas, uma escola de vela e projeto social para fomento do esporte na região

    Tubarão mais rápido dos oceanos é filmado no litoral de São Paulo; assista

    Conhecido como tubarão-mako, animal que pode atingir até 70 km/h foi flagrado próximo à Ilhabela

    Pinguim aparece em praia de Cabo Frio (RJ), surpreende banhistas e levanta dúvida: é normal?

    Apesar de ter sido visto navegando tranquilamente no mar transparente da região, presença do animal em águas brasileiras levantou questionamentos