Novo barco da FS Yachts comprova salto tecnológico, estético e conceitual do estaleiro

Esperada FS 355 tem proa aberta, cockpit day use e cabine refinada ao mesmo tempo, uma feliz inovação

08/04/2024
Foto: Victor Oliveira/Revista Náutica

Na história de toda grande empresa, sempre há um produto que, recebido com entusiasmo pelos consumidores, dá início a um novo ciclo, ainda mais vigoroso e inovador. No caso da FS Yachts, esse marco é a esperada FS 355, lancha que acaba de chegar ao mercado.

Fundado em 1998, o estaleiro catarinense, com sede em Biguaçu, já tem milhares de barcos na água. Agora, a novidade chega para estabelecer um novo padrão de design, luxo e performance.

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação
Foto: FS Yachts/Divulgação

É uma lancha criada com muita paixão, muita vontade de evolução e mudança. É o espelho do que a FS está se tornando hoje– Almiro Thibúrcio, sócio-proprietário da FS Yachts

Era um lançamento mais que esperado. Desde que — no São Paulo Boat Show 2023 — o estaleiro apresentou a maquete de uma lancha equipada com motores de popa e com acabamento mais refinado, para concorrer no mercado internacional, a ansiedade tomou conta do mercado.

Foto: FS Yachts/Divulgação

Valeu a pena esperar. A FS 355 nasceu bonita, inovadora e com muitos pontos altos, além do T-top.

 

“É uma lancha com proa aberta e cabine ao mesmo tempo. Pode ser equipada com motores de popa ou de centro-rabeta. E ainda traz o requinte de uma abertura lateral no cockpit. Ela representa um novo conceito, um divisor de águas na história da nossa empresa, oferecendo mais luxo, especialmente no interior, e uma riqueza de detalhes nos acabamentos”, conta Eduardo Inácio, do setor de engenharia da FS Yachts.

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação

“Quando surgiu a ideia de construir uma lancha de porte maior, a inspiração foi a FS 290. Ou seja, a 355 é a evolução de uma embarcação de sucesso”, acrescenta Luiz Zacarelli, sócio proprietário do estaleiro.


 

Com a FS 355, a FS Yachts dá um salto tecnológico, estético e conceitual. Inovações que refletem a paixão pelo mar, pela navegação e pelos esportes náuticos nutrida pelos proprietários do estaleiro e por seus colaboradores mais diretos: projetistas, engenheiros gerentes de produção e designers de interior.

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação

“Para falar da FS 355 é necessário conhecer a empresa. A FS representa um legado, a construção de algo muito maior do que somente uma fábrica de barcos”, diz Almiro.

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação

A história remete a seu fundador, José Thibúrcio, que como comandante incutiu na FS Yachts uma filosofia de vida baseada no companheirismo, na paixão pela perfeição e no comprometimento. “Amor, fraternidade e respeito ao próximo”, diz ele, resumindo em poucas palavras a essência dessa filosofia.

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação

Por sua vez, Maurício Briatore, da equipe de Yacht Designers, diz que a nova lancha é fruto de um projeto vanguardista, que tem dois pesos que se complementam: a parte técnica e a criatividade.

 

“Os espaços foram muito bem pensados, para atender a um mercado cada vez mais exigente. E tudo se encaixa de maneira perfeita, harmoniosa, resultando num barco bonito, que chega causar emoção”, acredita Briatore.

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação

“No interior, para atingir um conceito de minimalismo e continuidade, apostamos no uso de diferentes tipos materiais, de texturas e de acabamentos”, explica Modesto Lago, da equipe de designers de interior.

 

Segundo Modesto Lago, o usuário da FS 355 vai desfrutar de propostas diferentes na mesma embarcação. “O cockpit oferece recursos para um day use amplo. Ao mesmo tempo, a cabine é requintada, um ambiente luxuoso, onde se tem uma gostosa sensação de conforto”, descreve.

 

Para a equipe de fábrica, o desenvolvimento do projeto representou um desafio, por suas características inovadoras, ousadas.

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação

“A 355 tem o DNA da FS, mas ela é diferente. Traz mais tecnologia, design arrojado e incorpora tudo o que há de novo e moderno no mercado e que o cliente busca, tanto no Brasil como no exterior”, avalia Edson Kelss, gerente de produção do estaleiro.

 

“O fortalecimento da empresa no mercado externo é algo muito presente. E vai se consolidar cada vez mais a partir desse projeto”, confia Briatore.

Foto: FS Yachts/Divulgação

Com 10,80 metros de comprimento, pensada para ser um produto de exportação — Estados Unidos, países da Europa, Emirados Árabes e Uruguai estão no radar no estaleiro —, a lancha tem acabamento impecável e traz algumas soluções criativas para compensar a perda de espaço na plataforma de popa, por conta da motorização (2 x 300 hp ou 2 x 400 hp).

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação

O espaço gourmet, por exemplo, foi deslocado para o cockpit. Há também uma plataforma lateral (open deck) rebatível na popa (a boreste), o que permitiu a instalação de um sofá de popa maior e superconfortável, conversível em um segundo solário — o outro, triplo, fica na proa, a que se tem acesso por uma passagem interna bem-bolada e muito segura, a bombordo. E o posto de comando terá três poltronas individuais.

Foto: Jose Somensi @josesomensi/ Divulgação

Homologada para 14 passageiros (mais o piloto), a esperada FS 355 oferece pernoite para quatro pessoas em dois camarotes tradicionais (mas de acabamento super refinado), um na proa e outro à meia-nau, em a possibilidade de personalização da cabine, com a escolha de cores especiais e acabamentos diferenciados na decoração.

 

Ou seja, é uma lancha feita em série. Mas do jeito que o comprador quiser. Valeu a pena esperar por ela! Para saber mais sobre a embarcação, acesse o site da FS Yachts.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti