Pressão

Por: Redação -
16/09/2014

O gaúcho Israel Pereira promete pressão total na final da Copa São Paulo de Jet, que será realizada de sexta-feira a domingo, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP). O piloto de Guaíba também briga por título no Campeonato Brasileiro – Grand Prix 2014, que terá sua quinta e última etapa sendo disputada simultaneamente.

“Chegou a hora da superação, vamos torcer os parafusos do jet e ver o que dá. Vamos com a postura bem diferente, pois agora é tudo ou nada. Na primeira etapa da Copa São Paulo e quarta do Brasileiro, fiquei em terceiro lugar na categoria Runabout Turbo Limited e estávamos preparados para as disputas da Super Course, mas infelizmente choveu e as baterias serão realizadas agora no próximo sábado. Estou correndo com um equipamento todo stock, está difícil de ganhar nessa categoria, entretanto, diante da qualidade dos demais pilotos, considero que o resultado obtido foi bom”, analisou o líder do Brasileiro na Super Course Turbo GP.

Em relação ao nível técnico do Campeonato Brasileiro de Jet – Grand Prix 2014 e Copa São Paulo, o gaúcho elogiou. “Muito bom, hoje não existem mais pilotos ‘bobos’. Se fala muito dos competidores mais antigos, mas atualmente os equipamentos, além de serem superiores na potência, existem muitos recursos para preparação. São poucos jets que apresentam problemas técnicos. Hoje se um piloto tem um bom equipamento e largar bem, dificilmente perde a corrida, a não ser por erros técnicos”, argumentou.

Foto: Ricardo Fuchs/Photojetski

 

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    Calmaria

    Por: Redação -
    15/09/2014

    A segunda-feira não foi nada divertida para os velejadores que disputam o Mundial da Federação Internacional (Isaf) na Espanha. O vento não apareceu e apenas a flotilha amarela do 49er conseguiu velejar e fazer duas regatas As outras 33 que estavam programadas para o dia não foram realizadas. Com isso, a estreia das classes 49er FX, Nacra 17, Finn e 49er (flotilha azul) ficará para amanhã.

    “Passamos o dia esperando. Pelo menos a temperatura estava agradável, com sol, e nós ficamos em terra, ao contrário dos meninos que ficaram boiando”, disse Bruna Martinelli, da RS:X.

    Quem compartilhou da mesma frustração foi Renata Decnop, do 470. “Nós tivemos duas semanas de treino maravilhosas e agora o vento acabou! Estou sonhando com aqueles 15 nós da Coaches Regatta, evento que disputamos na mesma raia uma semana antes”, disse ela.

    Dentre os que realmente velejaram hoje, está a dupla brasileira Dante Bianchi e Thomas Low-Beer. A dupla finalizou o dia na 16ª posição da flotilha amarela do 49er. Os líderes são os austríacos Nico Delle-Karth e Nikolaus Resch.

    Os resultados completos de cada regata e o acumulado podem ser vistos clicando aqui.

    Quem quiser, poderá acompanhar as regatas ao vivo através do blog da Isaf. Além disso, durante as regatas finais, será possível acompanhar os barcos através de tracking 2D e 3D e torcer para a equipe brasileira.

    Em todo ciclo olímpico a Federação Internacional promove um evento mundial, que visa definir parte das vagas dos Jogos. Em 2007 ele foi realizado em Cascais, Portugal, e em 2011 em Perth, na Austrália. Para este ciclo a ideia foi adiantar o evento em um ano, dando mais tempo para que cada nação possa definir e treinar os seus representantes.

    Foto: Javier Torres / Informações: assessoria de imprensa

     

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      Pop 25

      Por: Redação -

      Às vezes, a aquisição barco ideal é o maior empecilho para fazer do mar um lar. Quando isso acontece, a construção por conta própria pode ser a solução. É nisso que o escritório de projetos Yacht Design, do ex-cruzeirista Roberto Barros, o Cabinho, e família, trabalha, e foi de lá que saiu o Pop 25. O projeto, vendido por AU$ 300 (menos de R$ 650), é de um pequeno veleiro oceânico com quilhas e lemes duplos, ótima capacidade de água, opção de motor elétrico e tão fácil de construir que 57 pessoas do mundo todo já compraram as plantas — três já estão navegando e vêm outros a caminho.

      Para descobrir todos os detalhes deste projeto confira o teste da edição de setembro de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil.

      Foto: Bruno Castaing / Texto: Daniel Borghetti

       

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        Tedesco

        Por: Redação -

        O 7º Festival Náutico Tedesco Marina, que terminou na noite do dia 8, gerou um total de negócios de R$ 70 milhões, superando as expectativas e os números da edição anterior quando foram fechados R$ 45 milhões. O evento recebeu 10 mil visitantes durante seus quatro dias de realização.

        A direção do evento lembra que os números em negócios deverão ser ainda maiores em razão dos contatos comerciais estabelecidos já que muitas propostas poderão ser finalizadas após o evento

        “Encerramos esta sétima edição do Festival Náutico muito satisfeitos devido ao aumento em mais de 50% em vendas realizadas, o que comprova os esforços de toda a equipe da organização em atrair expositores e público qualificado, além dos aprimoramentos em infraestrutura do festival e atrações aos visitantes”, ressalta a diretora executiva Juliana Tedesco dos Santos. “O resultado comprova não só a expressiva adesão do público interessado em náutica como também o crescimento e o potencial desse mercado do Sul do país”, complementa.

        O Festival Náutico Tedesco Marina, realizado entre 5 e 8 de setembro, recebeu 26 expositores em uma área de 4,5 mil m² mais 22 vagas molhadas, entre estaleiros nacionais e internacionais e seus revendedores e empresas especializadas em produtos e serviços de náutica e de luxo.

        O evento também marcou o 8º aniversário de uma das maiores e mais modernas marinas do país.

        Informações: assessoria de imprensa / Foto: Acioni Cassaniga/Divulgação

         

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          Em Ilhabela

          Por: Redação -

          O tempo bom e o vento em condições excelentes do primeiro dia de regatas da terceira etapa do XIV Circuito Ilhabela de Vela – Copa Suzuki Jimny estenderam-se durante o domingo, com ventos de leste de 15 a 20 nós e um belo dia ensolarado. As classes HPE e C30 disputaram duas regatas barla-sota, enquanto os barcos da classe RGS realizaram duas regatas nas proximidades de Ponta das Canas.

          Na disputada classe C30, o Caballo Loco que terminou o primeiro dia de regatas empatado com o CA Techonologies, ganhou vantagem nas regatas do domingo e assumiu a liderança. “A equipe é muito unida e cada detalhe faz a diferença. Foi um presente de aniversário”, conta o tripulante George Nehm que comemorou no domingo seu aniversário.

          Na classe HPE, o Ginga manteve a liderança, com o mesmo número de pontos perdidos do primeiro dia. “É importante manter essa regularidade para ganharmos vantagem na tabela”, diz o comandante Breno Chvaicer.

          A competição, uma das principais da vela oceânica brasileira, será retomada no próximo fim de semana, 20 e 21 de setembro, para mais regatas valendo para a terceira e penúltima etapa do evento.

          Confira os resultados do primeiro final de semana, com descarte na classe HPE:

          HPE
          1 – Ginga (Breno Chvaicer) – 5 pontos perdidos
          2 – Suzuki Bond Girl (Rique Wanderley) – 9 pp
          3 – Atrevido (Fabio Bocciarelli) – 12 pp
          4 – Fit To Fly (Eduardo Mangabeira) – 13 pp
          5 – Artemis (Luis Castellari) – 20 pp
          6 – Bronco (Caio Prado) – 26 pp
          7 – F7/Ser Glass (Renata Belloti) – 27 pp
          8 – Conquest (Marco Hidalgo) – 28 pp
          9 – Repeteco (Fernando Haaland) – 31 pp
          10 – Takra (Luiz Eduardo D’Almeida) – 31 pp
          11 – Xereta (Zonda Boats) – 39 pp

          C30
          1 – Caballo Loco (Mauro Dottori) – 8 pp
          2 – C A Technologies (Marcelo Massa) – 10 pp
          3 – Barracuda (Humberto Diniz) – 12 pp
          4 – + Realizado (José Luiz Apud) – 15 pp
          5 – Caiçara Porsche (Marcos de Oliveira Cesar) – 16 pp

          RGS
          1 – Montecristo (Julio Cechetto) – 3 pp
          2 – Asbar II (Sergio Klepacz) – 7 pp
          3 – Fram (Felipe Adar) (4+2+3) – 9 pp
          4 – Orson (Carlos Eduardo S Silva) – 11 pp
          5 – BL3 Urca (Pedro Rodrigues) – 15 pp
          6 – Jazz (John Julio Jansen) – 19 pp
          7 – Helios (Marcos Gama Lobo) – 24 pp
          8 – Zeppa (Diego Zaragoza) – 24 pp
          9 – Xiliky (Fabio Cantanhede) – 25 pp
          10 – Rainha Empr Capital (Leonardo Pacheco) – 33 pp

          RGS Cruiser
          1 – Jambock (Marco Aleixo) – 3 pp
          2 – BL3 Wind Nautica (Clauberto Andrade) – 6 pp
          3 – Cocoon (Luiz Marcelo Caggiano) (3+4+3) – 10 pp
          4 – Boccalupo (Claudio Melaragno) (4+3+4) – 11 pp

          Foto: Marcos Mendez/Sail Station

           

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            Do Nordeste

            Por: Redação -

            O estaleiro pernambucano Ecomariner, que começou construindo lanchas de proa aberta e esportivas nos anos 1990, justamente para atender as preferências do usuário das águas quentes do Nordeste, hoje tem uma ampla e variada linha de barcos, que contemplam pequenos modelos a grandes lanchas com flybridge.

            Prova disso são os dois destaques do estaleiro para o São Paulo Boat Show. Representantes da Ecomariner estiveram na redação de NÁUTICA, em São Paulo, para divulgar o lançamento da Ecomariner 210, que estará exposta no salão paulista, e da Ecomariner 600 Open, que terá desenhos e detalhes técnicos divulgados, também, durante o São Paulo Boat Show.

            A 210, de proa aberta e linhas esportivas, será o grande destaque da Ecomariner para o São Paulo Boat Show. Com 2,20 m de boca e motorização de popa, acomoda até 7 pessoas em passeios diurnos.

            O São Paulo Boat Show acontece entre os dias 25 e 30 setembro no Transamerica Expo Center.

             

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              Tunante II

              Por: Redação -

              O veleiro Tunante II, à deriva há 20 dias na costa brasileira, não está mais sendo procurado pela Marinha do Brasil. As buscas foram suspensas ontem, domingo, e os familiares dos tripulantes Alejandro Vernero (62 anos), Horacio Roberto Morales (63) Jorge Benozzi (62) e Mauro Cappuccio (35) criaram uma petição online para que as buscas sejam retomadas, até o momento 14 mil pessoas já assinaram a petição, mas o objetivo é recolher 100 mil assinaturas.

              Segundo familiares e amigos, a empresa Inmarsat, à qual pertencem os dois telefones satelitais a bordo, detectou uma última atividade na manhã de 28 de Agosto, às 2h54. A comunidade de velejadores do mundo todo continua envolvida nas buscas através do software TOMNOD, que por meio de algumas fotos de satélite permite que a área de busca seja mapeada.

              As filhas de Jorge Benozzi, famoso médico oftalmologista argentino, e Horacio Morales, estão em Porto Alegre acompanhando o trabalho dos velejadores e tentando, junto aos órgãos responsáveis, a retomada das buscas oficiais. Giovanna, filha de Jorge, acredita que há chances do veleiro ser encontrado, pois as imagens do TOMNOD mostram atividades em uma área que ainda não foi explorada pela Marinha e Aeronáutica.

              Um rebocador da Marinha do Brasil e duas aeronaves da Força Área Brasileira estavam realizando as buscas ao veleiro argentino Tunante II que desapareceu na costa da cidade de Rio Grande do Sul.

              A petição pela retomada das buscas pode ser assinada no link www.peticiones.org

              Foto: Arquivo Pessoal

               

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                Vestas

                Por: Redação -

                A Volvo Ocean Race promete muitas emoções a partir de outubro. A Leg 0, regata teste para equipes e organização, mostrou que a Volta ao Mundo terá equilíbrio, drama e muita ação. A prova de 345 milhas deste fim de semana não valeu pontos, mas serviu para as sete equipes acertarem os últimos detalhes nessa reta final de preparação.

                A vitória do percurso de Alicante – Palma de Maiorca – Alicante ficou para o Team Vestas Wind, barco dinamarquês, último a entrar na Volvo Ocean Race. A vantagem foi pequena, menos de 100 metros para o Team Brunel, da Holanda. Na sequência chegaram Abu Dhabi, Team Alvimedica, Team SCA, Dongfeng e Team España fechando a flotilha.

                “Não foi apenas sorte. Velejamos bem e mostramos para nossa tripulação que podemos ser competitivos. A regra é ser fiel à estratégia e proceder bem nas manobras”, disse Chris Nicholson, comandante do Team Vestas Wind.

                O caso mais dramático da regata foi a queda do chinês Jin Hao Chen (Horace), tripulante do Dongfeng. “Poderia ter sido muito pior em condições de regata de verdade. Não é divertido alguém cair ao mar na escuridão. Vimos que ainda cometem muitos erros”, contou Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng. Apesar do susto ocorrido durante a velejada noturna, o atleta foi resgatado rapidamente.

                As sete equipes vão agora fazer um balanço do que foi a Leg 0 e preparar suas tripulações para a Regata In-Port Race de Alicante, em 4 de outubro.

                Foto: Ainhoa Sanchez

                 

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                  Mulherada

                  Por: Redação -

                  As mulheres brasileiras que disputam o Campeonato Mundial de Vela, em Santander, na Espanha, começaram bem. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram o primeiro dia de regatas da classe 470 em segundo lugar, enquanto Patrícia Freitas subiu para a terceira posição na classificação da classe RS:X.

                  Fernanda, que passou o primeiro semestre afastada das águas por conta da gravidez, voltou em grande estilo. No primeiro dia do Mundial, uma vitória e um terceiro lugar nas duas regatas.

                  Na classe RS:X, Patricia Freitas está na terceira posição. Neste domingo (14), a atleta terminou em segundo lugar uma das provas e terceiro na outra.

                  Já Robert Scheidt foi punido por queimar a largada na única regata do dia e caiu da primeira para quarta posição no geral. “Nas condições que estamos enfrentando, com ventos fracos, largar bem é fundamental para ficar entre os primeiros colocados de uma flotilha grande, com 49 barcos. Para largar bem você precisa correr alguns riscos. Hoje o vento estava jogando muito para fora da linha de partida, o que favorecia os erros, conforme aconteceu com vários velejadores. Eu exagerei, fui agressivo demais, e acabei desclassificado”. Uma posição atrás de Robert Scheidt está Bruno Fontes, que também não teve um bom dia, terminando em 34ª a prova.

                  Nesta segunda-feira (15), estreiam as classes Nacra 17, 49er e 49er FX.

                  Foto: Jesus Renedo

                   

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                    Jet Aventura

                    Por: Redação -
                    14/09/2014

                    Espremido entre a península coreana e o Japão, há um pequeno braço do Oceano Pacífico e uma antiga disputa para ver qual nação batizará definitivamente esse canto do planeta: se Mar do Leste (nome usado pelos coreanos) ou Mar do Japão (como anseiam os japoneses). Esta disputada porção de água, junto à Baía do Chifre de Ouro, na Rússia, é palco também, há três anos, de uma emocionante competição de jet: o Russky Grand Prix, famoso encontro que reúne valentes pilotos de moto aquática de diferentes partes do mundo. O desafio é navegar (ou melhor, correr e, literalmente, voar!) 200 quilômetros por dia durante uma semana ao redor das temidas e imprevisíveis águas da Ilha Russky, que pertence à lendária cidade de Vladivostok, uma das mais orientais da Rússia.

                    Ao final de cinco dias e mil quilômetros navegados – ou um pouco mais do que a distância ida e volta entre Santos e Rio -, conhece-se o vencedor.

                    A história completa e os vencedores desta incrível disputa estão na edição de setembro de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil.

                    Texto: Ricardo Fuchs e Tarcísio Alves / Foto: Ricardo Fuchs/Jetskiworld

                     

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                      30

                      Por: Redação -

                      Com 30 barcos inscritos na terceira etapa do XIV Circuito de Vela de Ilhabela – Copa Suzuki Jimny, o primeiro dia de regatas em Ilhabela foi como o esperado e contou com um dia belíssimo e ventos em condições excelentes. As classes C30 e RGS e RGS Cruiser disputaram duas regatas de barla-sota de aproximadamente 7.5 milhas náuticas cada, realizadas nas proximidades de Ponta das Canas. Já os barcos da HPE realizaram três regatas barla-sotas de quatro milhas cada.

                      As embarcações da classe RGS Cruiser coincidentemente alcançaram os mesmos resultados do primeiro dia da etapa anterior. “Durante a largada tivemos um problema com a esteira da vela grande, mas logo conseguimos resolver e com a tripulação focada nos bordos tivemos um bom rendimento”, conta Claudio Ramirez, timoneiro do Jambock, que está na liderança com dois pontos perdidos.

                      Na classe C30, houve empate entre o CA Technologies de Marcelo Massa e o Barracuda, de Humberto Diniz, com cinco pontos cada, mas a embarcação de Marcelo Massa ganhou vantagem. “As regatas foram bastante disputadas. Nesta etapa contamos com três tripulantes novos e durante a primeira regata sofremos para pegar o entrosamento, já na segunda pegamos o ritmo e deu tudo certo”, disse o comandante Marcelo Massa.

                      As expectativas são de que o tempo e os ventos mantenham-se assim hoje, quando acontecem novas regatas do primeiro final de semana da segunda etapa do XIV Circuito de Vela de Ilhabela – Copa Suzuki Jimny. Confira os resultados do primeiro dia da competição.

                      Foto: Marcos Mendéz /SailStation

                       

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                        Por: Redação -

                        O time do Dongfeng, equipe da  Volvo Ocean Race 2014-15,  foi colocado à prova. Sem os principais sentidos do ser humano é possível velejar?

                        Veja o vídeo e tire suas dúvidas:

                         

                        Foto: Yann Riou / Dongfeng Race Team

                         

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                          Por: Redação -
                          13/09/2014

                          Robert Scheidt fez valer, neste sábado (13), a experiência como único campeão mundial da Laser na raia de Santander. Em busca do 12º título na competição, o velejador superou a estreia regular e venceu a primeira regata do dia, no Mundial de Vela na Espanha. Ainda foi o terceiro colocado na prova que encerrou a fase classificatória, assumindo a liderança com 6 pontos perdidos, à frente do holandês Nicholas Heiner e do australiano Tom Burton, seu principal adversário. A etapa final será disputada a partir deste domingo (14).

                          O sábado começou quente, com 26 graus, rajadas de vento de até 20 nós e disputas bem mais equilibradas na Laser. Correndo na flotilha vermelha, Robert Scheidt foi quem melhor aproveitou as condições do clima, liderando a primeira regata, à frente de nomes fortes da classe como o cipriota Pavlos Kontides, vice-campeão mundial em 2013, o inglês Nick Thompson e o francês Jean-Baptiste Bernaz.

                          “O vento estava difícil, com muita corrente na raia. Larguei bem melhor nas duas regatas de hoje e velejei com mais consistência”, festejou Scheidt, maior atleta olímpico brasileiro, com cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star.

                          No final da tarde, a chegada da chuva interrompeu as regatas da Laser Radial e da estreante RS:X. Já em andamento, a prova da flotilha vermelha da Laser, de Robert Scheidt, foi a última do dia, encerrando a fase classificatória. “Consegui uma pequena vantagem na liderança, mas temos seis regatas pela frente e o nível vai subir ainda mais, com muitos pontos em jogo. Este será um campeonato em que a média de resultados prevalecerá. Espero manter os bons resultados amanhã”, observou o brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela. Também representando o Brasil na disputa da Laser no Mundial de Santander, Bruno Fontes fechou a etapa em quarto lugar, enquanto Alex Veeren ficou com a 59ª posição.

                          Os velejadores voltam à água já neste domingo (14), para a disputa da fase final do Mundial de Vela de Santander. As flotilhas serão reagrupadas em ouro, que segue na disputa por medalha, e prata, com mais seis regatas previstas. Os dez primeiros colocados na flotilha ouro vão para a medal race, valendo pontos dobrados, na quinta-feira (18).

                          Classificação após três regatas e um descarte:

                          1. Robert Scheidt (BRA)- 6 pontos perdidos ([13]+2+1+3)
                          2. Nicholas Heiner (NED) – 8 pp (3+[10]+1+4)
                          3. Tom Burton (AUS) – 10 pp (5+3+8+2)
                          4. Bruno Fontes (BRA) – 14 pp (4+7+[9]+3)
                          5. Jesper Stalheim (SWE) – 14 pp ([12]+4+5+5)
                          6. Ryan Palk (AUS) – 15 pp (5+9+[13]+1)
                          7. Charlie Buckingham (USA) – 16 pp (6+[23]+2+8)
                          8. Pavlos Kontides (CYP) – 17 pp ([20]+12+4+1)
                          9. Juan Ignácio Maegli Aguero (GUA) – 18 pp (3+1+[50]+14)
                          10. Nick Thompson (GBR) – 19 pp (1+[18]+11+7)
                          59. Alex Veeren (BRA) – 53 pp (28+11+[37]+14)

                           

                          Foto: Ivan Zedda/Isaf Sailing World Cup 2014

                           

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                            Em Recife

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                            Três regatas movimentam, neste fim de semana, no Recife, o Circuito Recifense de Vela Oceânica. A competição será disputada por embarcações monocasco (RGS A e RGS B), multicascos (Mocra). Além de contar pontos para o Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano e para o II Campeonato Brasileiro de Multicascos (Mocra), as três regatas definirão o campeão Norte-Nordeste da classe BRA-RGS.

                            O evento também será o último grande teste dos velejadores antes da 26ª Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno), que está marcada para o dia 27 de setembro. “Muitas embarcações locais aproveitam essa competição para realizar os últimos ajustes antes da Refeno. A maioria das embarcações de fora que já estão no clube também devem participar para já ir se ambientando”, explicou o diretor geral da Refeno, João Jungmann.

                            Na primeira regata as embarcações deverão seguir do Porto do Recife até a boia que estará posicionada em frente ao Parque Dona Lindu, na praia de Boa Viagem. A segunda regata acontecerá às 10h do domingo (14) e a terceira logo em seguida. As duas últimas serão com um percurso menor, triangular, na área do Porto do Recife.

                            O campeão brasileiro de multicasco (Mocra) só será conhecido após a Refeno. No entanto, as três regatas do Circuito Recifense de Vela Oceânica já podem definir uma tendência de quem chegará na Refeno com chances reais de conquistar o título nacional. Ao todo, cinco regatas definem o campeão brasileiro da classe. Além das três do Circuito Recifense e da Refeno, a Regata de Aratu/Maragogipe, realizada no último mês, na Bahia também integra o Brasileiro de Mocra.

                            A premiação para os vencedores do Circuito Recifense de Vela Oceânica e para o campeão do III Campeonato Norte-Nordeste BRA-RGS será no Cabanga Iate Clube de Pernambuco às 16h.

                            Foto: Divulgação

                             

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                              Leader 40

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                              A linha de lanchas Leader, da francesa Jeanneau, representada no Brasil pelo Yacht Center Group, é composta de barcos entre 8 e 12 metros. A Leader 40 mostra bem o avançado estágio de desenvolvimento deste estaleiro francês, pertencente ao Grupo B, um dos maiores conglomerados náuticos do mundo, do qual também fazem parte a Beneteau, a Prestige e a sofisticada linha de barcos a motor de luxo Monte Carlo Yachts. Lançada na Europa no começo do ano, esta nova 40 pés será mostrada pela primeira vez no Brasil com exclusividade durante o São Paulo Boat Show, este mês, e está disponível em duas versões: Open e Sportop. A única diferença entre elas é o comando totalmente aberto (Open) ou o teto solar elétrico (Sportop) no cockpit – como a lancha que testamos no charmoso balneário francês de Cannes.

                              Descubra todas as soluções práticas que a Leader 40 tem no teste da edição de setembro de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil.

                              Foto: Divulgação / Texto: Marcio Dottori

                               

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                                Laser

                                Por: Redação -

                                O primeiro dia de regatas do Mundial da Federação Internacional de Vela (Isaf) foi marcado por ventos bastante fracos. As primeiras classes a irem para a água foram a Laser Standard e Laser Radial. O Brasil foi representado por seis atletas, três homens e três mulheres, e colocou dois barcos entre os dez melhores. Bruno Fontes foi o melhor do dia, finalizando na quinta colocação geral, dentre 147 barcos da Standard. Scheidt foi nono colocado.

                                “Consegui fazer boas largadas, mesmo com o vento fraco e briguei pela liderança na primeira regata inteira. Na segunda eu acabei batendo na boia, mas consegui me recuperar e posso dizer que tive um dia bom. Estou muito contente com o resultado e agora preciso me manter focado para seguir fazendo boas médias. Terminar bem a fase classificatória vai ser importante para chegar bem na fase final”, disse Fontes. O catarinense somou um quarto lugar na primeira regata da série e um sétimo na segunda.

                                Já Scheidt sofreu um pouco com o vento fraco na primeira regata, terminando em 13º. Na segunda ele conseguiu se recuperar, terminando em segundo lugar. Ele soma 15 pontos perdidos, sete a menos que o australiano Tom Burton, segundo colocado. Alex Veeren vem em 50º, com um 28º e um 11º lugares. O líder é o guatemalteco Juan Ignacio Maegli Aguero, com um terceiro e um primeiro lugares.

                                Entre as meninas, a melhor colocada é Odile Ginaid, na 37ª posição, com um 14º e um 26º lugares. Fernanda Decnop aparece em 41º, com um 33º e um 10º. A mascotinha do time Tina Boabadi, de apenas 19 anos, não teve um dia bom e acabou em 112º, com um 49º e um 56º. A classe Radial tem 120 inscritas e a líder é a tcheca Veronika Kozelska Fenclova.

                                “Dei azar na primeira regata, com uma rondada de vento bem na hora da largada e acabei na 33ª colocação. Na segunda regata eu cheguei a estar em terceiro, mas bati na boia e acabei na 10ª colocação. Apesar disso, consegui fazer tudo o que planejei e o campeonato está apenas começando, então sigo focada em dar o meu melhor a cada regata”, disse Fernanda.

                                Devido ao grande número de inscritos, as classes foram divididas. Os homens têm três flotilhas (azul, vermelho e amarelo), enquanto as mulheres têm duas (azul e amarelo). Esta divisão seguirá assim até o fim das regatas de hoje, quando serão definidas as flotilhas ouro, prata e bronze na Standard, e ouro e prata na Radial. No dia 18, quinta-feira, apenas os dez melhores colocados das flotilhas ouro irão velejar, na disputa da medal race.

                                Os resultados completos de cada regata e o acumulado podem ser vistos clicando aqui.

                                Conforme o calendário de regatas, hoje é a vez da classe RS:X fazer a sua estreia. O Brasil terá quatro representantes: Ricardo Bimba Winicki e Albert Carvalho na masculina, e Patrícia Freitas e Bruna Martinelli na feminina. Bimba é o líder do ranking mundial, enquanto Patrícia é a 14ª.

                                “Quero terminar o campeonato entre os cinco primeiros, então o objetivo é fazer boas regatas nos dois primeiros dias e deixar os descartes para a fase final”, disse Bimba.

                                Quem quiser, poderá acompanhar as regatas ao vivo através do blog da Isaf. Além disso, durante as regatas finais, será possível acompanhar os barcos através de tracking 2D e 3D e torcer para a equipe brasileira.

                                Em todo ciclo olímpico a Federação Internacional promove um evento mundial, que visa definir parte das vagas dos Jogos. Em 2007 ele foi realizado em Cascais, Portugal, e em 2011 em Perth, na Austrália. Para este ciclo a ideia foi adiantar o evento em um ano, dando mais tempo para que cada nação possa definir e treinar os seus representantes.

                                Ao todo são esperados mais de 1400 atletas, de 80 países, e aqueles que não conseguirem se classificar terão ainda os mundiais das classes do ano que vem para tentar a tão sonhada vaga.

                                Foto: Fred Hoffmann/CBVela

                                 

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                                  Por: Redação -

                                  Os jovens velejadores do Audi YCSA Sailing Team disputam a segunda etapa do Campeonato Paulista de 420 e Optimist nos dois próximos finais de semana (13, 14, 20 e 21/9) em Ilhabela, com sede na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, no Pequeá. São esperadas mais de 50 embarcações, considerando-se as duas classes. As flotilhas do Yacht Club Santo Amaro, mais acostumadas à Represa Guarapiranga, terão nova oportunidade de competir na Capital Nacional da Vela.

                                  Estão programadas doze regatas para cada classe ao longo do campeonato, com previsão de três largadas por dia. Seis provas são suficientes para validar a etapa. A diferença está nos descartes. Na Optimist, a partir da sexta regata haverá um descarte e após a nona, dois descartes, enquanto na 420 o pior resultado será excluído a partir da décima prova. Depois de 11 regatas, dois resultados serão desprezados pelas duplas.

                                  Foto: Divulgação

                                   

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                                    687

                                    Por: Redação -
                                    12/09/2014

                                    A Feadship, estaleiro holandês de iates sob encomenda, acaba de colocar na água seu casco de número 687. Com 197 pés, o Rock.It foi encomendado por um experiente proprietário que se apaixonou pelos iates da marca após um charter a bordo de um Feadship. Segundo o estaleiro, ele acompanhou todas as etapas de construção do iate.

                                    O diretor do estaleiro, Henk de Vries, descreveu o Rock.It como um verdadeiro Feadship do século 21, como design impressionante, navegação estável e muitas soluções tecnológicas. Segundo o designer Sander Sinot, o desenho do iate exala velocidade e elegância. O interior do Rock.It mistura arranjo de espaços modernos com materiais clássicos, como o mármore e a madeira. O designer ainda declarou que o objetivo do proprietário, ter um barco que servisse tanto aos passeios em família quanto a grandes festas, foi alcançado.

                                    O Rock.It foi equipado para ser um iate de manobras fáceis e muito estável na navegação, por isso recebeu um sistema de navegação de uso militar e que foi adaptado para este projeto pelo próprio estaleiro.

                                    Fotos: Divulgação

                                     

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                                      Irmãos

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                                      A velejadora Renata Bellotti será, mais uma vez, comandante de um barco num evento de alto nível da vela brasileira. A atleta será líder do HPE F7 SERGlass durante a terceira etapa da Copa Suzuki Jimny – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que começa neste fim de semana. Para encarar os rivais na categoria, uma das mais equilibradas da modalidade, a fisioterapeuta recrutou o irmão Marcelo Bellotti para fazer a tática.

                                      “Sempre recorro ao meu irmão quando as agendas batem. Ele tem know how da classe Star e Snipe, além de ter participado do Circuito Ilhabela por várias temporadas seguidas. Nossa equipe sempre procura manter a mesma base para conquistar bons resultados”, explicou Renata Bellotti. O barco terá ainda Diogo Aguiar e Tatiana Almeida.

                                      Recrutado, Marcelo Bellotti aceitou na hora o convite. “Como irmão mais velho, sempre fui chamado para treinar e dar dicas sobre a modalidade. Disputar um evento de alto nível juntos é uma oportunidade que não deve ser perdida”.

                                      Renata Bellotti, que é uma das referências da vela feminina no País, sempre procura colocar uma velejadora nas suas campanhas. A classe HPE exige um limite máximo de peso e até cinco tripulantes por barco. A equipe F7 SERGlass, sob comando da Renata opta por velejar em quatro tripulantes e sempre que possível com duas mulheres a bordo.

                                      “Meu objetivo é apoiar a vela feminina. Quanto mais mulheres seguirem meu exemplo melhor para a modalidade. Nós somos, na maioria das vezes, mais atentas, mas perdemos em força física. Misturar homens e mulheres pode ser um diferencial”, contou Renata Bellotti.

                                      A terceira etapa da Copa Suzuki Jimny – Circuito Ilhabela de Vela será nos dias 13, 14, 20 e 21 de setembro.

                                      Foto: Fred Hoffmann

                                       

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                                        Neste final de semana o Veleiros do Sul dá a largada do 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano em Porto Alegre. A competição, uma das mais importantes da vela gaúcha, será disputada nos dias 13, 14, 20 e 21 de setembro e tem como novidade o retorno da classe ORC Internacional à raia.

                                        Realizada no Guaíba, competição abrirá com as regatas de médio percurso e barlasotas, dias 13 e 14 e no fim de semana seguinte, 20 e 21, é a vez das regatas longas: 44ª Regata Troféu Seival, 25ª Regata Troféu Farroupilha e paralelo ao Circuito o 17º Velejaço Farroupilha para barcos não medidos.

                                        As inscrições podem ser feitas até o sábado (13) às 12h com a Secretaria Esportiva do Veleiros do Sul no e-mail [email protected] e mais informações, como o aviso e instrução de regata do campeonato, estarão disponíveis em www.vds.com.br.

                                         

                                        Fotos: Ricardo Pedebos/Divulgação VDS

                                         

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                                          HB16

                                          Por: Redação -

                                          Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre correm, a partir do dia 22 de setembro, o Norte-Americano de Hobie Cat 16, que reunirá os melhores nomes da classe no continente, em Lewes, Delawere. A competição vale uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto.

                                          Marcos e Caroline ganharam destaque nesta temporada com o Mundial de Hobie Cat 16, em Jervis Bay, Austrália, em fevereiro. Na edição mais disputada da história da competição, com 388 duplas de 27 países distribuídos entre os seis continentes, os dois conquistaram o 26º lugar, melhor colocação entre os brasileiros.

                                          A equipe da BMW Motorrad/Biotec  já tem uma medalha de bronze na competição de Lewes, conquistada em 2012 em Los Angeles.

                                          Foto: Divulgação

                                           

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                                            Por: Redação -

                                            André Fonseca, apelidado de Bochecha, será o único representante brasileiro a bordo de um barco da Volvo Ocean Race, que começa em 4 de outubro. O velejador foi escolhido pelo Team España para o desafio de nove meses. No currículo, além de duas participações olímpicas de 49er, o atleta acumula experiência de TP52, C30 e S40.

                                            “Nos últimos anos, eu velejei em vários barcos de diferentes tipos e tamanhos. Essa bagagem será importante na minha nova campanha da Volvo Ocean Race, pois estou mais experiente. Posso dizer que sou mais completo atualmente e posso ajudar o time espanhol a conquistar os resultados”, disse Bochecha. “Velejar de TP52, S40 e C30 no Brasil, além do 49er, me deram muita bagagem para chegar até aqui”.

                                            O velejador catarinense de 36 anos será chefe de turno do Team España durante as provas.

                                            Foto: Flavio Perez/Divulgação

                                             

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                                              Por: Redação -
                                              11/09/2014

                                              O estaleiro Euroglass, do Rio Grande do Sul, leva ao São Paulo Boat Show 2014 a Absolut 28, uma lancha de 28 pés e design bastante arrojado. A proa reta é o que chama mais atenção neste barco que tem cabine com cozinha, camarote e banheiro com pé direito de 1,90 m de altura.

                                              Segundo o estaleiro, além de bonita a Absolut 28 tem navegação boa e segura até em águas mais agitadas.

                                              O São Paulo Boat Show 2014 acontece no Transamérica Expo Center, de 25 a 30 de setembro.

                                              Fotos: Divulgação

                                               

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                                                Por: Redação -

                                                O navio Mary Maersk, de bandeira norueguesa, acaba de bater o recorde de maior número de contêineres a bordo em uma rota entre a Europa e a Ásia. O mais interessante é que ao deixar o porto de Ageciras, Espanha, carregando 17.603 unidades destas caixas de transporte, ele nem estava operando em sua plena capacidade. A viagem teve início em 21 de julho deste ano e o navio partiu rumo ao porto de Tanjung Pelepas, na Malásia.

                                                O Mary Maersk é o terceiro navio da série Triple-E e tem capacidade total para 18.270 contêineres. Segundo a empresa que administra o navio, o maior desafio que esta embarcação encontra não é na navegação, mas sim no carregamento. O problema é que os portos ainda não estão preparados para carregar um navio com tantos contêineres e tanto o porto da Espanha quanto o da Malásia tiveram que receber melhorias para receber o Mary Maersk.

                                                Ainda segundo a empresa, a vantagem de se ter um navio tão grande é na economia das empresas que precisam exportar seus produtos via oceanos. Na viagem do recorde, um pouco mais da metade dos contêineres estavam vazios, eles foram enviados à Ásia para serem usados lá.

                                                Thorvald Hansen, capitão da enorme embarcação, declarou que ele e sua tripulação estão muito orgulhosos de fazerem parte de um recorde mundial. O capitão ainda informa que a travessia do Canal de Suez foi tranquila e tudo está ocorrendo como o planejado.

                                                Após esta viagem o navio continua operando, mas deve demorar um pouco até conseguir superar o próprio recorde.

                                                Fotos: Maersk Line

                                                 

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                                                  O Jet Tour Sea-Doo deste sábado explora as belezas da ilha de Vitória, que abriga a capital capixaba. O passeio monitorado reúne proprietários de jets de todas as marcas e terá concentração às 9h na curva da Jurema, na altura da Praça da Ciência. A programação inclui, ainda, test drive com os produtos da Sea-Doo nesta sexta-feira (das 10h às 17h) e no domingo (das 10h às 14h), sendo que as atividades fazem parte do Aloha Spirit Festival, evento que reúne diversas modalidades esportivas aquáticas.

                                                  O Jet Tour Sea-Doo promete visuais incríveis da orla capixaba. A partida do grupo está prevista para as 11h de sábado, com direção ao píer da Ilha das Caieiras, onde será a parada para o lanche. Após aguardar a subida da maré, por volta das 14h, o grupo retorna ao mar para completar a volta à ilha.

                                                  “A movimentação está grande para o passeio, que foi muito divulgado na região. Também há bastante procura para o test drive”, antecipou Maria de Fátima Belmudes, da Vitta Náutica, concessionária dos produtos BRP em Vitória, incluindo os jets Sea-Doo. “As motos aquáticas são embarcações perfeitas para explorar as belezas do Espírito Santo, que possui muito mar e canais como opções de lazer. Além de Vitória, lugares como Guarapari e Manguinhos são muito procurados”, concluiu.

                                                  Os interessados em participar das atividades devem efetuar inscrição com a equipe da Vitta Náutica, por meio do telefone 27/3200-3810. A organização do Jet Tour Sea-Doo exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas.

                                                  Foto: Divulgação

                                                   

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                                                    Por: Redação -

                                                    As equipes da Volvo Ocean Race terão um desafio especial: a chamada Leg Zero – em português Perna Zero. O objetivo da regata, com duração de dois dias, será testar todos os protocolos de segurança. Um dos procedimentos será o famoso ‘homem ao mar’ para simular um acidente durante a prova. A regata sairá de Alicante até Palma de Maiorca. A largada será nesta sexta-feira (12) e terá 330 milhas de distância.

                                                    “A Leg Zero é vital para a organização e para as equipes”, explicou o diretor de regata, Jack Lloyd. “A segurança é primordial para nós. Por isso queremos garantir que todas as equipes saibam exatamente o que fazer se as coisas derem errado, como por exemplo, se alguém cair no mar”.

                                                    Talvez esse seja o maior medo dos velejadores. O chefe de controle da Volvo Ocean Race relatou os maiores dramas. “As correntes em algumas partes do mundo são de 7 metros por segundo. Além disso, a temperatura da água em lugares como o sul da Índia não excede 5 graus causando a morte por hipotermia em 12 minutos”.

                                                    Os velejadores também aprovaram a iniciativa. “Será um teste muito importante para nós e uma oportunidade de melhorar e trabalhar em algumas coisas com apenas semanas antes do início da Volvo Ocean Race. A Leg Zero é uma prova real”, falou o italiano Alberto Bolzan, do Team Alvimedica.

                                                    Foto: Rick Tomlinson / Team SCA

                                                     

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                                                      Há um ano, durante o boat show de Cannes de 2013, a Oxygène Yachts apresentou seu catamarã a motor com cúpula de vidro, o Air 77. Desde então, o projeto inovador rodou o mundo e ficou conhecido como o catamarã de cristal. O Air 77 já saiu do papel e, em parceria com a Couach Shipyard, a Oxygène anunciou que a primeira unidade deve ficar pronta em 2015.

                                                      Além da construção do Air 77, o estaleiro está ocupado desenvolvendo uma linha completa, entre 66 e 99 pés, dos catamarãs Air. Os modelos estão sendo apresentados no Cannes Yachting Festival, que acontece até o dia 14 na França. São três novos modelos, Air 66, Air 77W e Air 99.

                                                      Todos têm a característica principal que chama a atenção no projeto inicial, a grande cúpula de vidro que cobre o salão principal.

                                                      Este grande hard top é construído em um tipo de vidro especial que se adapta a intensidade da luz externa. Os vidros duplos tornam-se mais escuros ou mais claros, de acordo com a quantidade de luz solar graças a um processo eletrônico incorporado ao vidro. O coração deste processo é um revestimento eletrocromático e uma corrente de baixa tensão. Quanto mais luz solar, mais o vidro escurece. Isso restringe a entrada de luz e limita a geração de calor Quando a luz solar é fraca, o vidro transparente permite a entrada da luz, otimizando os efeitos benéficos da luz natural.

                                                      Veja as imagens dos três novos modelos ( em ordem 66, 77W e 99) da Oxygène Yachts que estão sendo apresentados em Cannes:

                                                       

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                                                        Mundial

                                                        Por: Redação -

                                                        O Mundial da Isaf (Federação Internacional de Vela) começou para valer na Espanha. Os velejadores já estão medindo todo o equipamento e se concentrando para o início das regatas. Os primeiros a irem para a água serão as classes Laser Radial e Laser Standard, no dia 12, sexta-feira, com Robert Scheidt, Bruno Fontes, Alex Veeren, Fernanda Decnop, Tina Boabaid e Odile Ginaid.

                                                        “Defender o título é a minha principal meta nesta temporada e estou muito confiante em relação ao campeonato. Ter vencido o Mundial de Omã em 2013, aos 40 anos, me deu a certeza de que ainda posso enfrentar a molecada”, disse Scheidt, que tenta o décimo primeiro título mundial da classe.

                                                        As regatas do Laser seguem até o dia 17, com a medal race, em que participam apenas os 10 primeiros colocados e tem pontuação diferenciada, no dia 18.

                                                        Quem também está ansiosa para estrear é a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, líder do ranking mundial da classe 49er FX. As meninas estão na Espanha há mais de uma semana, onde treinam com o técnico Javier Torres.

                                                        “Estamos ansiosas para velejar com tantos barcos, mas ao mesmo tempo estamos tranquilas, pois sabemos que fizemos um bom trabalho até aqui. Não vai ser um campeonato fácil e teremos que ter muita calma. O ideal vai ser manter uma boa média e não vencer todas as regatas”, disse Kahena.

                                                        As regatas do 49er FX começam no dia 15 e seguem até o dia 20, com a medal race no dia 21, último dia do evento.

                                                        Quem quiser, poderá acompanhar as regatas ao vivo através do blog da Isaf. Além disso, durante as regatas finais, será possível acompanhar os barcos através de tracking 2D e 3D e torcer para a equipe brasileira.

                                                        Em todo ciclo olímpico a Federação Internacional promove um evento mundial, que visa definir parte das vagas dos Jogos. Em 2007 ele foi realizado em Cascais, Portugal, e em 2011 em Perth, na Austrália. Para este ciclo a ideia foi adiantar o evento em um ano, dando mais tempo para que cada nação possa definir e treinar os seus representantes.

                                                        Ao todo são esperados mais de 1400 atletas, de 80 países, e aqueles que não conseguirem se classificar terão ainda os mundiais das classes do ano que vem para tentar a tão sonhada vaga.

                                                        A delegação brasileira disputa o Mundial da Isaf com o apoio da CBVela, do COB e do Ministério do Esporte. A CBVela tem patrocínio oficial do Bradesco, apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com a Slam como fornecedora oficial.

                                                        Confira a delegação brasileira no Mundial:

                                                        Laser
                                                        Robert Sheidt
                                                        Bruno Fontes
                                                        Alex Veeren

                                                        Radial
                                                        Fernanda Decnop
                                                        Odile Gnaid
                                                        Maria Cristina Boabaid

                                                        Finn
                                                        Jorge Zarif

                                                        RSX M
                                                        Ricardo Santos
                                                        Albert Carvalho
                                                        Gabriel Bastos

                                                        RSX W
                                                        Patricia Freitas
                                                        Bruna Martinelli

                                                        470 W
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                                                        470 M
                                                        Henrique Haddad e Bruno Bethlem
                                                        Geison Mendes e Gustavo Thiessen
                                                        Tiago Brito e Andrei Kneipp

                                                        49er
                                                        Dante Bianchi e Thomas Lowbeer
                                                        Marco Grael e Gabriel Borges

                                                        FX
                                                        Martine Grael e Kahena Kunze
                                                        Juliana Senfft e Gabriela Nicolino

                                                        Nacra
                                                        Samuel Albrecht e Geórgia Rodrigues
                                                        João Bulhões e Juliana Mota

                                                        Foto: Fred Hoffmann/CBVela

                                                         

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                                                          10/09/2014

                                                          A Beneteau, segunda maior fabricante de barcos de passeios do mundo, leva ao São Paulo Boat Show a bela Gran Turismo 35, ou GT 35. Com cockipt amplo e plataforma de popa com espaço gourmet a GT 35, derivada da GT 34, foi desenvolvida para agradar aos brasileiros.

                                                          Com casco ligeiramente maior do que a GT 34, a 35, segundo o estaleiro, tem melhor navegabilidade do que o modelo anterior. A embarcação tem capacidade para 12 pessoas em passeios diurnos e aceita motorização diesel ou gasolina, sempre de centro-rabeta.

                                                          O São Paulo Boat Show acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                                                           

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                                                            A Ferretti Group apresentou sua nova lancha de 65 pés, a 650 é a primeira da nova linha de lanchas de até 70 pés do renomado estaleiro italiano. A lancha foi inspirada no modelo 620, mas recebeu tem design mais moderno, como a área de vidro que integra as janelas da cabine. Outro atrativo é o flybridge com desenho que acompanha o casco.

                                                            A plataforma de popa submergível podendo ser baixada por até um metro dentro da água e também funciona como um tender lift, podendo levantar um bote de até 3 metros.

                                                            A 650 tem versão HT e interior personalizável. O estaleiro ainda desenvolveu uma versão dedicada ao mercado asiático, a principal diferença nesta versão é a posição da cozinha que fica no convés inferior. A solução sacrifica um camarote e deixa mais espaço livre no convés principal.

                                                            A lancha está sendo apresentada no boat show de Cannes que segue até o dia 14, na França.

                                                            Fotos: Ferretti/Divulgação

                                                             

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