Euforia

Por: Redação -
21/08/2014

Foi uma semana de alegria e descanso para o Abu Dhabi após a vitória da Round Britain and Ireland Race. A equipe de Ian Walker superou outros quatro adversários na prova e ainda por cima quebrou o recorde da regata. O time árabe evita a euforia após o desempenho recente. O que vale, segundo Ian Walker, é a Volta ao Mundo que começa em 4 de outubro. “Apesar do resultado, nós temos que melhorar bastante. O nosso foco principal será sempre a Volvo Ocean Race e nossa preparação vai seguir nessa linha”.

Mas, a regata britânica não foi nada fácil. Dois integrantes da tripulação de Ian Walker sofreram com as condições da prova, que mais pareceu uma montanha russa com ondas grandes e vento rondado durante as 1.800 milhas náuticas: Justin Slattery saiu com edema na costela e Phil Harmer feriu a mão.

O time espanhol – que deve anunciar o nome na próxima semana – e o Dongfeng, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, também consideraram o desafio válido, principalmente para o aprendizado dos tripulantes mais novos. “Foram os dias mais intensos da minha vida”, resumiu Jiru Yang (‘Wolf’), do Dongfeng. O velejador é um dos quatro chineses a bordo do time vermelho.

Quarto colocado na regata, o Team Alvimedica aproveitou para dar bagagem ao grupo, o mais novo da Volvo Ocean Race. “As condições foram difíceis, mas tudo foi um bom teste”, disse Charlie Enright.

As meninas do Team SCA, que chegaram em quinto, continuam treinando a parte física para não fazer feio durante os nove meses de regata.

O Team Brunel, por sua vez, não correu a Round Britain ficando na base de treinamento de Lanzarote. Os caçulas da Volvo Ocean Race, o Team Vestas Wind, se concentraram no lançamento do barco e nos testes de segurança.

Foto: Francisco Vignale

 

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    Charter à francesa

    Por: Redação -

    A Wind Charter, empresa de charter de Paraty, começa hoje as operações com o novo catamarã Lipari 41, da Fountaine Pajot, único deste modelo no Brasil. O veleiro veio direto da França e está totalmente equipado para receber os interessados pelos passeios a bordo entre Angra dos Reis e Paraty.

    O Lipari 41 é um catamarã de passeio com dois banheiros, quatro camarotes, com acomodações para até oito pessoas mais o skipper (que possui camarote exclusivo). Sua área de convivência na popa é bastante ampla com duas salas e uma cozinha.

    Para facilitar a navegação o barco vem equipado com eletrônicos da Garmin de última geração e um bote inflável de fundo rígido, que facilita o embarque e desembarque nas praias mais gostosas do litoral sul fluminense.

    Veja o vídeo e conheça um pouco mais deste catamarã:

    Foto: Divulgação/Fountaine Pajot

     

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      70%

      Por: Redação -

      A Clipper Race, regata de volta ao mundo formada por velejadores não profissionais, está sendo preparada para a edição 2015-16. Segundo a organização, 70% das vagas já foram preenchidas. O evento tem 40 mil milhas náuticas e 11 meses de duração, um desafio e tanto para quem não vive da vela.

      Mais de 400 tripulantes  se inscreveram de 28 nacionalidades diferentes, incluindo o Brasil. Os barcos utilizados, mais uma vez, serão os Clipper 70.

      Foto: Divulgação

       

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        Suécia

        Por: Redação -

        A equipe sueca do Artemis Racing foi apresentada oficialmente ao público em Estocolmo, na Suécia, pelo CEO do sindicato, Torbjörn Törnqvist. Para 2017, o barco terá novos membros, entre eles os velejadores suecos Fredrik Lööf e Max Salminen, campeões olímpicos na classe Star em Londres 2012.

        Frederik Lööf, por sinal, é um dos mais bem sucedidos velejadores suecos de todos os tempos, com medalhas olímpicas e participação na Volvo Ocean Race. “Vencer a America’s Cup e trazer o troféu para a Suécia pela primeira vez será muito especial”, contou Lööf.

        O Artemis Racing será representado pelo Kungliga Svenska Segel Sällskapet (KSSS), Royal Swedish Yacht Club, para sua segunda campanha na regata.

        Foto: Divulgação

         

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          No Sul

          Por: Redação -
          20/08/2014

          A luxuosa embarcação de 22 metros da Azimut Yachts será uma das grandes atrações do Festival Náutico Tedesco Marina – o maior do gênero do sul do Brasil – que acontece entre 5 a 8 de setembro em Balneário Camboriú. A lancha começou a ser fabricada no país no ano passado, na filial brasileira do Grupo italiano Azimut-Benetti – localizada na cidade catarinense de Itajaí – e já é sucesso de vendas.

          Direcionada a um público que preza por conforto, sofisticação e desempenho, a Azimut 70 é destaque tanto pelo seu design exclusivo e espaços exteriores quanto interiores. Seu flybridge de 30m² é o maior da categoria. O deck inferior é composto por quatro cabines e quatro banheiros, que acomodam confortavelmente oito pessoas, além do amplo salão principal com sala de estar, jantar e cozinha. A decoração carrega toda a excelência do estilo italiano, com mármore nos banheiros, couro e tecidos de alto padrão, sem falar na alta tecnologia em equipamentos de navegação nas cabines de comando.

          A Azimut 70 está equipada com dois motores MAN V12 Commonrail de 1360 hp cada, que alcançam 28 nós de velocidade de cruzeiro e 32 nós de velocidade máxima.

          Além da Azimut 70, a marca italiana apresentará outras duas embarcações fabricadas na unidade de produção brasileira, os modelos Azimut 60 e Azimut 48.

          Foto: Divulgação

           

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            Joana II: a última lancha de Senna

            Por: Redação -

            Aparentemente, esta Panther 33 não tem nada de diferente do que é possível encontrar em uma lancha desse modelo, fabricada na década de 1970 pelo estaleiro Intermarine. Mas ela tem um diferencial: pertenceu ao gênio, herói e mito Ayrton Senna da Silva, piloto tricampeão de Fórmula 1, que hoje completaria 57 anos. E isso faz da Joana II — esse é o nome desta joia — uma lancha rara e muito especial até hoje. Um barco de valor histórico e — para seu atual proprietário e primo de Senna, Fábio da Silva Machado — sobretudo sentimental.

            Foto: Otto Aquino.

             

             

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              GT Boats

              Por: Redação -

              O representante do estaleiro paulista GT Boats, Alvaro Guidotti, visitou a redação de NÁUTICA na noite de ontem (terça-feira) para apresentar a nova lancha da fabricante, a GT 26.

              Fruto da parceria entre a GT Boats e o designer Fernando de Almeida, a GT 26 é um barco com dois propósitos: pesca ou passeio. O comando central comando protegido por um pequeno HT e o cockpit espaçoso agrada qualquer pescador. Já os muitos bancos da popa vão conquistar os convidados que saírem para dar um passeio na lancha de 26 pés com motorização de popa ou centro-rabeta.

              O estaleiro ainda garante que a lancha tem ótima navegabilidade e casco cortador de ondas insubmergível.

              Fotos: Divulgação

               

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                Cimitarra 440

                Por: Redação -

                A nova Cimitarra 440 é derivada da já conceituada lancha do estaleiro de 41 pés, a Cimitarra 410. O novo modelo já foi apresentado aos clientes e a lancha chega ao salão paulista com 20 unidades vendidas. O São Paulo Boat Show deste ano será a primeira oportunidade para ver esta lancha pronta.

                Com grande praça de popa, que facilita a circulação a bordo, a lancha ainda tem espaço para seis pessoas em pernoite e dois banheiros.

                A Cimitarra 440 é um dos modelos do estaleiro que tem o conceito Sundeck, que une a comodidade de um grande teto solar com um pequeno flybridge.

                O São Paulo Boat Show 2014 acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                Imagem: Divulgação

                 

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                  Wake Park World Series

                  Por: Redação -

                  O mês de setembro será um marco para o wakeboard brasileiro. Pela primeira vez o Brasil será sede de uma etapa do WPWS (Wake Park World Series). O local escolhido foi o Naga Cable Park, em Jaguariúna, interior de São Paulo, bastante conhecido pelas competições de Wake cable.

                  O Mundial de Wake Park acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro e fará parte da plataforma Wake Expo que a partir de agora reunirá diversas atividades relacionadas ao esporte. Além dos melhores atletas do mundo disputando o mundial, o público ainda poderá ter acesso a expositores do segmento como a Demo Day com testes de lançamentos das pranchas de wakeboard, wakeskate e Stand up Padlle, estreias de filmes, entre outras atrações.

                  Alguns dos principais atletas do ranking mundial já confirmaram a vinda para o Brasil como o americano Tom Fooshee (atual campeão mundial), o tailandês Daniel Grant e o australiano James Windsor. Entre os brasileiros estará na disputa uma das maiores promessas do esporte, o atleta local Pedro Caldas, de 14 anos. Outros atletas já confirmados são Marcelo Giardi, o Marreco, Deco Rondi, Gustavo Machado Alemão, Vitinho Cordeiro e Felipe Miyamoto.

                  “Em 2013 adquirimos os direitos para que uma das etapas do Mundial de Wake Park viesse para o Brasil. Com isso realizamos um sonho de ter os dois maiores campeonatos de wakeboard do mundo em nosso país. Paralelo a isso surgiu a necessidade de uma plataforma maior e única para ser a referência para os eventos e que permitisse a realização de diversas outras atividades ao longo do ano e, então, criamos o Wake Expo”, explica Bruno Dib, fundador da Dibbra, agência responsável pela organização do evento.

                  Em breve a programação oficial do Wake Expo será divulgada.
                  Foto: Divulgação

                   

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                    JK

                    Por: Redação -

                    A Semana JK de Vela está marcada entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, no Iate Clube de Brasília, e promete atrair muitos barcos para o Lago Paranoá. Serão várias opções de classes em disputas e eventos simultâneos, como o Brasileiro de Star. A organização espera mais de 100 monotipos e 50 de oceano. Além das regatas, apresentações culturais estão programadas para o período.

                    “O campeonato sempre foi clássico, uma homenagem ao nosso ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi o idealizador do Iate Clube. Dessa vez nós ampliamos ainda mais a nossa agenda, com torneios de monotipos para atrair ainda mais velejadores para Brasília. Introduzir o conceito de uma semana de vela de alto nível é a grande novidade para 2014”, disse Maurício Albuquerque, diretor do Iate Clube de Brasília.

                    O evento será divido em quatro, começando com os Oceanos, que irão para água nos dias 30 e 31 de agosto. De 1 a 3 de setembro será realizado o Brasileiro Jr da classe Star, que será realizado pela primeira vez na história. O Brasileiro principal, com nomes de peso na raia, será disputado de 4 a 7 de setembro. Dias 6 e 7 também estarão na raia os monotipos, incluindo Dingue, Laser, Snipe e Optimist.

                    Foto: Marcos Méndez/SailStation

                     

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                      O submarino Tikuna S-34, da Marinha do Brasil, parou em Itajaí, Santa Catarina, para passar por reparos após uma viagem entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina. Um buraco apareceu na estrutura nesta segunda-feira (18) e os militares recorreram à mão de obra especializada na cidade. A avaria não prejudicou a navegabilidade do submarino.

                      A viagem do Tikuna para Itajaí foi de treinamento da tripulação, que fica na base, no Rio de Janeiro.

                      Foto: Marcos Porto / Blog Guarda-sol

                       

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                        Marina Ribeira

                        Por: Redação -
                        19/08/2014

                        O Grupo BR Marinas vai inaugurar mais um complexo náutico para os seus clientes e turistas, a Marina Ribeira, em Angra dos Reis, que abrirá suas portas a partir do próximo dia 30 de agosto. A nova instalação do maior grupo administrador de marinas do Brasil oferecerá aos seus usuários 128 vagas secas e 40 vagas molhadas, para embarcações de até 90 pés. Com instalações de padrão internacional, a operação interna da Marina Ribeira será realizada com o que existe de mais moderno no setor. A movimentação das embarcações será realizada por forklifts e travellifts, equipamentos que garantem mais agilidade e segurança nas manobras dos barcos. As modernas máquinas permitem ao usuário retirar e colocar os barcos na água em até 10 minutos.

                        Localizada em um ponto estratégico da baía da Ribeira, próxima à Rodovia Rio Santos, entre as marinas de Bracuhy e Piratas, o novo polo náutico fica a menos de cinco minutos do aeroporto municipal de Angra dos Reis. De carro, o usuário poderá chegar ao Rio de Janeiro em apenas 2 horas e em São Paulo em somente 4 horas. A Marina Ribeira contará com lojas de conveniências e abastecimento para as embarcações, além da presença de hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados, oficinas de manutenção, salão de beleza e condomínios na região. A chegada da nova instalação náutica representa uma valorização dos imóveis do entorno em cerca de 15%. Entre empregos diretos e indiretos, a Marina Ribeira vai gerar 125 novos postos de trabalho na região.

                        A Marina Ribeira é facilmente acessível por terra, mar e pelo ar. De carro, o acesso acontece pela BR 101 (Rodovia Mario Covas), no quilômetro 474, através do trevo de acesso à Ribeira, seguindo pela Rua da Gipóia. De barco, o acesso existe pelo canal dragado nas coordenadas 22° 57′ 55,00″ S / 044° 18′ 32,00″. Já de avião ou helicóptero, o pouso poderá ser efetuado no aeroporto de Angra dos Reis, bem próximo ao local (cerca de 5 minutos). Informações pelo telefone 21/2512-7070 ou site www.brmarinas.com.br.

                        Foto e informações: assessoria de imprensa

                         

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                          Hanse 575

                          Por: Redação -

                          Lançado mundialmente no Salão de Düsseldorf, há dois anos, o Hanse 575, veleiro alemão projetado pelo conceituado estúdio Judel/Vrolijk, é um sucesso já com mais de 120 unidades vendidas. NÁUTICA teve a oportunidade de testá-lo durante o Rio Boat Show 2014, em uma bela tarde com ventos de 10 a 12 nós. Unindo sofisticação e conforto usualmente encontrados em barcos bem maiores e mais caros, o Hanse 575, que concorre no Brasil apenas com outros veleiros importados, como o também alemão Bavaria Cruiser 56 e os franceses Beneteau Oceanis 55 e Jeanneau 57, tem um dos melhores desempenhos dentro da sua categoria, a de cruzeiros rápidos.

                          Muito bonito e funcional, esse barco apresenta nada menos do que seis versões de cabine, com até cinco camarotes e três banheiros, além de uma pequena cabine para um marinheiro no lugar do paiol de velas na proa, cujo acesso fica no convés e é feito através de uma gaiuta bastante grande, o que pode ser uma opção bem interessante para quem busca um barco para uso em charters. Esses são apenas alguns de seus muitos atrativos.

                          Descubra todos os atrativos deste veleiro no teste da edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014.

                          Foto: Mozart Latorre / Texto: Norberto Marcher Mühle

                           

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                            Illusion I

                            Por: Redação -

                            O próximo Mônaco Yacht Show foi eleito como o palco ideal para o lançamento do Illusion I, o novo 58 metros M/Y que consolida a Benetti na categoria de embarcações com mais de 40 metros de casco de deslocamento.

                            O design externo do iate é o belo resultado da cooperação entre a equipe de projetos da Benetti e o proprietário que teve sua própria equipe de design para assessorá-lo. Assim nasceu o Illusion I, que tem quatro pavimentos, além de um sun deck. Projetado para uso em chaters, ele também servirá de iate particular para o proprietário, graças a um esquema de cinco camarotes, além do camarote de uso exclusivo dos proprietários, o que lhe confere uma capacidade total de 12 + 1 passageiros.

                            O deque inferior é para os convidados. Na popa, há uma área de praia com bar amplo e acabamento elegante. A área de praia é separada da garagem, que abre lateralmente para o lançamento e recuperação de um barco de apoio e de dois jets. Há também espaço generoso na garagem para roupas e equipamentos de mergulho. Para além das salas de máquinas, está o camarote exclusivo. Localizado a meia-nau, ele tira proveito dos quase onze metros do feixe. O banheiro impressiona e está posicionado na extremidade lateral, oferecendo uma vista privilegiada. Na mesma plataforma, mas completamente separados, estão os alojamentos da tripulação, com quatro camas de solteiro e uma de casal para o engenheiro-chefe, cada uma com seu próprio banheiro. Há acesso independente para todos os pavimentos dos quartos da tripulação, garantindo o máximo de privacidade para os clientes e o aumento da eficiência da tripulação em serviço.

                            No deque principal está o cockpit, a porta de entrada deste iate. Espaçoso, é composto por um grande sofá em forma de C, mesa de café e bar de canto completo. O salão principal é amplo, ventilado e bem iluminado — as paredes são totalmente em vidro e enchem a sala de luz natural. E para mais iluminação, no convés, as bordas em frente das janelas foram reduzidas e a sensação que se tem é que o mar faz parte do ambiente.

                            O design do interior foi idealizado pelo proprietário em colaboração com o escritório Benetti. Toda a iluminação a bordo, seja interna ou externa, é feita por um sistema de LED.

                            Seguindo a tradição Benetti, o deque inferior é dedicado exclusivamente aos sistemas do iate. Incluindo a sala de máquinas e uma grande sala refrigerada com geladeiras, icebox, além de uma área reservada exclusiva para os sistemas de informação e entretenimento a bordo e uma ampla lavandaria. Há também um elevador de serviço que liga esta plataforma com o convés principal.

                            O Illusion I alcança 12 nós em velocidade de cruzeiro e seu tanque com capacidade para 115.000 litros de combustível proporciona uma autonomia de 5.000 milhas náuticas, o suficiente para atravessar o Atlântico Sul da África ao Brasil. Os motores são dois Caterpillar 3512C Twin Cat, de 1836 hp cada.

                            O Illusion I é um iate projetado para fornecer o máximo de conforto possível no mar, com recorde de baixos níveis de ruído e vibração.

                            Fotos: Benetti/Diculgação

                             

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                              Pedrinho

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                              Pedro Correa começou bem a Olimpíada da Juventude, em Nanquim, na China. O velejador da classe Byte está na liderança do evento após quatro regatas. O atleta venceu uma prova e manteve boa média nas demais. São 16 pontos de vantagem para o croata Zivanovic. Ao todo são 30 velejadores jovens na categoria.

                              É a terceira experiência internacional relevante do atleta. Em 2013, o velejador de 16 anos conquistou a medalha de prata nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Lima, no Peru, competindo na classe Laser 4.7. Em abril deste ano, mesmo com o braço fraturado, Pedro ficou em 14º lugar no Mundial de Byte na Itália, entre os 40 melhores velejadores da classe no planeta. O campeonato foi adotado como seletiva para os Jogos de Nanquim pela maioria dos países.

                              Enquanto isso, a carioca Natascha Boddener, outra representante na categoria, pulou para a sétima colocação, competindo com mais 29 velejadores.

                              Foto: Divulgação

                               

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                                Nos dias 13 e 14 de setembro a WildMed vai promover no Yacht Club de Santo Amaro, em São Paulo (SP), um curso de primeiros socorros para quem pratica atividades ou aventuras outdoor de curta duração em áreas remotas. A ideia é ensinar uma introdução aos conceitos médicos gerais e suporte básico de vida. As inscrições já estão abertas e os valores são R$ 542,00 até 29 de agosto.

                                Foto: Divulgação

                                 

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                                  Trio

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                                  O trio Claudio Biekarck, Gunnar Ficker e Eduardo Melchert conquistou a vaga do Brasil para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que serão disputados em Toronto. A equipe ficou no 12º lugar no Norte Americano de Lightining, disputado em Sail Sheboygan, nos Estados Unidos. Mais de 100 barcos disputaram o evento.

                                  Cláudio Biekarck é o maior medalhista da vela brasileira em Jogos Pan-Americanos. Em 2011,  faturou sua oitava medalha. Ao todo são uma de ouro, três de prata e quatro de bronze.

                                  Mais um evento da Lightning está marcado para este mês. A partir do dia 23, os atletas devem disputar o Campeonato Paulista.

                                  Foto: Chris Gribble

                                   

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                                    A equipe de Vela Jovem do Yacht Club Santo Amaro recebeu neste fim de semana o mais ilustre atleta olímpico de todos os tempos. Ídolo dos adolescentes e associados do YCSA, o bicampeão olímpico Robert Scheidt foi ao clube da Represa Guarapiranga, onde começou a velejar aos cinco anos, e passou informações e orientações que podem colaborar na evolução dos 40 integrantes da equipe.

                                    O sonho olímpico dele começou em 1986 quando o pai, Fritz Scheidt, comprou um adesivo dos Jogos de 92, que seriam disputados em Barcelona, e colou na porta do quarto do futuro campeão. Robert não correu na olimpíada espanhola. A Laser não fez parte do programa olímpico. No Brasil, quem dominava a classe era o carioca Peter Tanscheidt. “Ele era considerado imbatível no País. Para conquistar a classificação para Atlanta em 96, precisei acreditar que ninguém é invencível. O Peter foi importante para me mostrar o caminho da superação”, recordou Robert.

                                    Antes de chegar ao ouro na Laser, logo em sua primeira olimpíada, nos Estados Unidos, passou por experiências em outras classes. “Aos 13 anos, já estava muito grande para permanecer na Optimist. Comecei a velejar de Snipe. Meu pai foi meu proeiro, meu irmão também foi, mas não dava certo. Era só briga e confusão dentro do barco. Assim mudei para a Laser, em que mais trade iniciei minha carreira.

                                    “Lembro-me dos meus sete anos, quando o Alex Welter retornou dos Jogos de Moscou e chegou ao YCSA em carro do corpo de bombeiros com a medalha de ouro. Eu pedi um autógrafo e fiquei feliz da vida. Agora chegou a minha vez de passar uma mensagem positiva e com essa troca de energia eu também aprendo”, considerou Robert antes do encontro com os jovens atletas. “Quero mostrar que um sonho pode se tornar realidade e agradecer à Audi por proporcionar essa oportunidade única aos velejadores do YCSA”.

                                    Foto: Divulgação

                                     

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                                      Por: Redação -
                                      18/08/2014

                                      Um dos maiores símbolos dos rios da Amazônia, o boto cor-de-rosa, está sendo caçado para virar isca de peixe e estima-se que a população deste cetáceo está diminuindo a um ritmo de 10% ao ano.  A comunidade científica e os ambientalistas já entraram em alerta para conscientizar população e autoridades sobre o problema.

                                      O boto serve como isca na pesca do piracatinga, pouco consumido no Brasil, mas muito apreciado na Colômbia. Por isso a ONG “World Animal Protection” entregou, no último dia 11, um pedido à ministra colombiana de Relações Exteriores, María Ángela Holguín Cuellar, para que suspenda a importação da piracatinga brasileira, cuja pesca é a maior responsável pela morte do boto cor-de-rosa da Amazônia.

                                      Juntamente com a carta, a ONG lançou uma petição online solicitando apoio da população dos países latino-americanos para que a Colômbia tome uma atitude em prol do maior golfinho de água doce do mundo. A petição pode ser acessada por meio do link: www.worldanimalprotection.org.br

                                      Saiba como este incrível mamífero se tornou isca na reportagem da edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014.

                                      Foto: Marcio Lisa / Informações: NÁUTICA e World Animal Protection

                                       

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                                        Por: Redação -

                                        Lendo e relendo as estatísticas recentes do mercado americano de construção de barcos, e os comentários associados a estas informações, notei que existe grande chance de que a tendência de recuperação do mercado náutico americano tenha começado. O problema é que números estatísticos são confiáveis quando você sabe quem está por trás da pesquisa. Se a pesquisa é auditada existe maior chance dos números mostrarem uma determinada tendência, mas é difícil de acreditar que por uma simples amostragem seja possível aceitar a validade de todos os números.

                                        Se eu disser, por exemplo, que na raia da baía de Guanabara, onde serão corridas as regatas da próxima Olimpíada, 70% das rondadas de vento vem da direção leste, não quer dizer que na dúvida eu tenha que ir para o lado esquerdo da raia. A mudança de direção do vento depende da frequência dos ventos, direção da corrente, temperatura da água, altura da maré e vários outros fatores. Aceitar um número impresso como parâmetro estatístico para uma decisão pode ter consequências drásticas.

                                        Entretanto, lendo o resumo da pesquisa publicada recentemente é possível notar sinais de recuperação da indústria náutica americana, que foi tremendamente afetada com a crise de hipotecas de 2008, gerada no próprio país. Os primeiros 6 meses do ano seguinte amargaram a redução da capacidade produtiva da fabricação de barcos em quase 70%. O recorde de produção de barcos novos em 2007 foi de 280.000 unidades e neste ano a fabricação de novos modelos ainda vai estar 40% abaixo do valor pré-crise. Se tudo correr bem, como as projeções estatísticas mostram que em 2014 serão fabricados 180.000 barcos.

                                        Mas isto não quer dizer que o sol está brilhando para todo mundo. Os americanos têm hoje mais de 1.100 construtores de barcos e iates e, analisando com mais detalhes as estatísticas, o volume de barcos com motor de popa acima de 25 pés construídos em fibra de vidro ainda está 50% abaixo do valor de 2007, e os barcos fabricados em fibra de vidro com motores de rabeta, 70% abaixo. A razão pela preferência de barcos com motor de popa vem dos avanços tecnológicos deste tipo de propulsão e um menor custo inicial de instalação.

                                        A maior parte da recuperação do mercado americano vem no segmento de barcos para a classe de idade e de consumo mais alta, que cobrem barcos do tipo pontoon fabricados em uma combinação de alumínio e fibra de vidro. A venda de barcos entre 40 e 60 pés ainda está bem abaixo dos níveis de cinco anos atrás, embora este mercado não possa ser ignorado por muitos fabricantes, pois pertencem a uma linha de produtos que produzem uma maior margem de lucro do que a de barcos menores.  Neste mercado estão inseridos fabricantes europeus, principalmente italianos, que ainda amargam duras perdas na Europa.

                                        Se o mercado de barcos a motor mostra alguma recuperação, o segmento de veleiros ainda está no centro de uma calmaria, sem vento e sem nenhuma possível brisa no horizonte. A quantidade de barcos a vela produzidos e vendidos em 2013 foi 13% menor que no ano anterior, embora este valor seja de aproximadamente 6.000 unidades, que é incomparavelmente maior do que a produção deste segmento no Brasil. Fabricantes americanos e europeus (instalados nos Estados Unidos) disputam, rajada por rajada, este negócio que vem mostrando sinais de fraqueza ano a ano.

                                        Já o mercado de barcos de pesca, muito popular há muitos anos por aqui e nos Estados Unidos, é um dos segmentos com maior prosperidade, apresentando números significativos no aumento de vendas. Alguns construtores informaram um aumento de vendas superior a 10% em relação ao ano passado. Muitas marcas modernizaram sua linha de produtos e a maioria desses barcos utiliza motores de popa, com um custo de aquisição e instalação menores que os de rabeta e centro. Os ganhos de produtividade foram tão expressivos que forçou um dos maiores fabricantes de barcos a vela, com sede na França, a adquirir quatro marcas americanas de barcos a motor (Four Winns, Glastron, Wellcraft e Scarab). Alguns fabricantes tradicionais deste mercado, normalmente com um barco de comprimento médio de 25 pés, têm projetos para a construção de novos modelos entre 30 e 42 pés, o que reflete o aumento de procura deste tipo de produto.

                                        Durante os últimos três anos, a NMMA (Associação Americana dos Construtores de Barcos) tem investido de forma obstinada para conseguir elevar o número de produção e faturamento do mercado americano, gerando mais empregos e garantindo a recuperação do segmento náutico. Nos Estados Unidos, o mercado náutico emprega mais de 350 mil pessoas e gera um impacto na economia americana de mais de 36 bilhões de dólares.

                                        Foto: Divulgação

                                         

                                        Jorge Nasseh é especialista em construção e composites e costuma viajar os quarto cantos do mundo em busca de novidades no meio náutico

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                                          O fim de semana foi de festa em Mangaratiba, Rio de Janeiro, com a realização do primeiro Yacht Weekend, evento da Yacht Collection que reuniu barcos, automóveis, helicópteros, música e gastronomia no cenário paradisíaco do Portobello Resort e Safári.

                                          A Yacht Collection, dealer oficial das renomadas marcas de barcos de luxo e lazer, Azimut-Benetti e Sea Ray, reuniu clientes e convidados para passar um fim de semana especial com boa música e produtos exclusivos.

                                          Durante o evento os convidados puderam conhecer e visitar modelos dos barcos Azimut e Sea Ray que ficaram expostos, como as Azimut 38, 43, 60, 64, 70 e 82 e as Sea Ray 350, 395 e 510 Express.

                                          A Yacht Collection levou além de barcos, automóveis e motos da Autokraft, concessionária BMW do Rio de Janeiro, já para os amantes de aventuras, a Quadricenter levou os quadriciclos Can-am e jets Sea-Doo.

                                          Os clientes e convidados também conheceram dois empreendimentos imobiliários Porto Belíssimo da construtora Calçada, que tem projetos da arquiteta Ana Lúcia Jucá, e o primeiro Hotel Fashion da categoria premier, assinado pela estilista Glória Coelho, um empreendimento comercializado com exclusividade pela Brasil Brokers.

                                          O Yacht Weekend contou, ainda, com a parceria do Banco Alfa, Safe Boat, Stella Artois, Juxx e After Drink.

                                          Veja as fotos do evento:

                                          Fotos: Divulgação

                                           

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                                            Soling

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                                            As equipes de Nehm e Hartmann velejaram sempre próximas uma da outra na disputa pela liderança da competição. Nada mais certo neste torneio que o duelo de timoneiros fosse entre descendentes germânicos. Na única regata realizada neste domingo no Guaíba a equipe do Don’t Let Me Down cruzou a linha de chegada em primeiro e o Bossa Nova em segundo, mas na classificação final as posições ficaram invertidas.

                                            “Hoje fomos para raia sabendo que o tempo permitiria somente a disputa de uma prova e por isso apenas administramos o resultado na água. Chegamos a velejar na frente, depois o Cícero arriscou um pouco mais e nos passou, mas naquela condição tínhamos o título em nossas mãos. Foi uma competição legal, pena que não saiu todas as regatas do torneio”, comentou o timoneiro George Nehm.

                                            As condições do tempo não colaboraram com o Troféu. No sábado, o vento apareceu fraco muito rondado, o céu nublado e caiu uma garoa. No domingo o céu abriu, mas o vento entrou somente na metade da tarde, mas manteve-se firme na direção sul com média de 8 nós de intensidade. O Troféu teve apenas três regatas realizadas com a participação de nove barcos.

                                            A premiação foi realizada no início da noite no salão social do Clube com a presença da Comodoria, do presidente do Conselho Deliberativo, Newton Aerts, representantes da Comissão Executiva das Comemorações dos 190 anos da Imigração Alemã no Brasil, Silvio Aloysio Rockenbach, Hans Peter Gerwy, representante da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, capitão-tenente Darcy Dalbon, presidente da Associação das Federações Esportivas do RS, Nelson Ilha, vice-presidente da FEVERS, Paulo Ruano, comodoro do Iate Clube Guaíba, Vanderlei Valdir Wacholz.

                                             

                                            Fotos e informações: Ricardo Pedebos/VDS/ Divulgação

                                             

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                                              As lanchas Boston Whaler já fazem sucesso aqui no Brasil e por isso o estaleiro aproveita o São Paulo Boat Show 2014 para apresentar mais um modelo, a 345 Conquest. A lancha tem casco insubmergível e cabine confortável para um casal e espaço para outras duas pessoas em pernoite. Já para as pescarias ou passeios diurnos, a lancha tem cockpit para 14 pessoas.

                                              O modelo é equipado com três motores de popa de 250 hp cada e ainda pode vir com sistema de pilotagem por meio de joystick.

                                              O São Paulo Boat Show 2014 acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                                              Fotos: Divulgação

                                               

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                                                Voluntário

                                                Por: Redação -

                                                Prepare-se! A partir do dia 28 de agosto, o Comitê Organizador dos Jogos de 2016 abrirá o processo de inscrição para voluntários na vela. Para aqueles que gostariam de participar dos Jogos de 2016, basta acessar o site www.rio2016.com/voluntarios. Quem quer trabalhar na modalidade é preciso enviar uma mensagem com o pedido e aguardar um código especial para ser identificado por Walter Boddener, que cuida da área.

                                                “Agora a responsabilidade aumentou, fazer um Evento Teste de 2015 melhor ainda e em 2016, jogos memoráveis”, disse Walter Boddener.

                                                Foto: Divulgação

                                                 

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                                                  A Semana de Vela de Santa Catarina ganha cada vez mais adeptos e o sucesso da edição deste ano motivou os organizadores do Iate Clube Veleiros da Ilha. Em 2015, o evento ocorre entre 30 de janeiro e 8 de fevereiro na praia de Jurerê, em Florianópolis. Mais uma vez, os veleiros da classe C30 serão os destaques da competição.

                                                  “A Semana de Vela de Santa Catarina é um dos melhores campeonatos que temos em nosso calendário. A raia de Jurerê é uma das melhores do Brasil sem sombra de dúvida, propiciando velejadas incríveis com todas as intensidades de vento. Nível técnico muito alto, reunindo alguns dos melhores velejadores do Brasil. Para mim é sempre uma prazer muito grande”, disse Marcelo Massa, comandante do CA Technologies Loyal.

                                                  Foto: Reprodução

                                                   

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                                                    As regatas dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China, começam hoje. A equipe brasileira aproveitou a véspera para realizar os últimos ajustes antes das provas. A regata de abertura, que não vale pontos para o campeonato, serviu para testar a raia chinesa. Como superstição, o velejador Pedro Corrêa não completou a prova, mesmo estando em segundo lugar a maior parte do tempo. As classes do evento são Byte e Techno.

                                                    Maria Hackerott, técnica da delegação vela, falou sobre o dia. “Daniel, Natascha Boedner e Pedro Corrêa entraram na água concentrados. Orientei que ficassem atentos ao máximo, que pensassem na regata desde o momento de montar o barco, até cruzar a linha, que levassem a regata treino a sério. Fui assistir a regata no bote junto com os treinadores dos países da América do Sul, eram dois argentinos, um uruguaio, um francês e um peruano. Todos muito queridos e atenciosos”.

                                                    Foto: Acervo pessoal/Maria Hackerott

                                                     

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                                                      Sea Ray 510 Fly

                                                      Por: Redação -
                                                      17/08/2014

                                                      Bonitas e bem construídas, as lanchas da Sea Ray, produtora de modelos de 19 a 65 pés e principal marca do maior grupo náutico do mundo, o americano Brunswick, são as mais vendidas no Estados Unidos na categoria de médio porte. Mas quem está na frente tem q manter a liderança e, para isso, o estaleiro, que tem uma filial em Santa Catarina, onde produz suas lanchas cabinadas de 37,5 e 39,5 pés, modernizou os seus barcos, aproximando-os dos seus congêneres europeus e colocando-os em sintonia com o que de melhor existe no atual design náutico no mundo.

                                                      A nova Sea Ray 510 Fly, lançada no mercado americano no fim do ano passado, é fruto dessa estratégia. Elegante e com três camarotes amplos – um deles ocupando toda a boca à meia-nau -, ela estreou no Brasil em abril. O modelo testado, com dois motores Cummins de 705 hp cada, com eixo e pé-de-galinha, custa cerca de US$ 2,225 milhões, já equipada com eletrônicos, bow e stern thruster (propulsores laterais para manobras) e uma gostosa plataforma de popa submersível.

                                                      O teste completo desta lancha está edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014. Compre seu exemplar e saiba como a Sea Ray 510 Fly se comportou em nosso teste.

                                                      Texto: Marcio Dottori / Foto: Divulgação

                                                       

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                                                        America’s Cup

                                                        Por: Redação -

                                                        A última terça-feira, dia 14, foi emocionante para a equipe de Ben Ainslie, multi medalhista olímpico e chefe da equipe britânica que vai entrar no desafio da próxima America’s Cup. A base da equipe, que está sendo construída em Camber, Portsmouth, foi notícia em todos os jornais da Europa graças à descoberta de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial na área da construção. O esquadrão antibomba da Marinha Real foi chamado e a bomba foi retirada do local com segurança.

                                                        As obras continuam e uma varredura de segurança está sendo feita por especialistas para saber se há outras bombas no terreno.

                                                        Sir Ben Ainslie anunciou sua entrada no desafio da America’s Cup em junho deste ano e conseguiu o apoio do governo britânico na nova empreitada.

                                                        Foto Divulgação

                                                         

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                                                          A quinta etapa da Extreme Sailing Series 2014 promete ser emocionante. A partir da próxima semana, os barcos voadores se enfrentam em Cardiff, no País de Gales. Serão 11 embarcações na disputa mais uma vez. As equipes anunciaram seus tripulantes para as provas.

                                                          “Cardiff é uma raia complicada. A baía é cercada por grandes edifícios e achar o vento é um desafio”, disse Leigh McMillan, do The Wave Muscat. Os adversários serão: Alinghi, Emirates Team New Zealand, GAC Pindar, Groupama sailing team, J.P. Morgan BAR, Oman Air, Realteam, Red Bull Sailing Team e SAP Extreme Sailing Team.

                                                          Foto: Divulgação

                                                           

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                                                            O caiaque trimarã a vela Mirage Adventure Island, da americana Hobie Cat, é uma dessas embarcações que encantam na primeira olhada. Projetado para uma pessoa, ele tem dois flutuadores laterais desmontáveis para garantir a estabilidade devido ao mastro. Muito bem acabado e cheio de detalhes – como a engenhosa propulsão a pedal, o mastro de enrolar e o leme retrátil -, o caiaque vale os R$ 10 mil que o importador, a Hobie Brasil, cobra para trazê-lo para nossas águas. Com 4,88 metros de comprimento e 52 quilos, incluindo o mastro, este caiaque é todo desmontável e pode ser facilmente transportado no rack de um carro médio, por exemplo.

                                                            O teste completo deste curioso e versátil caiaque está edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014. Compre seu exemplar e descubra todas as faces do  Mirage Adventure Island.

                                                            Foto: Ana Cristina Fecuri / Texto: Marcio Dottori

                                                             

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