No Pantanal, onças-pintadas cruzam rio e surpreendem turistas de barco

Por: Vand Vieira -
23/02/2025

Um momento assustador e ao mesmo tempo maravilhoso foi registrado por dois turistas que passeavam de barco em Corumbá, município do Mato Grasso do Sul. Enquanto apreciavam a paisagem deslumbrante do Pantanal, eles viram duas onças-pintadas cruzando o rio.

Nas imagens, compartilhadas pela página Visit Corumbá, o homem e a mulher em questão parecem igualmente fascinados pelas habilidades aquáticas dos grandes felinos. “Capricha no vídeo, Meire”, diz ele. “Gente, é a coisa mais linda do mundo”, comenta ela.

 


A legenda da postagem exalta a região e garante que, embora esses “encontros” sejam rotineiros por lá, sempre emocionam: “O Pantanal é um dos mais importantes biomas do planeta, e um dos destinos mais procurados pelos amantes da natureza.

O Pantanal lhe reserva encontros inesquecíveis e experiências para serem guardadas eternamente em sua memória– destaca o post

É importante mencionar que em nenhum momento os animais ameaçaram os turistas. Pelo contrário: eles praticamente ignoraram a presença da embarcação enquanto tentavam — sem dificuldade — chegar à outra margem.

Onça-pintada
Onça-pintada Foto: Envato/vilucm

Dentro e fora do Pantanal, onças-pintadas são exímias nadadoras

Geralmente encontrados nas proximidades de rios, lagos e córregos, esses felinos são um dos campeões de natação entre as criaturas terrestres. Disso, aliás, também depende a sobrevivência da espécie, que se alimenta de peixes, jacarés, capivaras e outras presas que adoram esse tipo de ambiente.


Não à toa, em zoológicos, santuários de preservação e afins, grandes tanques de água são usados como forma de enriquecimento ambiental para as onças-pintadas.

 

 

Se você não está familiarizado com o termo, a gente explica: trata-se de um conjunto de estratégias pensadas para que animais domésticos ou criados em cativeiro possam desenvolver e exercitar habilidades e instintos importantes em termos de saúde (física e mental), caça e evolução.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Joinville (SC) inaugura novo píer flutuante e potencializa estruturas para turismo náutico

    Lançado neste domingo (2), no bairro Espinheiros, atracadouro conta com estruturas flutuantes para receber embarcações de até 100 pés de comprimento

    Morre Carlo Borlenghi, fotógrafo que ajudou a contar a história da vela mundial

    Italiano acompanhou a America’s Cup desde 1983 e construiu um dos acervos mais importantes da fotografia náutica internacional

    Apoio à vela: Schaefer Yachts renova parceria com Bruno Fontes e patrocina instituto que treina novos atletas

    Contratos foram firmados ao final de julho. Estaleiro de luxo começou a apostar na vela em 2023, com o primeiro patrocínio ao velejador olímpico

    Saiba como avistar baleias no Farol da Barra, em Salvador, a partir de R$ 10

    Ponto Fixo de Observação do Projeto Baleia Jubarte fica no Museu Náutico da Bahia, ponto privilegiado de onde cerca de 1,4 mil baleias foram vistas em 2025

    Mude transforma orlas brasileiras em polos gratuitos de esporte e bem-estar

    Com projetos em cidades como Rio de Janeiro, Fortaleza e Florianópolis, iniciativa leva aulas, academias ao ar livre e experiências gratuitas para espaços públicos à beira-mar