Pesquisa aponta que a população global de tartarugas marinhas está aumentando

Dados de 150 instituições de preservação desses animais foram utilizados; duas são brasileiras

11/05/2025
Foto: TravelSync27 / Envato

Uma boa notícia: a população global de tartarugas marinhas vem aumentando. É o que aponta uma pesquisa da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN na sigla em inglês), que levou em conta dados de 150 instituições voltadas à proteção desses animais em 50 países diferentes — duas delas, inclusive, são brasileiras.

O Projeto Tamar da Bahia e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia foram as organizações do Brasil que cederam dados ao estudo. O levantamento analisou 48 grupos de tartarugas, de seis espécies, e comparou as informações com registros feitos em 2011. Hoje, 40% dos grupos observados são tidos como pouco ameaçados, enquanto 14 anos atrás esse número não passava de 23%.

Esse trabalho demonstra o profundo impacto dos esforços locais de conservação ao redor do mundo– apontou Bryan Wallace, principal autor do estudo, à IUCN


O alerta continua ligado para as tartarugas marinhas

Embora o estudo traga uma notícia empolgante, ele também chama atenção ao trabalho de conservação, que não pode parar. Isso porque a captura acidental em redes de pesca ainda é a principal ameaça às tartarugas marinhas.

Foto: borsattomarcos / Envato

Há ainda outros perigos a esses animais, como o desenvolvimento de áreas costeiras, a poluição dos oceanos (especialmente por plástico), as mudanças climáticas e a captura direta de tartarugas e seus ovos.

 

Publicado pelo periódico Endangered Species Research e divulgado na newsletter da revista Nature, a pesquisa aponta que as populações de tartarugas marinhas que vivem no Oceano Atlântico correm menos risco do que as que vivem no Pacífico — enquanto a tartaruga-de-couro (ou tartaruga-gigante), presente no Brasil, tem alta vulnerabilidade.

Bombeiros libertam uma targaruga-de-couro de 1,65 m na praia da Barra da Tijuca, em 2006. Foto: Andréa Farias / Wikimedia Commons

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tripulação do Endurance 64 encara o pior momento da viagem no 9º episódio da série

    Nas águas geladas da Antártica, saga em parceria com a Yanmar passa por contaminação no diesel, cratera vulcânica e mudança de rota

    Distribuidora de nomes náuticos internacionais, Master Marine estará no Boat Show de Itajaí

    De 3 a 6 de julho, marca apresentará vasto leque de opções em sua loja, dentro do evento

    Água doce no oceano: Cientistas partem para expedição internacional em busca de respostas

    Pesquisadores querem entender detalhes sobre aquíferos de água doce encontrados sob o mar

    Peixes dormem? Saiba o que diz a ciência

    Símbolos de cansaço também estão no fundo do mar — e a ciência está de olho neles

    Evolve Yachts apresentará nova lancha com flybridge no Boat Show de Itajaí

    Embarcação de 15,25 metros de comprimento é tida como a maior do estaleiro. Evento acontece de 3 a 6 de julho