Pesquisadores encontram raia gigante com cauda venenosa no oceano Atlântico
Animal de 180 kg não é considerado agressivo e foi devolvido ao mar em segurança


Na última quarta-feira (27), um grupo de pesquisadores da fauna do estado de Connecticut, nos Estados Unidos, encontrou uma raia gigante com 1,5 metros de largura, 180 kg e cauda venenosa, em meio ao Oceano Atlântico.
Casal Ramiro e Giorgina deu vida nova à primeira unidade do veleiro Fast 500
Assustador e fascinante: hotel é apontado como o “mais perigoso do mundo”
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Segundo os pesquisadores, apesar da cauda venenosa, o animal — que naturalmente vive no Atlântico norte — costuma ficar longe da costa e, então, não oferece perigo aos humanos.


Também conhecida como “roughtail” (em tradução livre, cauda áspera), raia-prego-de-cauda-áspera ou Bathytosia Centroura (nome científico), o animal leva esse nome devido às placas espinhosas ao longo do corpo e na base da cauda.
Como outras raias dessa espécie, a cauda áspera tem um ou dois espinhos serrilhados e afiados, equipados com glândulas de veneno e cobertos por uma fina camada de pele.
Após a captura, os cientistas fizeram algumas medições e imediatamente devolveram a raia gigante para a água, em segurança.
Na foto que registra o momento do encontro com os pesquisadores, o animal está com seu ventre de cor clara (a barriga) virado para cima.
*A foto que abre essa matéria foi feita por Filipe Guillaume, e reproduzida de seu perfil no Flickr.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Jornalista Carlos Nascimento, que faz passeios de barco na região, explica como problema afeta navegação no interior de SP
Equipamento estará de "cara nova" na Marina da Glória. Evento acontece de 26 de abril a 4 de maio
Pesquisa mostra que 75% dos navios pesqueiros industriais do mundo estão ocultos a olho nu. Entenda os impactos
Estaleiro promete novidades na disposição interna de lanchas. Evento será 26/04 a 04/05
Ao todo, serão 6 produtos com tecnologia antifungo e resistentes ao sol apresentados pela Agroquímica. Salão acontece de 26/04 a 04/05