Primeira balsa movida a hidrogênio do mundo é entregue para operação

Por: Redação -
21/09/2021

A operadora norueguesa de balsas Norled recebeu a primeira balsa movida a hidrogênio líquido do mundo, a MF Hydra. A incrível novidade foi projetada pela empresa de design e engenharia, também norueguesa, LMG Marin, e construída no estaleiro Westcon.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A balsa, de 82,4 metros de comprimento, tem capacidade para até 300 passageiros e 80 carros. A velocidade prometida é de 9 nós, e o desempenho se dá graças à duas células de combustível de 200 kW, além da dupla de geradores de 440 kW. Ela alimentarão propulsores Shottel, de acordo com a empresa.

A primeira balsa movida a hidrogênio entregue no mundo está equipada com um tanque de 80 cbm (ou 80 metros cúbicos) para armazenamento do combustível e, de acordo com a LMG Marin, estará pronto para partir “assim que o abastecimento estiver disponível — esperançosamente nos próximos meses”.

Leia também

» Projeto realizará ação de limpeza na Ilha do Mel, no Paraná. Confira

» Fabricante sueco lança motor elétrico que promete menos ruído e mais durabilidade. Veja

» Família flagra baleias durante passeio de lancha em Santa Catarina. Confira as imagens

A operadora Norled já selecionou a empresa de gás industrial e energia Linde para fornecer hidrogênio líquido à embarcação. A expectativa, agora, é de que a balsa movida a célula de combustível reduza suas emissões anuais de carbono em até 95%, de acordo com a empresa.

O hidrogênio líquido será fornecido pelo novo eletrolisador de 24 MW da Linde, no Complexo Químico Leuna, na Alemanha, que usará a tecnologia de membrana de troca de prótons (PEM) para produzir hidrogênio verde.

A balsa está programada para navegar na rota triangular entre Hjelmeland Skipavik e Nesvik, na Noruega.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fórum Náutico Internacional da ANB reúne especialistas para discutir Economia Azul em Salvador

    Evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Terminal de Cruzeiros de Salvador, com debates sobre turismo náutico, infraestrutura, indústria, sustentabilidade e futuro dos oceanos

    São Paulo Boat Show 2026 vai sortear lancha Focker 188 Joy com motor Yamaha de 90 hp

    Visitantes do evento poderão concorrer ao modelo da Fibrafort, equipado com motor de popa Yamaha F90; sorteio será realizado no último dia do salão

    McDonald’s leva McFish à Atlântida em campanha inspirada no fundo do mar

    Sanduíche de peixe volta ao cardápio no Brasil com nova versão Deluxe e campanha que transforma a lenda da cidade submersa em expedição pelas profundezas

    Última chamada: ONU oferece bolsas de estudo sobre Oceano e Direito do Mar; veja como se inscrever

    Curso é voltado para servidores públicos e profissionais em desenvolvimento; inscrições estão abertas até 13 de setembro

    Lancha Focker com motor Yamaha será sorteada no São Paulo Boat Show 2026; veja como concorrer

    Visitantes poderão concorrer a uma Focker 188 Joy motorizada pelo F90 de quatro tempos; salão acontece de 24 a 29 de setembro