Segredo revelado: drone subaquático militar dos EUA é flagrado pelo Google Maps
Exército americano evitou dar detalhes das dimensões do equipamento, mas registro o mostra ao lado de outros barcos
Em maio deste ano, o Manta Ray, drone subaquático dos Estados Unidos para operações militares, realizou testes no mar e teve imagens divulgadas. O equipamento, em si, não é segredo, mas o exército americano evitou dar detalhes de suas dimensões. O que não se esperava é que Google faria uma imagem aérea da base naval onde o drone está ancorado.
Jato particular desaparecido há mais de 50 anos é encontrado submerso em lago
Pesquisadores encontram navio de 1.400 anos antes de Cristo no Mar Mediterrâneo
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O registro feito por imagens de satélite mostra o Manta Ray ancorado na base naval de Port Hueneme, na Califórnia, ao lado de outras duas embarcações — o que dá uma clara ideia de suas dimensões, anteriormente mantidas em sigilo.
Essa, inclusive, foi a primeira vez que o drone subaquático dos EUA foi visto fora de demonstrações oficiais. Ou seja, um registro raro — e muito revelador.
O que é o Manta Ray, drone subaquático dos EUA
Desenvolvido pela Northrop Grumman, o Manta Ray é um protótipo não-tripulado, e faz parte de um projeto da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa) para criar uma nova classe de Veículo Subaquático Não Tripulado (UUV, na sigla em inglês) de longa duração. Os EUA, inclusive, usam vários tipos de veículos não tripulados em suas operações.
Uma das principais vantagens do drone subaquático é que o equipamento pode ser enviado e montado com facilidade, o que permite uma implantação rápida em qualquer lugar. Dessa forma, o submarino economiza a energia que seria gasta com seu deslocamento.
O veículo subaquático se movimenta através de uma técnica impulsionada pela flutuabilidade, também conhecida como planagem. Suas várias baias de carga são capazes de suportar diferentes tamanhos — e tipos — de conjuntos de missões navais, permitindo, assim, uma ampla variedade de operações.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro