Sem combustível, catamarã de 90 pés depende apenas de fontes sustentáveis ​​de energia

O Alva Ocean Eco 90 H2 foi pensado para ser o caminho rumo a uma indústria de iates mais ecológica

06/06/2023
Fotos: Divulgação

A indústria naval têm buscado adaptações em embarcações para um futuro mais sustentável. É o caso do estaleiro Alva Yachts, que desenvolveu o Alva Ocean Eco 90 H2, um catamarã ecológico de 90 pés sem combustível, que dependerá exclusivamente de fontes sustentáveis ​​de energia para funcionar.

Fundada apenas em 2020 por Mathias May e Holger Henn, a Alva Yachts é uma empresa que se mostra preocupada com o amanhã. Por isso, o novo catamarã visa mostrar ao mundo o potencial de um iate sustentável e com emissão zero, para atrair olhares à eco-inovação.

O Ocean Eco 90 H2 foi desenvolvido como um catamarã ecológico totalmente elétrico, alimentado por células de combustível de hidrogênio, com acionamento elétrico e sistema de propulsão eólica Oceanwings, da Ayro.

 

Além disso, a embarcação será equipada com dois motores elétricos conectados a uma bateria de mais de 500 kWh, alimentada por 200 metros quadrados de painéis solares. Para recarregar a bateria, a embarcação contará com um extensor de alcance de célula a combustível de hidrogênio.

Já o sistema de propulsão eólica vai utilizar velas alares equipadas com sensores de vento, que vão analisar os dados e assim ajudar a ajustar o ângulo de ataque e a curvatura para otimizar o desempenho do Ocean Eco 90 H2.

O design do catamarã ecológico Ocean Eco 90 H2

O catamarã sustentável terá conceito aberto em todo o flybridge, estação de comando e sky lounge. Os hóspedes poderão desfrutar de um bar de coquetéis e uma jacuzzi no deck superior.

 

No convés de popa, haverá um grande beach club, plataformas de banho duplas com fácil acesso à água e muito espaço para relaxar, já que a embarcação contará com uma boca de 46 pés.

Já no interior, o Ocean Eco 90 H2 terá suíte master com escritório privativo, duas suítes duplas e uma cabine dupla. Serão dois quartos individuais adicionais localizados no casco de bombordo, ideais para acomodar os membros da tripulação.


Além de um meio sustentável de viajar na água, o barco vai garantir comodidades luxuosas e uma experiência de navegação estável, sendo considerado pela Alva Yachts um marco na jornada em direção a uma indústria de iates mais ecológica.

O Ocean Eco 92 H2 tem previsão para ser entregue no final de 2024, e seu proprietário planeja usá-lo para eventos privados e corporativos, mas também para fretamento.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Azimut Yachts atraca no Rio Boat Show 2024 com sucesso mundial de vendas

    Ao lado de outros quatro modelos elogiados, lancha de 62 pés é destaque no salão náutico

    Mistura de jet com inflável, barco ‘diferentão’ da Casarini Boats chega para atender a demandas do mercado

    C350 é o primeiro produto do novo estaleiro paulista e comporta cinco pessoas em design esportivo

    Zath Mariner estreia com venda no Rio Boat Show 2024 e destaca modelo de 32,8 pés como "além de seu tempo"

    Estaleiro carioca está no salão com duas lanchas e destaca pontos fortes da Zath 328 HT, exposta nas águas da Baía de Guanabara

    Benet Boat estreia no Rio Boat Show com boas opções de lanchas de entrada

    Modelos se destacam pelo valor mais acessível e cascos fortes, oriundos de embarcações de serviço da Compact Fibras

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 2º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica contou com grandes nomes do setor na última terça-feira (29)