12º episódio da série Antártica passa pelo Estreito de Magalhães e Ilhas Falkland

Parte da tripulação se despede, enquanto novos integrantes embarcam na saga, em parceria com a Yanmar

Por: Nicole Leslie -
10/07/2025
Navegação passou por mares agitados. Foto: Revista Náutica

O 12º episódio da série documental “Endurance 64: o veleiro polar” vai ao ar nesta quinta-feira (10), às 20h, no canal NÁUTICA no YouTube. O capítulo marca o início da reta final da expedição antártica em parceria com a Yanmar.

Neste trecho da jornada, a tripulação atravessa o emblemático Estreito de Magalhães, no Chile, e encara águas agitadas até chegar às Ilhas Falkland, também conhecidas como Malvinas. Mas não é só o cenário que muda. Este episódio também marca despedidas e novos começos: dois tripulantes deixam o Endurance 64 e três novos integrantes assumem seus postos para a etapa final da travessia, de volta ao Brasil.

 

 

A navegação pelo Estreito de Magalhães atravessou ventos de popa intensos, que fizeram o veleiro balançar como um pêndulo — movimento descrito como desconfortável pelos próprios tripulantes. Por isso a atenção redobrada foi essencial.

Tripulação enfrentou mar agitado. Foto: Revista Náutica

Depois da travessia turbulenta, o grupo recebeu autorização para passar até três dias nas Ilhas Falkland. A pausa veio como um alívio com direito a uma experiência única. Em terra firme, a equipe visitou Port Stanley, Volunteers Point e a maior colônia de pinguins-rei já catalogada.

Foto: Revista Náutica

As imagens impressionam. Centenas de pinguins se exibiam em bandos e os tripulantes puderam caminhar próximos a eles, respeitando os limites definidos por pedras enfileiradas. A palavra que define a experiência, segundo eles, não poderia ser outra senão “indescritível”.

Pedras brancas constroem limite de até onde os visitantes podem se aproximar dos pinguins. Foto: Revista Náutica
Foto: Revista Náutica

Antes de zarpar novamente, os novos tripulantes receberam instruções detalhadas sobre rotina, turnos e responsabilidades a bordo. Afinal, depois de todo o percurso ficou mais do que definido que as regras que garantem a harmonia e segurança em alto-mar.

Novos tripulantes do veleiro Endurance 64. Foto: Revista Náutica
Abraço coletivo de despedida aos integrantes da tripulação que deixaram o Endurance 64. Foto: Revista Náutica

Com o meteorologista e o documentarista se despedindo da jornada, o Endurance 64 aponta agora para casa. A próxima parada é o Guarujá, em São Paulo. Assista o episódio no YouTube da NÁUTICA!

Veleiro Endurance 64 agora segue rumo ao Brasil. Foto: Revista Náutica

As máquinas por trás da aventura à Antártica

Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses  os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.

Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição
Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.

 

Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Para série náutica de expedição à Antártica, o Veleiro Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar
Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.

 

A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para não perder nenhum capítulo dessa emocionante expedição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tartarugas estão associadas ao fenômeno das rochas plásticas em uma das ilhas mais isoladas do Brasil

    A 1,1 mil quilômetro da costa do ES e sem presença humana, Ilha da Trindade é impactada pelo lixo que vem das correntes marítimas, da pesca e das tartarugas

    Entenda o que é a grande faixa de sargaço no Oceano Atlântico

    Fenômeno acontece pela proliferação em massa de um tipo de alga marinha, causando um grande "faixa marrom" no mar

    Megaiate que recebeu Maria Callas, Kennedy, Churchill e sediou casamentos reais está à venda

    Após reformas e revitalizações, Christina O pode ser comprado por 90 milhões de euros (R$ 558 milhões)

    "Dança das borboletas": tradicional corrida de canoas encanta com velas coloridas; assista

    Disputada anualmente por diferentes barcos no Rio São Francisco, a competição antecede a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes

    De olho em 2027: Brasil termina Evento Teste da World Sailing em Fortaleza com ouro e outras medalhas

    Classe ILCA 7 teve pódio 100% brasileiro e Bruno Lobo garantiu o bronze no Kite. Capital do Cerará será a cidade-sede da próxima edição do mundial