12º episódio da série Antártica passa pelo Estreito de Magalhães e Ilhas Falkland
Parte da tripulação se despede, enquanto novos integrantes embarcam na saga, em parceria com a Yanmar


O 12º episódio da série documental “Endurance 64: o veleiro polar” vai ao ar nesta quinta-feira (10), às 20h, no canal NÁUTICA no YouTube. O capítulo marca o início da reta final da expedição antártica em parceria com a Yanmar.
Superando o Drake no retorno: veja agora o 11º episódio da série Antártica
Até breve, Antártica! Endurance 64 despede-se do continente gelado no 10º episódio da série
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Neste trecho da jornada, a tripulação atravessa o emblemático Estreito de Magalhães, no Chile, e encara águas agitadas até chegar às Ilhas Falkland, também conhecidas como Malvinas. Mas não é só o cenário que muda. Este episódio também marca despedidas e novos começos: dois tripulantes deixam o Endurance 64 e três novos integrantes assumem seus postos para a etapa final da travessia, de volta ao Brasil.
A navegação pelo Estreito de Magalhães atravessou ventos de popa intensos, que fizeram o veleiro balançar como um pêndulo — movimento descrito como desconfortável pelos próprios tripulantes. Por isso a atenção redobrada foi essencial.


Depois da travessia turbulenta, o grupo recebeu autorização para passar até três dias nas Ilhas Falkland. A pausa veio como um alívio com direito a uma experiência única. Em terra firme, a equipe visitou Port Stanley, Volunteers Point e a maior colônia de pinguins-rei já catalogada.


As imagens impressionam. Centenas de pinguins se exibiam em bandos e os tripulantes puderam caminhar próximos a eles, respeitando os limites definidos por pedras enfileiradas. A palavra que define a experiência, segundo eles, não poderia ser outra senão “indescritível”.




Antes de zarpar novamente, os novos tripulantes receberam instruções detalhadas sobre rotina, turnos e responsabilidades a bordo. Afinal, depois de todo o percurso ficou mais do que definido que as regras que garantem a harmonia e segurança em alto-mar.




Com o meteorologista e o documentarista se despedindo da jornada, o Endurance 64 aponta agora para casa. A próxima parada é o Guarujá, em São Paulo. Assista o episódio no YouTube da NÁUTICA!


As máquinas por trás da aventura à Antártica
Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.


Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.
Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.


Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.
A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para não perder nenhum capítulo dessa emocionante expedição.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela




