De olho em 2027: Brasil termina Evento Teste da World Sailing em Fortaleza com ouro e outras medalhas
Classe ILCA 7 teve pódio 100% brasileiro e Bruno Lobo garantiu o bronze no Kite. Capital do Cerará será a cidade-sede da próxima edição do mundial


No último fim de semana foi finalizado o Evento Teste do Campeonato Mundial da World Sailing de 2027, em Fortaleza, no Ceará, onde acontecerá a próxima edição do torneio. A competição agitou as águas entre os dias 26 e 31 de janeiro e o Brasil fez bonito: conquistou quatro medalhas no total, incluindo o ouro de Gustavo Kiessling, de apenas 17 anos, na classe ILCA 7 (antiga Laser).
Atins e o kitesurf: destino nos Lençóis Maranhenses revela nome jovem no esporte
Brasil brilha no Mundial de velas J70 e coloca três barcos entre os cinco melhores
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC), a etapa reuniu atletas de 32 países — inclusive os emergentes na vela olímpica, como Trinidade e Tobago, Mônaco, Belize, Uruguai e Bahamas — nas classes olímpicas ILCA 6, ILCA 7, iQFoil e Fórmula Kite.
Mesmo com muita concorrência, tendo até medalhistas mundiais e Olímpicos na disputa, a vela brasileira conseguiu ótimos resultados. Além do ouro de Kiessling na ILCA 7, o pódio da classe foi completado por outros dois brasileiros: Antonio Rosa (2º) e Pedro Madureira (3º).
Ver essa foto no Instagram
Kiessling já tinha sido o melhor durante a fase classificatória e venceu também as duas regatas da série final. O velejador alcançou o lugar mais alto do pódio com o somatório final de 17 pontos líquidos.
Muito legal vencer em casa. Já de olho no Mundial do ano que vem, aqui em Fortaleza. Expectativa é a melhor possível-comentou Gustavo ainda na água após o título
Já no Fórmula Kite, o brasileiro Bruno Lobo, que terminou a fase classificatória na liderança geral, conquistou a medalha de bronze em uma disputa de altíssimo nível. Ele só ficou atrás de Maximilian Maeder, de Singapura, e de Gian Stragiotti, da Suíça.


O Brasil foi representado também na classe ILCA 6 por Valentina Roma, que terminou no 10º lugar geral. Confira abaixo o pódio de todas as classes.
ILCA 7 Masculino
- 1º: Gustavo Kiessling — Brasil;
- 2º: Antonio Rosa — Brasil;
- 3º: Pedro Madureira — Brasil.
ILCA 6 Feminino
- 1º: Matilda Nicholls – Grã-Bretanha;
- 2º: Hannah Snellgrove – Grã-Bretanha;
- 3º: Clara Gravely – Canadá.
Fórmula Kite Masculino
- 1º: Maximilian Maeder – Singapura;
- 2°: Gian Andrea Stragiotti – Suíça;
- 3º: Bruno Lobo — Brasil;
Fórmula Kite Feminino
- 1º: Wan Li – China;
- 2º: Maria Catalina Turienzo – Argentina;
- 3º: Lauriane Nolot – França.
Todos os resultados podem ser conferidos no site oficial.
Um esquenta para 2027
A etapa teste do World Sailing foi o primeiro evento esportivo oficial realizado em 2026 na capital cearense, ano em que Fortaleza completa 300 anos, abrindo simbolicamente o calendário do tricentenário local com uma competição internacional de alto nível técnico.


As atividades do evento foram distribuídas em três bases operacionais: Marina Park Hotel, Aterro da Praia de Iracema e Iate Clube de Fortaleza. O evento teve como principal objetivo analisar as raias de regata, os locais da disputa, a operação em terra e toda a equipe de gerenciamento das competições na água.
Esse processo é fundamental para garantir a excelência organizacional do Campeonato Mundial de 2027– destaca Walter Boddener, gerente de eventos da CBVela
Segundo a organização do evento, a etapa teste em Fortaleza demonstra o compromisso da vela brasileira e da World Sailing com a expansão global da modalidade, principalmente para países em desenvolvimento no esporte.
“Fortaleza reúne condições naturais excepcionais, infraestrutura urbana adequada e forte apoio institucional, fatores que tornam a cidade uma referência para a realização de grandes eventos esportivos internacionais”, avalia a coordenação do evento.
Além de seu caráter competitivo, o Evento Teste desempenha papel estratégico na preparação do Campeonato Mundial World Sailing 2027, que deverá reunir cerca de 750 atletas de aproximadamente 80 países. O mundial também irá preencher cerca de 40% das vagas Olímpicas para os Jogos de Los Angeles em 2028.
É uma grande oportunidade para nos prepararmos para 2026 e para o Mundial de 2027, onde queremos classificar o Brasil para os Jogos de Los Angeles 2028– declarou Juan Sienra, Gerente de Esportes da CBVela
O evento conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Fortaleza e da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Disputada anualmente por diferentes barcos no Rio São Francisco, a competição antecede a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes
Classe ILCA 7 teve pódio 100% brasileiro e Bruno Lobo garantiu o bronze no Kite. Capital do Cerará será a cidade-sede da próxima edição do mundial
Projetada do zero, a elegante nova 60 pés tem tudo para perpetuar a história de sucesso das lanchas da linha flybridge do estaleiro catarinense
Nunca uma equipe composta apenas por mulheres havia finalizado uma circunavegação em um multicasco sem escalas
Embarcação esbanja 508 pés de comprimento e tem vagas limitadas a pessoas selecionadas rigorosamente



