Tripulação composta 100% por mulheres marca presença na Semana de Vela
Em parceria com a Decathlon, V’Elas Sailing Team participa pela segunda vez da competição que começou dia 23 e segue até dia 29
Apesar do estereótipo de que a vela é um esporte masculino, oito mulheres colocaram esse tabu de lado e, pela segunda vez, compõem um time 100% feminino na Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), principal competição de vela oceânica do continente.
Conheça as maravilhas da Austrália, sede da Copa do Mundo Feminina
Assine NÁUTICA e ganhe convites para visitar o Boat Show!
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Em parceria com a Decathlon, o V’Elas Sailing Team surgiu a partir da vontade das oito amigas: Daniela Sanchez, Isabela Malpighi, Andrea Grael, Andrea Ruschman, Catarina Robert, Nivea Teixeira, Kathiana Zednik e Nicole Voelker. Com pouco mais de um ano de existência e mesmo sem barco próprio para competir, elas decidiram se inscrever na SIVI e acabaram conquistando o quarto lugar na sua categoria.
As integrantes já haviam sido tripulantes de outros barcos, mas, em 2022, se uniram para compor um time 100% feminino. Atualmente, a equipe é formada por oito pessoas, com idades de 15 a 59 anos e diferentes profissões.
Se por um lado ainda existe estigma e preconceito, por outro já existe muito mais abertura do que houve antes. As confederações organizadoras têm um poder enorme nas mãos e podem, por meio de novas regras, aumentar a participação feminina em regatas – Daniela Sanchez, tripulante do V’Elas.
“Foi isso que fez, por exemplo, a classe lightning para os Jogos Pan Americanos deste ano (formações de duas mulheres e um homem)”, completou a velejadora, que também é advogada, mãe e professora.
A ideia das mulheres é consolidar uma equipe feminina com um denominador comum: velejar bem em equipe e com muita alegria de espírito, mostrando que é possível reduzir o impacto ambiental e preservar o amor pela natureza.
“Com o apoio de uma grande marca como a Decathlon, conseguimos perseverar nossos sonhos e inspirar mais mulheres a virem para a raia. Essa parceria amplifica nossa voz evidenciando que o esporte é para todos, não importando o sexo, a idade ou outras características”, afirma Daniela.
Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais
Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.
A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.
50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.
Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.
A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes