Vídeo intrigante mostra orcas “brincando” com atum gigante; assista!
Comportamento não natural pode estar relacionado a linha de pesca


Um vídeo que circula nas redes sociais tem chamado atenção ao mostrar uma aproximação incomum entre orcas e um atum gigante. Nas imagens, o que à primeira vista parece uma cena de “brincadeira” entre os animais não corresponde a um comportamento natural, e pode estar relacionado à interferência humana, com o uso de linha de pesca.
Pesquisa revela hábitos de tartarugas a partir da própria perspectiva dos animais; veja vídeo
Peixes sabem escalar? Vídeo flagra espécie rara subindo rochas de cachoeira no MS
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Embora a autenticidade do vídeo ainda não tenha sido confirmada, o conteúdo foi amplamente compartilhado e já ultrapassa 2,3 milhões de visualizações. Assista:
Ver essa foto no Instagram
As imagens mostram um atum enorme — de aproximadamente 200 kg — nadando muito próximo a um grupo de orcas, sem apresentar reações típicas de fuga. A cena levantou questionamentos sobre a veracidade do registro e sobre as circunstâncias em que teria ocorrido.
Após analisar o vídeo, o biólogo marinho Eric Comin afirmou que as imagens podem, sim, ser reais — ainda que não representem o comportamento natural nem das orcas e muito menos do atum. O especialista também não descarta a possibilidade de o conteúdo ter sido gerado por inteligência artificial.


Segundo Comin, a hipótese mais plausível é que o atum tenha sido fisgado por pescadores e, durante o processo de captura, uma das orcas tenha segurado a linha presa ao peixe. Nesse contexto, o vídeo teria registrado o momento em que a orca nadava com o atum ainda preso à linha de pesca.
No fim, as orcas devem ter se alimentado do peixe-avalia o biólogo
Nas redes sociais, há comentários levantando a hipótese das orcas estarem aprendendo a aproveitar a pesca realizada por humanos em benefício próprio — o que há de se pensar, afinal, cientistas já levantaram a possibilidade desses animais estarem até tentando socializar com humanos.


O comportamento desses animais já foi alvo de diversos estudos científicos que buscam entender a lógica por trás de ações tidas como não racionais. Na Noruega, por exemplo, um estudo revelou que as orcas caçam em duplas para comer mais e em menos tempo.
Casos como o desse vídeo mostram como imagens impactantes podem ganhar grande alcance mesmo sem confirmação de autenticidade. Por isso, é importante analisar contexto, origem e probabilidade antes de confiar em conteúdos que circulam nas redes sociais. A equipe de NÁUTICA tentou contato com o autor das imagens, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Maior evento náutico outdoor da América Latina será realizado de 11 a 19 de abril, na tradicional Marina da Glória
Embarcação concluirá volta ao mundo histórica com Aleixo Belov ao retornar a Salvador, de onde partiu em abril de 2025
Comportamento não natural pode estar relacionado a linha de pesca
Ela mostra os desafios da jornada junto a Juliano Leal no mini documentário "Entre duas Guerras". Prestes a completar 60 anos, Izabel ainda enfrentará o Drake rumo à Antártica
Iniciativa totalmente custeada pela iniciativa privada se tornará o maior parque urbano público da cidade. Saiba mais!



