Vídeo intrigante mostra orcas “brincando” com atum gigante; assista!

Comportamento não natural pode estar relacionado a linha de pesca

Por: Nicole Leslie -
06/02/2026
Vídeo intrigante mostra orcas "brincando" com atum gigante. Imagens: Instagram @mattwatson_thefishingguy / Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais tem chamado atenção ao mostrar uma aproximação incomum entre orcas e um atum gigante. Nas imagens, o que à primeira vista parece uma cena de “brincadeira” entre os animais não corresponde a um comportamento natural, e pode estar relacionado à interferência humana, com o uso de linha de pesca.

Embora a autenticidade do vídeo ainda não tenha sido confirmada, o conteúdo foi amplamente compartilhado e já ultrapassa 2,3 milhões de visualizações. Assista:

 

 

As imagens mostram um atum enorme — de aproximadamente 200 kg — nadando muito próximo a um grupo de orcas, sem apresentar reações típicas de fuga. A cena levantou questionamentos sobre a veracidade do registro e sobre as circunstâncias em que teria ocorrido.

 

Após analisar o vídeo, o biólogo marinho Eric Comin afirmou que as imagens podem, sim, ser reais — ainda que não representem o comportamento natural nem das orcas e muito menos do atum. O especialista também não descarta a possibilidade de o conteúdo ter sido gerado por inteligência artificial.

Fotos: Instagram @mattwatson_thefishingguy / Reprodução

Segundo Comin, a hipótese mais plausível é que o atum tenha sido fisgado por pescadores e, durante o processo de captura, uma das orcas tenha segurado a linha presa ao peixe. Nesse contexto, o vídeo teria registrado o momento em que a orca nadava com o atum ainda preso à linha de pesca.

No fim, as orcas devem ter se alimentado do peixe-avalia o biólogo

Nas redes sociais, há comentários levantando a hipótese das orcas estarem aprendendo a aproveitar a pesca realizada por humanos em benefício próprio — o que há de se pensar, afinal, cientistas já levantaram a possibilidade desses animais estarem até tentando  socializar com humanos.

Baleia orca. Foto: wirestock / Envato

O comportamento desses animais já foi alvo de diversos estudos científicos que buscam entender a lógica por trás de ações tidas como não racionais. Na Noruega, por exemplo, um estudo revelou que as orcas caçam em duplas para comer mais e em menos tempo.

 

Casos como o desse vídeo mostram como imagens impactantes podem ganhar grande alcance mesmo sem confirmação de autenticidade. Por isso, é importante analisar contexto, origem e probabilidade antes de confiar em conteúdos que circulam nas redes sociais. A equipe de NÁUTICA tentou contato com o autor das imagens, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Rio Boat Show 2026 confirma nova data e abre a temporada náutica brasileira

    Maior evento náutico outdoor da América Latina será realizado de 11 a 19 de abril, na tradicional Marina da Glória

    Veleiro Fraternidade chega a Ilhabela após conquista no Ártico e é escoltado pelo Cisne Branco: "inesquecível"

    Embarcação concluirá volta ao mundo histórica com Aleixo Belov ao retornar a Salvador, de onde partiu em abril de 2025

    Vídeo intrigante mostra orcas "brincando" com atum gigante; assista!

    Comportamento não natural pode estar relacionado a linha de pesca

    Velejadora Izabel Pimentel levou barco centenário da Espanha para a Rússia em meio à guerra

    Ela mostra os desafios da jornada junto a Juliano Leal no mini documentário "Entre duas Guerras". Prestes a completar 60 anos, Izabel ainda enfrentará o Drake rumo à Antártica

    Florianópolis recebe autorização para o Parque Marina Beira-Mar sair do papel

    Iniciativa totalmente custeada pela iniciativa privada se tornará o maior parque urbano público da cidade. Saiba mais!