JAQ H1 reuniu mais de mil pessoas durante abertura à visitação pública na COP30

Por: Redação -
18/11/2025

A abertura do JAQ H1, embarcação da JAQ Apoio Marítimo que vai operar com o sistema de hidrogênio, atraiu mais de mil pessoas nesse fim de semana da COP30, na Estação das Docas, em Belém (PA). Nos dias 15 e 16 de novembro, moradores e participantes da conferência lotaram o píer para conhecer por dentro o barco de 36 metros que já tem toda a parte de hotelaria, iluminação, climatização e sistemas internos preparada para operar com hidrogênio verde.

Durante a visita, os participantes percorreram os ambientes da embarcação, que equivale a cerca de 400 m² de área, e conheceram o auditório para 50 pessoas, que será utilizado para debates, cursos e atividades de educação ambiental. Também puderam entender como funcionam os sistemas de hotelaria do barco, de climatização à iluminação, já preparados para operar com hidrogênio nesta primeira fase da iniciativa.

Foto: Geovani Pantoja / Revista Náutica

O projeto, 100% financiado pela iniciativa privada, reserva ainda próximos passos. Em dezembro, em Fortaleza (CE), o barco receberá um motor MAN com propulsão dual fuel, capaz de utilizar até 20% de hidrogênio na mistura e reduzir em até 80% as emissões de CO₂. Também já está confirmada a escala e abastecimento posterior no Porto de Suape (PE), ainda este ano.

JAQ H1. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

No ano que vem, o barco deve percorrer as capitais de portos de todo o Brasil com foco em educação ambiental. Para 2027, será apresentada uma nova embarcação, a JAQ H2, de cerca de 50 metros, projetada para gerar seu próprio hidrogênio a bordo.

Geovani Pantoja / Revista Náutica

“A COP30 é muito importante para a nossa cidade, porque aqui sentimos os efeitos das mudanças climáticas de forma intensa, talvez mais do que em muitas outras regiões. Por isso, considero fundamental conhecer de perto tecnologias como a do JAQ H1, que apontam caminhos reais para melhorar a vida no planeta e o legado que vamos deixar para os nossos filhos”, disse Elaine Brazão, moradora de Belém que visitou o barco.

Geovani Pantoja / Revista Náutica

“É um privilégio acompanhar tantos eventos paralelos na nossa cidade durante a COP30. Tenho vindo para aprender e observar de perto as novas tecnologias. Acredito que o futuro está aí e que precisamos valorizá-lo para incentivar nossas crianças a usar recursos que poluam menos o planeta. Vim com a família e até brinquei que hoje seria um dia para absorver o máximo de conhecimento e visitar vários eventos da COP”, ressaltou Renata Sousa, outra moradora.

Tenho certeza de que, em alguns anos, veremos bons resultados de tanta pesquisa e busca por inovação– destacou Renata


“Ficamos surpresos e muito felizes com o interesse de tantas pessoas em visitar o JAQ H1. Isso mostra que a sociedade quer entender, de perto, as soluções que já existem para uma navegação mais limpa e reforça que não se trata apenas de um barco diferente, mas de um conceito de pesquisa, educação e inovação que nasce no Brasil com potencial de inspirar outros países e acelerar a descarbonização do setor marítimo mundial”, afirmou Ernani Paciornik, idealizador do projeto JAQ, presidente do Grupo Náutica e que atua em parceria com Itaipu Parquetec, GWM, Heineken e Artefacto.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época