Museu flutuante em forma de estrela será nova atração na China

Local será destinado a conteúdos que abrangem o universo da ficção científica e deve abrir ainda em 2023

30/05/2023
Fotos: Zaha Hadid Architects / Divulgação

Quem assistiu aos jogos da Copa do Catar certamente se lembra de estádios com arquiteturas inusitadas e futuristas. Pois bem, a Zaha Hadid Architects, responsável pelo design do Estádio Al Janoub, será também a cabeça por trás do museu flutuante em forma de estrela na China.

A empresa já é conhecida por esse tipo de edifício, com formatos mais “radicais”. O museu, que levará em seu interior conteúdos sobre ficção científica, terá estrutura digna de ter saído de um filme do gênero, fazendo jus ao seu nome: Museu de Ficção Científica de Chengdu.

Com mais de 59 mil metros quadrados, o museu flutuante em forma de estrela vai reunir objetos, obras, livros e filmes sobre ficção científica, além de receber conferências, teatros e outros eventos culturais.

 

“Reunindo clareza programática e funcional enquanto responde às condições únicas do local, o museu parece flutuar acima da superfície do lago”, aponta a Zaha Hadid Architects.


Apesar de chamar atenção pelo formato, o prédio será construído também para ser funcional, uma vez que será pensado na necessidade de conectar rotas de pedestres que passam pela cidade com o metrô.

O Museu de Ficção Científica de Chengdu ainda está em obras, mas deve ficar pronto em breve, uma vez que o local deve receber a 81ª Convenção Mundial de Ficção Científica anual e o Hugo Awards (prêmio que celebra a melhor ficção científica) ainda em 2023.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Virada Náutica 2026 promove encontro de barcos e jets na Represa de Guarapiranga

    Ação acontece no dia 20 de setembro, na Marina Fibramar, e reúne embarcações dos participantes em um grande comboio pela represa

    Náutica Talks terá Raphael Garcia e programação diária no São Paulo Boat Show 2026

    Jovem que refez a travessia de Amyr Klink pelo Atlântico Sul falará sobre jornada a remo; agenda ainda traz temas como vela, baleias, mergulho, motores, segurança, meteorologia e barcos autônomos

    Sessa Marine apresentará novidades nas linhas F42 e F48 e prévia da F60 no São Paulo Boat Show

    Estaleiro levará quatro barcos ao maior evento náutico da América Latina; evento vai de 24 a 29 de setembro

    Pontoons avançam no Brasil e aparecem entre apostas do São Paulo Boat Show

    Com espaço, conforto e apelo familiar, pontoons ganham visibilidade no mercado brasileiro de lazer náutico

    Corinthians conquista vice-campeonato masculino no Mundial de Remo Master 2026

    Equipe alvinegra ficou entre os melhores clubes da competição, que reuniu quase 5 mil atletas de 890 clubes em Bled, na Eslovênia