50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa com mais de 130 barcos

Evento vai reunir mais de veleiros nas águas da ilha até o dia 29; confira destaques

23/07/2023
Foto: Aline Bassi | Balaio de Ideias / Reprodução

A histórica 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) começa neste domingo (23)! Até o dia 29 de julho, mais de 130 barcos vão participar da principal competição de vela oceânica do continente. Quem estiver na Capital da Vela poderá acompanhar um evento de números recordes, além de grandes atrações.

Os veleiros que vão navegar pelas águas cristalinas de Ilhabela estarão divididos em oito classes: HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Proa, Multicascos e HPE25. A C30 terá oito barcos na água, enquanto a BRA-RGS terá o recorde histórico de 47 veleiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e Argentina.

 

O barco vencedor da classe BRA-RGS leva ainda o título do Campeonato Brasileiro. “Estamos muito felizes com o recorde de barcos na 50ª SIVI, mostra a força da flotilha. Teremos uma disputa muito interessante no Canal de São Sebastião”, destacou Alexandre Martinho, presidente da classe RGS.

Kairós. Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Serão 54 clubes e marinas diferentes em Ilhabela, representando todas as regiões do país. Além disso, a SIVI terá embarcações estrangeiras, com 12 barcos argentinos.

 

Destacando ainda mais a importância da competição, atletas olímpicos e pan-americanos como Torben Grael, Robert Scheidt e Samuel Albrecht marcarão presença na 50ª edição da Semana de Vela.

100 anos do Veleiro Atrevida

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela abre neste domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia, que celebra o centenário do veleiro, totaliza mais de 50 milhas náuticas, contornando toda a ilha.

Fotos: MCP Yachts / Divulgação

Indo do luxo ao lixo e depois renascendo das cinzas, o veleiro Atrevida, concebido por Nataniel Herreshoff — um dos arquitetos navais mais famosos do final do século 19 — ainda em 1923, tem uma história para lá de interessante, contada em matéria no site de NÁUTICA.

Regata Vela do Amanhã

A Regata Vela do Amanhã também marcou um novo recorde nesta 50ª edição da SIVI, totalizando mais de 150 crianças inscritas no projeto social. A ação, que antecede a competição, aconteceu no sábado (22). As crianças das escolas de vela puderam conhecer os barcos de oceano e tiveram a chance de velejar ao lado de navegadores experientes, no intuito de incentivar os jovens a seguirem no esporte.

Fotos: Fred Hoffmann / Divulgação

Passeios guiados gratuitos

Até o dia 30 de julho, visando integrar a programação da SIVI, a Prefeitura de Ilhabela vai fornecer passeios guiados gratuitos, tanto para moradores quanto para turistas, partindo do Centro Histórico da cidade. São oito roteiros diferentes, em passeios feitos em jipes e com acompanhamento de guias de turismo ou monitores ambientais.

Foto: Paulo Stefan – Sectur / Divulgação

Para participar dos passeios guiados gratuitos as inscrições devem ser feitas presencialmente no estande da Secretaria de Turismo, que abrem sempre dois dias antes da saída dos passeios. É possível conferir a programação completa dos destinos no site oficial da Prefeitura.


Temporada de baleias em Ilhabela

Vivendo sua temporada de baleias — que teve início em junho e vai até agosto — cerca de 405 animais já passaram pela região, sendo esse mais um motivo para visitar a Capital de Vela durante a 50ª edição da SIVI.

Foto: Acervo/Sectur / Divulgação

Esse é um dos mais espetaculares fenômenos naturais do Brasil, protagonizado, principalmente, pelas baleias jubarte, que atraem turistas do mundo todo para Ilhabela.

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Calor fez nível do oceano aumentar mais no Brasil do que no resto do mundo

    Segundo relatório da OMM, 2023 ficou marcado pelo recorde de temperatura e pela maior elevação dos mares já registrada

    Quase 200 metros! Estaleiro holandês está construindo o veleiro mais alto do mundo

    Embarcação da Royal Huisman mede quatro vezes mais que o Cristo Redentor, mas ainda não tem data para estrear

    Conheça a “arraia de metal” gigante testada pelos EUA para missões navais

    Espécie de drone subaquático com a forma do animal marinho completou seu primeiro teste no mar

    Cercado por água e floresta, resort flutuante na Tailândia só é acessado de barco

    Composto por 32 cabanas, espaço oferece atrações que vão de canoagem a safári e conta com restaurante em jangada

    Metalu foi responsável por estruturas flutuantes do Rio Boat Show 2024

    Marca é especialista no desenvolvimento, fabricação e instalação de soluções em alumínio para píeres e passarelas há mais de 45 anos