Quase um metro e meio de altura! Conheça o maior caranguejo de todos os tempos
Nomeado de Big Daddy, o animal possui longas pernas e mais de 3 metros de diâmetro
Um crustáceo com quase 1,5 metro de altura e mais 3 metros de diâmetro: parece uma criatura de um filme de terror, mas existe. Da espécie caranguejo-aranha-japonês, o Big Daddy é o maior caranguejo de todos os tempos — reconhecido até pelo Livro dos Recordes.
Sistema fluvial que existiu há milhões de anos e descoberto debaixo do gelo da Antártida
Garanta seu ingresso para Foz Internacional Boat Show com 20% de desconto
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Como se não bastasse a altura, o animal ainda conquistou o título de perna mais longa de um caranguejo, com singelos 1,43 metros. Vale destacar que seu corpo geralmente não cresce mais que 40 centímetros de diâmetro, embora suas garras possam crescer em qualquer momento da vida.
Não à toa, seu nome em japonês, taka-ashi-gani, significa “caranguejo de pernas altas”. Com este shape, o maior caranguejo de todos os tempos tinha maior facilidade para se locomover e alcançar algas e plantas distantes.
Além disso, essa espécie raramente é vista na natureza, pois passam a maior parte do tempo nas profundezas do oceano, próximo a aberturas de ventilação. No entanto, durante a primavera — época de acasalamento — eles vão para águas mais rasas em busca de uma companhia para reprodução. Inclusive, durante este período, é proibida a sua captura, devido ao risco de extinção.
Uma vida duradoura
Com tamanho e aparência intimidadora, o maior caranguejo de todos os tempos recebeu o nome de um lutador britânico homônimo — também conhecido como Shirley Crabtree Jr. E, assim como a pessoa que inspirou seu nome, o animal precisou lutar pela sua vida.
Para sua sorte, o caranguejo evitou por pouco uma morte prematura num mercado de peixe japonês. Graças a um representante da Sea Life, o animal foi transportado para um tanque de água fria em Blackpool, Inglaterra. A partir disso, longos anos o esperavam.
O animal viveu até 2016, quando faleceu de causas naturais, aos 80 anos. Os caranguejos-aranha-japonês — cujo nome científico é Macrocheira kaempferi — podem viver de 50 a 100 anos. Segundo Scott Blacker, cuidador do caranguejo, o Big Daddy recebia um tratamento especial.
Ele era mais um membro da família do que apenas um animal sob nossos cuidados –Scott Blacker, ao Guiness World Records
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
De acordo com os cientistas, artefato encontrado na Alemanha é datado da Idade do Gelo, há mais de 15 mil anos
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro