Norte-americana entra para a história ao dar a volta ao mundo sozinha em veleiro

Cole Brauer, de 29 anos, passou 130 dias a bordo de um monocasco para disputar competição global

18/03/2024
Foto: Instagram @teamonenewport/ Reprodução

Coragem e determinação certamente são adjetivos que descrevem Cole Brauer. A bordo do veleiro monocasco Class40 First Light, a marinheira de 29 anos se tornou a primeira norte-americana a dar a volta ao mundo sozinha e sem escalas pelo mar.

A aventura durou 130 dias, com partida e chegada em Corunha, cidade portuária espanhola. Foram quase 30 mil milhas percorridas — o que representa pouco mais de 48 mil quilômetros — com passagem pelos três grandes cabos do mundo: Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, Cabo Leeuwin, na Austrália, e Cabo Horn, no Chile.

Foto: Instagram @lydiaatsea/ Reprodução

“Finalização incrível!!!! Tão feliz!”, escreveu em publicação no Instagram. “Obrigada a todos que se juntaram a mim e tornaram esse processo possível”.

 

Pela rede social, Brauer compartilhou atualizações sobre a viagem e atualmente conta com mais de meio milhão de seguidores.

Volta ao mundo

A jornada de Breuer faz parte do Global Solo Challenge (desafio solo global, em tradução livre para o português), competição que contou com 16 participantes e da qual mais da metade teve que desistir antes de concluí-la.

Foto: Instagram @colebraueroceanracing/ Reprodução

A norte-americana ficou em segundo lugar, após perder para o francês Philippe Delamare, mas conquistou o posto de primeira-norte americana a alcançar o feito de dar a volta ao mundo sozinha e sem pausa.


Conforme observado pela realizadora do evento, menos de 200 pessoas no planeta viveram essa experiência, sendo que o primeiro foi o marinheiro inglês Robin Knox-Johnston, em 1969. No recorte por gênero, os números são ainda menores: apenas 18 mulheres fizeram o que Breuer fez. A pioneira foi a australiana Kay Cottee, em 1988.

 

Nas redes sociais, a navegadora contou que sonhava em completar a volta ao mundo antes dos 30 anos de idade e, em entrevista para o Today Show, deixou um recado para as jovens que desejam seguir os passos dela: “Eu realmente quero que as mulheres entendam que isso é possível”.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Série "A Europa Como Você Nunca Viu" ganha nova temporada no Canal Náutica

    Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses

    Rebocador de 1961 foi transformado em iate de luxo e vendido por mais de R$ 7,5 milhões

    Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos

    Com sucesso da 1ª edição, NÁUTICA Talks volta ao Rio Boat Show em 2025

    Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio

    Kitesurfista Bruno Lobo salva jovem de afogamento em São Luís; assista

    Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar

    Novo estudo revela espécie de baleia que pode viver até 150 anos

    Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos