Praia de areia preta que foi cenário de Game of Thrones esconde perigo mortal
Reynisfjara, no sul da Islândia, é famosa não só pela aparição na série vencedora de 59 Emmys
A areia preta vulcânica da praia de Reynisfjara, no sul da Islândia, caiu como uma luva no cenário de Game of Thrones, majoritariamente ocupado por uma paleta de cores escuras e cenários sombrios, como castelos medievais, florestas densas e geladas. Há, contudo, outro aspecto da praia que conversa, mesmo que indiretamente, com a narrativa da produção: o destino é considerado um dos mais perigosos do país.
Entenda o que está acontecendo no Morro do Careca, em Natal, que corre risco de colapso
Pesquisa aponta que 100% das praias do Brasil contêm resíduos plásticos
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Isso porque Reynisfjara carrega em suas águas as chamadas sneaker waves, também conhecidas como ondas dormentes, caracterizadas por serem, principalmente, imprevisíveis e perigosas. Para se ter uma ideia, de 2014 a 2022, foram 12 incidentes graves contabilizados na praia, além de cinco mortes.
As ondas dormentes são enormes e ficam escondidas em meio ao mar. Sem aviso, elas chegam criando uma sucção, responsável por arrastar o indivíduo, levando a areia e o cascalho sob seus pés e o afastando da costa. Quem é atingido por uma onda dormente dificilmente consegue se levantar.
Praia de Reynisfjara é atração turística imperdível
Além da aparição em Game of Thrones, a praia de Reynisfjara carrega consigo outros atributos que a fazem ser uma grande atração turística na Islândia. O principal deles, claro, é sua areia preta, proveniente de erupções vulcânicas no local.
Além disso, os fragmentos de basalto (rocha ígnea vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina), também resultantes das erupções, formaram os enormes penhascos observados na região, que parecem ter saído diretamente de um filme.
Ao fundo, dois rochedos emergem do Oceano Atlântico, contrastando com a espuma provocada pelas ondas do mar e formando o cenário ideal para quem gosta de fotografar paisagens.
Apesar de perigosa, a praia é devidamente sinalizada para evitar acidentes, e conta com diversos alertas que indicam os níveis de perigo:
- Verde: significa que o banhista pode entrar na água naquele ponto;
- Amarelo: indica que aquele local não é recomendado para banho;
- Vermelho: indica perigo extremo.
Autoridades ainda recomendam que os visitantes evitem entrar na água em áreas proibidas e nunca se virem de costas para o mar.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros