Quase uma nave espacial! Ferrari revela detalhes do Hypersail, primeiro barco da marca
Modelo será o maior monocasco totalmente equipado com foiling já construído. Gigante das pistas anunciou entrada na vela em 2024


Desde que anunciou sua entrada no mundo das competições a vela, em 2024, a Ferrari despertou uma curiosidade mundial quanto ao barco da marca — dado o consolidado sucesso nas pistas. Atendendo às expectativas, a embarcação, batizada de Hypersail, será o maior monocasco totalmente equipado com foil já construído.
“À prova do futuro”: conheça o superiate Azzurra 48
3 Mulheres, um veleiro precário e a travessia do Atlântico Norte viraram filme
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O nome escolhido faz referência ao Hypercar Ferrari 499P, vencedor de três provas Le Mans, tradicional corrida de resistência francesa de 24 horas ininterruptas. Mas nem só no nome as duas máquinas se assemelham.


Durante a apresentação do barco Hypersail da Ferrari, John Elkann, presidente executivo da companhia italiana, revelou que quer levar a marca “a outra forma de competição de resistência”, referindo-se, justamente, à Le Mans, mas, agora, nos mares, onde tudo pode acontecer — e sem aviso prévio.
É mais parecido com uma nave espacial do que com um barco– destacou o presidente


A embarcação de 30 metros de comprimento foi desenvolvida sob orientação do grande velejador italiano Giovanni Soldini, com design de Guillaume Verdier, especialista em iates de alta competição, como os da America’s Cup.
A Ferrari ainda integrou engenheiros de suas divisões de Fórmula 1 e GT para aplicar expertise em fibra de carbono, aerodinâmica, simulações de performance e sistemas de controle algorítmico.


O resultado é um barco futurista, com dois volantes, espaço para mais de oito passageiros e a capacidade de “voar” sobre as águas estabilizado por três pontos de apoio: um foil na quilha basculante, um foil no leme e, alternadamente, dois foils laterais — é considerado, inclusive, o primeiro monocasco oceânico com foil na quilha.
O Hypersail é um novo desafio que nos leva a superar nossas fronteiras e ampliar nossos horizontes tecnológicos– disse Elkann
Soldini, que deixou a Maserati para embarcar na aventura do novo projeto, é o chefe da Equipe Hypersail da Ferrari. Para ele, “do ponto de vista náutico, [o Hypersail] é inovador em sua construção e em seu voo; em termos de sistemas, a contribuição da Ferrari é promover o desenvolvimento de sistemas de controle nunca antes vistos a bordo”.


O velejador reconhece que um dos principais desafios de barcos como esse é a estabilidade a bordo. Nesse contexto, Marco Ribini, líder da equipe, detalhou que a expertise da Ferrari é crucial. “O software de controle de suspensão dos nossos carros nos permitiu desenvolver um algoritmo para manter o barco estável e permitir que Giovanni tenha controle total”, explicou.
Barco da Ferrari será movido a energia renováveis
O novo Hypersail da Ferrrari será 100% movido a fontes de energia renováveis e de produção própria, como eólica e solar.


A embarcação está em construção na Itália, com cerca de 90% dos componentes do protótipo construídos na mesma fábrica de Maranello que produz modelos de carros como o Purosangue, 12Cilindri, o Daytona SP3 e o F80.
Ao todo, 20 funcionários da Ferrari trabalham em tempo integral no projeto Hypersail, com cerca de 80 outros de vários departamentos oferecendo suporte. A previsão é que o lançamento e o início dos testes no mar do barco da Ferrari aconteçam em 2026.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com 84 pés, novo barco do estaleiro italiano foi fabricado em Santa Catarina e está exposto no Marina Itajaí Boat Show
Mais novo lançamento da Sessa Marine foi desenvolvido para atender consumidores que buscavam barco maior
Na presença de autoridades estaduais e municipais, desenlace da fita abriu as portas do evento náutico que acontece até 6 de julho
Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura do evento a partir das 19h desta quinta-feira (3). Acesse!
PRS 3/2025 visa defender o desenvolvimento do setor na indústria, no comércio e em ações de sustentabilidade e turismo