Troca de comando! Piloto de avião assume veleiro e velejador olímpico encara os céus

Em desafio proposto pela Emirates, comandantes experimentaram trocar de máquinas; assista

08/01/2024
Sir Ben Ainslie. Foto: Emirates/ Divulgação

Uma experiência ousada e criativa foi feita pela Emirates, a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos. No desafio, o atleta olímpico e lenda britânica dos veleiros Sir Ben Ainslie trocou de papéis com Alexander Warburton, piloto do Emirates A380 — o maior avião comercial do mundo. Enquanto o comandante dos ares virou velejador, o atleta dos mares pilotou um avião.

Experts em avião e barco, ambos não tiveram uma missão fácil e aprenderam o básico sobre cada modalidade. Para isso, o velejador Sir Ben visitou a Flight Training Academy, onde pilotou um simulador de voo de última geração, antes de sobrevoar Dubai em um avião Diamond DA42-V. Confira no vídeo abaixo!

 

 

Antes da troca, não faltaram conselhos e motivações para a lenda dos veleiros por parte de Alexander Warburton, que acreditou na capacidade de Ben Ainslie de conduzir algo “ligeiramente diferente”. O comandante também comentou como é pilotar o A380.

Foto: Emirates/ Divulgação

Depois de simular voo com o instrutor Petrus de Vries, hora de colocar os conhecimentos em prática! Com Petrus ao seu lado, Sir Ben se saiu bem na missão, voando sobre montanhas e mares até pousar com segurança no hangar da empresa.

Foi uma experiência incrível, mas ainda penso que tenho um caminho a percorrer antes de pilotar um A380 – Sir Ben Ainslie, velejador


Do ar para o mar: a experiência do piloto

Já no desafio de trocar o avião pelo comando de um barco, o piloto encarou as águas a bordo de um catamarã de corrida da equipe Emirates Great Britain SailGP Team. O modelo F50 — com 50 pés — é uns dos veleiros mais rápidos do mundo e chega a alcançar 92,6 km/h, além de possuir uma velocidade máxima prevista superior a 100 km/h.

 

Recebido por Sarah Jenkins — responsável pela comunicação do time de regatas patrocinado pela Emirates — , Alexander Warburton contou com a ajuda de vários profissionais para velejar, inclusive de Ben Ainslie.

Ben Anslie e Alexander Warburton. Foto: Emirates/ SailGP/ Divulgação
Foto: Emirates/ SailGP/ Divulgação

Eu adorei. O barco é mais responsivo do que eu realmente esperava. Consigo ver muitas similaridades entre o avião e o barco. Foi uma experiência muito legal– Alexander Warburton, piloto de avião

Foto: Emirates/ Divulgação

A troca entre um avião e barco é só mais um laço entre a Emirates e o mundo da vela, que existe há quase 20 anos. Em 2023, a marca reforçou seu compromisso com o esporte, ao se tornar o primeiro patrocinador máster da equipe Great Britain SailGP Team, com contrato até 2026.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Santa Catarina domina listas do Google de praias mais bem avaliadas e fotografadas do Brasil

    Feito em comemoração ao aniversário de 20 anos do Maps, os dois rankings têm ponto catarinense em 1º lugar

    Homem é engolido e cuspido por baleia enquanto navegava em caiaque

    Jovem de 23 anos teve encontro com jubarte no Chile, ao tentar realizar uma travessia com o pai

    Submarino Titan: áudio da implosão é divulgado pela Guarda Costeira dos EUA; ouça

    Cinco pessoas morreram no incidente durante expedição aos destroços do Titanic, em junho de 2023

    Copa Mitsubishi de Vela completa 25 anos em 2025

    Inscrições para a 1ª etapa já estão abertas, com novidade para a classe RGS Cruiser; confira o calendário completo do torneio

    Peixe-diabo negro é visto pela primeira vez em águas rasas

    Assustadora em filme, tamanho da espécie surpreendeu após registro na Espanha