Yamaha anuncia o novo jet CrossWave 2026; confira os detalhes

Significativamente maior do que um WaveRunner tradicional, o jet leva até 4 pessoas e apresenta o 1º convés walk around do setor

20/08/2025
WaveRunner CrossWave 2026. Foto: Yamaha WaveRunners/ Divulgação

Em 2026, a Yamaha celebra os 40 anos da linha WaveRunner. E para comemorar o feito em grande estilo, a marca anunciou o lançamento mundial de uma moto aquática que promete inaugurar uma nova categoria nos jets: a novíssima CrossWave.

De acordo com a empresa, o novo modelo tem “a plataforma mais adaptável que a Yamaha já lançou”. Isso porque o novo jet oferece amplo espaço de armazenamento, acesso fácil ao convés e a maior capacidade de combustível da categoria. Tudo isso para abraçar dos pescadores e aventureiros aos pilotos mais discretos.

Foto: Yamaha WaveRunners/ Divulgação

São quase 4 metros de comprimento e 1,65 metro de largura, tamanho que torna o CrossWave significativamente maior do que um WaveRunner tradicional — quase 60 centímetros mais longo e 45 centímetros mais largo do que a série FX. A novidade estará disponível nas concessionárias Yamaha no primeiro semestre de 2026, com os preços a serem anunciados.

Mais detalhes sobre o CrossWave da Yamaha

O novo CrossWave apresenta o primeiro convés completo walk around da indústria, segundo a empresa. A área oferece quase 4 metros de espaço plano, com acabamento em tapete marítimo da proa à popa. O design ainda permite uma mobilidade de 360 graus e drenagem para os pés.

WaveRunner CrossWave 2026. Foto: Yamaha WaveRunners/ Divulgação

Construído sobre a plataforma mais longa e larga da Yamaha e com deque antiderrapante, o lançamento da fabricante japonesa é equipado com um motor de quatro tempos 1899 cc, considerado pela empresa como o equipamento de maior cilindrada do setor de motos aquáticas. O tanque de combustível, por sua vez, tem capacidade para 100 litros.

Essa nova geração de potência equilibra alto desempenho, economia, consciência ambiental e a confiabilidade pela qual a Yamaha é famosa– diz a marca

Preparada para a família, a embarcação foi projetada desde o começo para transportar até quatro pessoas. Apesar disso, tanto o terceiro quanto o quarto assentos são removíveis, ajuste que transforma a popa em um amplo espaço no convés, ideal para guardar coolers, equipamentos de pesca e, claro, relaxar.

WaveRunner CrossWave 2026. Foto: Yamaha WaveRunners/ Divulgação

No quesito armazenamento, o CrossWave ostenta impressionantes 311 litros de capacidade, com um compartimento dedicado para âncoras na proa e dois adicionais na popa. Dispensando preocupações em longas viagens, o jet vem de fábrica com um cooler de 52 litros, que pode ser montado na proa ou no terceiro e quarto assentos, casos sejam removidos.

WaveRunner CrossWave 2026. Foto: Yamaha WaveRunners/ Divulgação

Graças à porta de limpeza patenteada pela empresa — e encontrada somente no CrossWave — , o passageiro pode limpar os detritos da turbina sem precisar entrar na água. No leme, as telas duplas Connext e Simrad de 7 polegadas colocam a navegação, a monitorização do sistema e os controles de entretenimento na ponta dos dedos do condutor — tudo touchscreen.

WaveRunner CrossWave 2026. Foto: Yamaha WaveRunners/ Divulgação

Os condutores podem personalizar ainda mais o convés utilizando o sistema de montagem integrado T-track da Yamaha, que suporta acessórios modulares para pesca, arrumação, descanso e muito mais.

WaveRunner CrossWave 2026. Foto: Yamaha WaveRunners/ Divulgação

Produzido com tecnologia de última geração, o CrossWave vem preparado, por baixo do convés, para receber uma bateria náutica de ciclo profundo do Grupo 24. Segundo a Yamaha, o recurso faz do jet o primeiro capaz de suportar motores de arrasto, sistemas de iluminação e outros componentes eletrônicos de alto consumo.

 

Por fim, um reboque Yamaha personalizado e uma geleira premium são fornecidos em série. Não à toa, Bryan Seti, diretor geral da Yamaha WaterCraft, define o novo CrossWave como o “início de uma categoria inteiramente nova de WaveRunner”.

Ela incorpora o nosso compromisso com a inovação, a usabilidade e a diversão, ao mesmo tempo que honra o legado que começou em 1986 com a primeira WaveRunner– conclui Seti

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    R$ 195 mil ao ano: conheça a oportunidade de trabalho na ilha mais remota do Reino Unido

    Vaga inclui conviver com mais ovelhas do que pessoas na Ilha de Bardsey, em total conexão com a natureza e longe, inclusive, da iluminação artificial

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro