Remador completa sozinho volta na ilha de Fernando de Noronha e atinge marca histórica
Alef Alves, atleta de canoagem, tornou-se o primeiro remador local, e o segundo da história, a terminar o percurso solitário


Demorou, mas valeu a pena. Na última semana (19), depois de 4 horas e 40 minutos solitário a bordo de uma canoa havaiana, do tipo OC1 (versão individual da tradicional embarcação polinésia, projetada para prática esportiva), o remador Alef Alves deu a volta na ilha de Fernando de Noronha e entrou para a história.
Recorde: trio de irmãos atravessa o Pacífico em barco a remo em 139 dias
Britânica se torna a 1ª mulher a remar sozinha da Europa à América do Sul
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Em 35 quilômetros de trajeto, ele se tornou o primeiro remador local, e o segundo da história, a completar o percurso sozinho. O pioneiro a atingir tal feito foi Pedro Henrique Almeida Weichert, de Vitória (ES), em 3 horas e 38 minutos.
Ver essa foto no Instagram
Não é de hoje que Alef é apaixonado pelas águas. Natural de Noronha, ele pratica canoa havaiana desde 2015 e detém vários títulos na modalidade, sendo campeão cinco vezes no circuito Aloha Spirit, uma vez do brasileiro por equipe e quinto lugar no Mundial no Havaí na categoria de times.


Entretanto, não seria por conta do seu histórico vencedor como remador que a missão de dar volta na ilha de Fernando de Noronha ficaria fácil — muito pelo contrário. Alef já havia feito o percurso em uma canoa coletiva, mas pela primeira vez, decidiu encarar o desafio sozinho.
Quis me conectar com o mar e viver esse momento de forma plena. Quando estou remando, sinto uma ligação total com o oceano e com a natureza viva que cerca essa ilha maravilhosa– afirmou ao g1
O remador contou que não realizava a volta completa há três anos. Por isso, decidiu retornar de maneira especial — com um recorde!
Desafios na ilha de Fernando de Noronha
As quase cinco horas de percurso foram longas — até mais do que sugerem. Segundo Alef, o maior desafio enfrentado para quebrar o recorde foi a forte ventania na parte final do trajeto.


Quando virei a Ponta da Sapata, encontrei um vento muito forte para retornar ao porto. Fui controlando o ritmo e, aos poucos, consegui avançar– contou ao g1
Apesar das dificuldades, o atleta atingiu seu objetivo. De acordo com Alef, o trecho conhecido como “Mar de Fora” (região com muitas ondas nas praias do Leão, Sueste e Atalaia), estava bastante agitado. Porém, para alegria do remador, a canoa se comportou bem nas adversidades.
Além das várias conquistas como atleta, o noronhense também é instrutor de passeios de canoa havaiana na região. Os trajetos percorrem aproximadamente 6 quilômetros em 2 horas de duração, passando por vários pontos e praias da ilha. O momento ainda conta uma parada para mergulho na Praia da Conceição.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Durante o NÁUTICA Talks do Rio Boat Show, Thiago Veiga, da Vibra, detalhou a nova formulação do combustível, que substitui biodiesel por HVO
Expedição liderada por Renan Macedo e Alisson Guedes chegou ao salão náutico, vinda de Niterói, para uma apresentação exclusiva. O evento segue até domingo (19)
Estrutura permite circuito 360° nas águas da Marina da Glória durante o maior evento náutico outdoor da América Latina
Estaleiro espanhol apresenta três embarcações no salão náutico, com destaque para o D50. Evento segue até domingo (19), na Marina da Glória
Iate de 27,43 metros de comprimento tem chamado atenção do público do salão náutico. Evento segue até domingo (19), na Marina da Glória




