Ao caminhar em praia da Flórida, mulher encontra dente de tubarão pré-histórico na areia

Fóssil do megalodonte, maior tubarão que já existiu, teve idade estimada entre 2 e 24 milhões de anos

06/12/2023
Foto: Arquivo pessoal Beth Orticelli / Reprodução

Caminhar na areia da praia é um hábito bastante comum. Por bem-estar ou não, a verdade é que ao colocar os pés na areia você pode encontrar de tudo, desde conchas até o dente de um tubarão extinto há milhões de anos. Pelo menos foi isso o que uma mulher sortuda achou ao caminhar na areia de uma praia na Flórida: o dente de um megalodonte.

A professora aposentada Beth Orticelli teve o privilégio de encontrar um vestígio do animal que, além de pré-histórico, é considerado nada mais, nada menos, que o maior tubarão do mundo. Tudo isso enquanto caminhava com o marido por Manasota Key.

Foto: Arquivo pessoal Beth Orticelli / Reprodução

Segundo Beth, o fóssil é do tamanho da palma de sua mão e um profissional independente estimou que tenha idade de 2 a 24 milhões de anos. Ainda de acordo com ela, o dente foi visto parcialmente enterrado na areia e, quando ela e o marido o puxaram, ficaram surpresos com o estado de conservação do dente.

Estávamos gritando como se tivéssemos ganhado a loteria– Beth Orticelli ao jornal Newsweek

O Museu da Flórida diz que os dentes de tubarão podem ser encontrados no estado inteiro, uma vez que partes da Flórida já estiveram, por milhões de anos, submersas. Apesar disso, a maioria deles é encontrad em camadas de rochas sedimentares que já foram colocadas no fundo de partes rasas do oceano — deixando o achado de Beth ainda mais raro.


Para a professora, contudo, o achado representa uma “anomalia” já que dentes fossilizados desse tipo não aparecem em praias com frequência — é mais comum encontrá-los no fundo do mar.

O megalodonte

O megalodonte é considerado o maior tubarão que já existiu. Acredita-se que a espécie foi extinta há cerca de 3,6 milhões de anos, sendo que os primeiros restos de megalodonte conhecidos datam de mais de 20 milhões de anos.

Foto: American Museum of Natural History / Reprodução

Segundo o Museu de História Natural de Londres, o maior megalodonte poderia medir de 15 a 18 metros de comprimento. Para nível de comparação, os maiores tubarões brancos registrados têm cerca de seis metros.

Dente de tubarão megalodonte fossilizado, à esquerda, comparado a um dente de tubarão branco moderno

Os dentes do megalodonte podem medir até 18 cm, mas o Museu de História Natural da Flórida afirma que os fósseis encontrados geralmente medem entre 7 e 13 centímetros.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!

    Quanto de plástico pode matar um animal marinho? Estudo analisou quantidades e tipos mais letais

    De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais