Colar com dente de tubarão megalodon é encontrado nos destroços do Titanic

Descoberta aconteceu através das mais de 700 mil fotos registradas por submersíveis no fundo do mar

30/05/2023
Foto: Magellan / Divulgação

Muitos mistérios circundam o naufrágio do Titanic e, mesmo depois de tanto tempo, aguçam a curiosidade das pessoas. O mais recente deles acaba de ser revelado e envolve um colar com dente de megalodon no Titanic.

James Cameron, no filme sobre o trágico fim do Titanic, havia feito o mundo sonhar com uma joia azul — batizada de Coração do Oceano (e que não existiu de verdade).

 

Mas, como a realidade pode ser mais surpreendente do que a ficção, um passageiro a bordo do navio trazia um acessório ainda mais chamativo: um colar feito com pedaço de um tubarão gigante e ouro.

Área circulada mostra a joia feita com dente de megalodon no Titanic. Foto: Arte Náutica sobre imagem Magellan

Localizada entre os destroços do barco, a joia com dente de megalodon no Titanic foi identificada graças às mais de 700 mil fotos da embarcação registradas no fundo do mar pela empresa Magellan.

 

Os registros, que transformaram-se em imagens em 3D do Titanic, apontam que a embarcação não foi atingida a estibordo, como se acreditava há mais de 100 anos. Agora, revelaram também a joia, da qual não se tinha nenhuma notícia desde o naufrágio do barco, 111 anos atrás.

Entre as imagens captadas pela Magellan através de submersíveis, a equipe conseguiu avistar o colar com dente de megalodon no Titanic. A descoberta foi “surpreendente, bonita e de tirar o fôlego”, disse o CEO da Magellan, Richard Parkinson, em comunicado.

 

 

O colar, contudo, segue no fundo do mar, uma vez que a equipe fez um acordo com autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido para poder filmar os destroços do Titanic, desde que não tocasse ou removesse qualquer peça. Agora, com a ajuda da inteligência artificial, o CEO da Magellan tenta determinar quem era o dono do objeto.


A chamada IA está sendo utilizada para analisar imagens de passageiros embarcando no navio em 1912, examinando suas vestimentas e aplicando técnicas de reconhecimento facial. A ideia também é contatar familiares dos mais de dois mil passageiros que estavam a bordo do navio.

O tubarão megalodon

O megalodon é considerado o maior tubarão que já existiu. Acredita-se que a espécie foi extinta há cerca de 3,6 milhões de anos, sendo que os primeiros restos de megalodon conhecidos datam de mais de 20 milhões de anos.

Foto: American Museum of Natural History / Reprodução

Segundo o Museu de História Natural de Londres, o maior megalodon poderia medir de 15 a 18 metros de comprimento. Para nível de comparação, os maiores tubarões brancos registrados têm cerca de seis metros.

Dente de tubarão megalodon fossilizado, à esquerda, comparado a um dente de tubarão branco moderno

Os dentes do megalodon podem medir até 18 cm, mas o Museu de História Natural da Flórida afirma que os fósseis encontrados geralmente medem entre 7 e 13 centímetros.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência

    16 anos depois: mensagem em garrafa lançada na costa brasileira chega à Austrália

    Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu

    Caranguejos-aranha formam "tapete vermelho" no fundo do mar e intrigam cientistas

    Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade

    Nova expedição promete cruzar o Ártico com zero emissão de carbono

    Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026

    Praia de Paulista: rio Pinheiros ganha prainha com música, yoga e beach tennis

    Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades