Artista transforma embarcação a jato da década de 1970 em ‘barco tubarão’
Fin Bowron é do Reino Unido e trabalhou na embarcação com aparência do animal por 15 anos


Quando habilidades artísticas e paixão pelo oceano se encontram, obras de arte podem surgir. Uma pintura, uma foto ou… um barco com aparência de tubarão, como fez o artista Fin Bowron, de Northumberland, no Reino Unido.
Prancha com pele de tubarão? Conheça a tecnologia que promete revolucionar o surfe
Valiosas trombetas do século 16 são encontradas em veleiro naufragado
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Já conhecido por produzir réplicas gigantes de elementos da vida marinha e garrafas de bebidas, Fin resolveu combinar sua arte com a paixão pelo mar que, na maioria dos dias, o leva pelas águas do Mar do Norte.


Em sua garagem e estampando restaurantes pelo Reino Unido estão lagostas, caranguejos, peixes, conchas e, claro, tubarões, todos produzidos pelas mãos de Fin.
Há 15 anos, contudo, surgiu a ideia de usar uma cabeça de tubarão, deixada sem propósito em sua garagem, para personalizar um barco a jato da década de 1970 — processo que levou 15 anos.






Entre estágios de verão e outras atividades, o projeto acabava sempre parando no jardim do artista, se deteriorando e precisando de restauração. Foi somente agora, em 2024, que o barco com aparência de tubarão finalmente ganhou as águas, seu habitat “duplamente natural”.


Tanto a cabeça quanto a cauda e as barbatanas realistas do tubarão foram feitas em fibra de vidro, de forma a se encaixarem perfeitamente no barco de 54 anos. Equipado com um motor Yamaha de 25 hp, a embarcação navega enquanto tira risadas — e sustos — de banhistas curiosos.
Apesar da experiência em construir e restaurar barcos, essa foi a primeira vez que Fin modificou uma embarcação — e ficou feliz por descobrir que ela não apenas flutua, mas também navega bem.




“Eu não sabia como ele iria se sair na água. Quando você coloca motores, não sabe como o equilíbrio vai ficar. Felizmente, ele funciona perfeitamente bem. Provavelmente é pura sorte que ele salte e combine bem com aquele motor.”
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960




