Entenda o mistério por trás do sumiço de tubarões-brancos na África do Sul

Até agora, nenhuma das teorias apresentadas convenceu a comunidade científica

06/08/2024

Desde 2017, o número de tubarões-brancos tem caído drasticamente na África do Sul, construindo um roteiro misterioso ao redor do desaparecimento do animal. Isso porque, até agora, nenhuma das teorias apresentadas sobre a diminuição da espécie na região convenceu a comunidade científica.

A primeira delas, dada a partir de um estudo, sugeriu que os tubarões-brancos estavam fugindo da África do Sul por conta de ataques severos de baleias orcas. A teoria ganhou força quando carcaças dos animais começaram a aparecer nas praias sul-africanas no mesmo momento em que o número de tubarões diminuía na região.

A percepção dos pesquisadores é de que os tubarões-brancos estavam fugindo das orcas em direção ao leste. Mas essa teoria não convenceu a comunidade científica como um todo. Assim, em março de 2024, um novo estudo questionou os métodos e a conclusão do trabalho anterior.

 

Estudiosos alegaram que “se toda a população de tubarões-brancos fosse, de fato, regionalmente estável e os tubarões observados anteriormente no Ocidente tivessem se redistribuído em direção ao Cabo Oriental, seria de se esperar que o número de tubarões-brancos na Baía de Algoa fosse cerca de dez vezes maior do que o registrado hoje”.


Outro contra-argumento do estudo mais recente toma como base o fato de que a queda no número dos animais começou muito antes dos primeiros ataques de orcas registrados e defende que, na verdade, a diminuição dos tubarões-brancos na África do Sul está ligada a questões ambientais.

 

Mudanças climáticas, pesca excessiva e baixa diversidade genética são alguns dos argumentos apresentados, mas que ainda não determinam, de fato, o que está acontecendo.

Tubarões-brancos são atração na África do Sul

A África do Sul é um dos lugares mais famosos do mundo para observar tubarões-brancos, especialmente na área conhecida como Shark Alley, uma estreita faixa de água entre Dyer Island e Geyser Rock, famosa pela alta concentração de tubarões-brancos, uma vez que a presença de colônias de focas nas ilhas atrai muitos deles para a área.

É justamente por lá que turistas do mundo inteiro se aventuram no famoso mergulho em gaiola, que permite aos mais corajosos a experiência de ver um tubarão-branco de pertinho, separados apenas pelas grades.

 

Além dos mergulhos, outras atrações envolvendo o animal são populares na região. Entre elas, estão passeios para observação, museus e até um oceanário.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Atendendo a pedidos, Schaefer 510 GT passa a ter teto rígido na área de flybridge

    Sucesso de 50 pés do estaleiro atracou no São Paulo Boat Show 2024 com uma atualização que promete melhorar o aproveitamento do espaço

    Nova Intermarine 60 preza pela integração dos espaços, com lounge na proa e móveis flutuantes

    Estreando no São Paulo Boat Show, modelo de 60 pés dá grande atenção aos detalhes e busca conectar passageiros com a natureza

    Super Quinta Ventura: confira os preços promocionais do estaleiro no Boat Show

    As ofertas da Ventura Marine têm estoque limitado, parcelamento sem juros e acontece exclusivamente no dia 19 de setembro

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 1º dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista

    Turismo náutico: Impacto econômico no Estado de São Paulo deve aumentar em 90% no interior

    Informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18), durante a abertura do 9º Congresso Internacional Náutica, que integra a programação do São Paulo Boat Show