Ver o mar de São Paulo? Bairro ao extremo sul da cidade guarda vista privilegiada
Bairro Engenheiro Marsilac fica na Zona Sul da capital paulista e permite avistar o oceano — se o céu limpo contribuir


Na cidade de concreto seria, no mínimo, incomum pensar em olhar para o oceano. Mas, isso é possível no bairro mais ao sul de São Paulo — pelo menos se o céu limpo também contribuir. Estamos falando do bairro Engenheiro Marsilac, que fica no distrito de Marsilac, no extremo sul da metrópole.
Técnica inovadora revela que maior desova de tartarugas do mundo fica na Amazônia
Redemoinho gigante no Mar Báltico avistado do espaço tem motivo revelado
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Uma das poucas áreas da cidade onde o verde ainda predomina, Engenheiro Marsilac fica mais próximo do litoral do que o próprio Centro de São Paulo. No mapa, em linha reta, apenas 15 km separam o bairro do oceano Atlântico — contra 53 km de distância até o Marco Zero, na Sé.


O nome do bairro homenageia o engenheiro José Alfredo Montes de Marsillac, que desenvolveu diversas técnicas para a construção de estradas e túneis. O local, inclusive, só é acessado por rodovia e, de lá, é possível visitar gratuitamente o Parque Estadual da Serra do Mar — de onde é possível avistar o litoral.
A chance rara de ver o oceano a partir da capital se dá pela altitude e pela localização geográfica: Marsilac está em um dos pontos mais elevados da Serra do Mar, e o relevo permite visões panorâmicas surpreendentes. Em dias claros, é possível enxergar trechos da Baixada Santista, como praias de Itanhaém e Peruíbe.


Mesmo sendo parte da maior metrópole do país, o bairro vive quase isolado da urbanização. Suas paisagens são dominadas por mata atlântica preservada, sítios, rios e cachoeiras. Boa parte da população vive em áreas rurais — um contraste gritante com o restante da cidade.


Com baixa densidade populacional, Marsilac é também um dos distritos com menor infraestrutura urbana de São Paulo. Por um lado, isso favorece a preservação ambiental: a região integra a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, importante reserva ecológica da cidade.
Para quem deseja experimentar a São Paulo menos conhecida, trilhas guiadas, esportes radicais e visitas ao Parque Estadual são boas opções. É possível chegar à região de carro, pela rodovia, ou pelo trem da CPTM (linha 9-Esmeralda até a estação Grajaú, depois com o ônibus 6L01-10). Embora o mar não esteja ao alcance dos pés, está, sim, ao alcance dos olhos — basta saber onde olhar.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Vaga inclui conviver com mais ovelhas do que pessoas na Ilha de Bardsey, em total conexão com a natureza e longe, inclusive, da iluminação artificial
Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia
Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro




