Considerada extinta há 200 anos, baleia-cinzenta reaparece no Atlântico

Registro raro da espécie chocou pesquisadores norte-americanos ao ser avistada nas águas

Por: Redação -
12/03/2024
Foto: Aquário de Nova Inglaterra/ Reprodução

Uma baleia-cinzenta chocou pesquisadores norte-americanos ao ser avistada nadando pelas águas do oceano Atlântico, região da qual está extinta há cerca de 200 anos. O evento foi descrito como algo “incrivelmente raro”.

Cientistas acreditam que o animal, que costuma habitar o norte do oceano Pacífico, desapareceu do Atlântico por volta do século 18, em parte devido à caça ilegal.

 

O registro da baleia-cinzenta foi feito em 1º de março deste ano, quando os pesquisadores do Aquário de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, sobrevoavam a costa de Nantucket, em Massachusetts.

Baleia foi flagrada em um possível momento de alimentação. Foto: Aquário de Nova Inglaterra/ Reprodução

“Meu cérebro estava tentando processar o que eu estava vendo, porque esse animal era algo que não deveria existir nessas águas”, disse Kate Laemmle, uma das pesquisadoras que estava no avião, ao Aquário.

 

A forma com que a baleia-cinzenta nadava fez com que os cientistas chegassem à conclusão de que ela provavelmente estava se alimentando no momento em que foi vista.

Teorias

Especialistas da área de biologia marinha apontam as mudanças climáticas como possível causa para o aparecimento da baleia-cinzenta na região. Isso porque a passagem entre as ilhas ao norte do Canadá, que conecta o Pacífico e o Atlântico, costumava ser coberta de gelo, que derreteu devido ao aumento das temperaturas globais.


Sem a obstrução do caminho pelos icebergs, as baleias conseguem realizar a travessia com maior facilidade, algo que não seria possível no século passado.

Foto: Aquário de Nova Inglaterra/ Reprodução

Embora tenha chocado os pesquisadores, esta não é a primeira vez que a espécie é vista no Atlântico. Nos últimos 15 anos, houve cinco registros das baleias-cinzentas fora do Pacífico, nadando pelas mesmas águas deste mês e também pelas do Mediterrâneo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!

    Quanto de plástico pode matar um animal marinho? Estudo analisou quantidades e tipos mais letais

    De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais